Dicas de Decoração Africana

A decoração africana inclui elementos da cultura africana misturada com modernos acessórios decorativos. Os objetos de decoração africanos incluem uma iluminação que produza um ambiente que combine elementos de ritos tribais e pagãos com decoração moderna.

A arte africana chegou à Europa no século XIX, como resultado das campanhas de conquista no seu território. Esses objetos eram tidos como mágicos e foram incorporados pelas classes superiores em suas casas como elementos que marcavam o seu status social.

Decoração Africana 1

Decoração Africana 1

Decoração Africana 2

Decoração Africana 2

A atração da arte africana está em suas cores, texturas e linhas sugestivas. Entre esses itens estão destacados principalmente máscaras esculpidas em madeira, que vêm em uma ampla gama, desde as grosseiramente esculpidas até as entalhadas com grande riqueza de detalhes.

Outro ponto forte da decoração africana é a forte ligação com a natureza. Cestas de palha são colocadas na sala de jantar, cozinha e sala de estar, proporcionando um toque bucólico para cada ambiente onde ela está localizada. Ao optar pelo estilo africano tenha o cuidado de escolher as peças com cuidado e equilíbrio, para não cair no exagero.

Cores e Texturas 1

Cores e Texturas 1

Cores e Texturas 1

Cores e Texturas 1

Observe nas imagens dois modelos de salas decoradas em estilo africano. Na imagem da esquerda há uma certa poluição visual, são muitos elementos misturados em um ambiente pequeno. Há um excesso de plantas, quadros e enfeites na parede, o vaso parece estar no meio do caminho. É uma sala quem além de não estar em harmonia também não é funcional. Exageros assim devem ser evitados.

Já a imagem da direita mostra como incorporar detalhes em estilo africano, como é o caso da árvore na parede, o tapete, a estampa das almofadas e a bandeja de madeira sobre o sofá. Essa sala foi decorada com equilíbrio e muito bom gosto.

Um detalhe muito importante na decoração africana é a cor. Ela servirá de alicerce para os outros detalhes de sua ideia de projeto. As cores da paleta africana incluem: preto, castanho, vermelho, creme, azul e laranja queimado. São todas cores ligadas à natureza, que é o ponto forte do continente africano. Adicione detalhes em verde e azul para adicionar profundidade.

Detalhes Ligados a Natureza 1

Detalhes Ligados a Natureza 1

Detalhes Ligados a Natureza 2

Detalhes Ligados a Natureza 2

A textura é também uma parte muito importante do estilo africano. Você pode adicionar detalhes naturais, tais como molduras de bambu, esteiras de palha e plantas, etc. Tapetes e almofadas imitando a textura das peles de chita, leopardo, zebra também podem ser interessantes na decoração.

Textura Africana 1

Textura Africana 1

Textura Africana 2

Textura Africana 2

Há também objetos de origem africana que podem ser ótimos itens decorativos. São tambores, chocalhos e outros objetos feitos com materiais retirados da natureza, o que os torna a cara da África.

Apenas tome o cuidado de selecionar algumas dessas peças para que o resultado seja uma sala de estar temática de bom gosto, sem exageros e com muito equilíbrio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *