Decoração Para Living: O Que Não Pode Faltar

Se tem uma coisa que é praticamente unânime entre os arquitetos é sobre a importância da decoração do living de cada casa. Segundo esses profissionais, essa é a parte mais importante de qualquer projeto porque se trata do ambiente que é o cartão de visita de cada apartamento ou de cada casa. Eles lembram ainda, que é muito comum que uma pessoa nos visite e só conheça esse cômodo. Por isso, eles recomendam caprichar no design interior do living e dar a melhor impressão possível de como é a sua residência, se a ideia é impressionar ou mostrar o quanto você é criativo e tem bom gosto.

Porém, quando se pensa na decoração de um living, não se deve concentrar somente no fator “cartão de visita” da casa, mas também, no quanto aquele espaço precisa ser confortável e funcional para toda família. Não adianta criar um espaço bonito, elegante, o que quer que seja, se ele não é aconchegante e perfeito para os moradores daquela casa. Pensando nesse ponto que na hora de escolher os móveis, por exemplo, é necessário pensar em objetos que possam ser utilizados não só pelas visitas, mas, principalmente pelas pessoas que moram naquela casa. O arquiteto pensará que naquele espaço, os moradores assistirão televisão, poderão ler um livro, ouvir música ou simplesmente tomar uma bebida.

Alguns Exemplos de Decoração Funcional Para o Living

Vamos pensar no living como um espaço que possa ser usado pelos moradores para dedicar-se a leitura, neste caso, uma boa opção de móvel é uma poltrona confortável em um dos cantos. Depois pensando no lado decorativo e perfeito para receber as visitas, escolha uma belíssima luminária para “cair” sobre o móvel.

Uma outra ideia para ter um móvel confortável e que seja perfeito também para receber as visitas é optar por um jogo de sofás que tenha a disponibilidade de aumentar os assentos e também descansos para copos. Um móvel versátil te dá a garantia de adaptar-se em várias situações, seja na cotidianidade como na hora de receber pessoas na sua casa.

Uma outra alternativa para incrementar a decoração do seu living é usar divisórias, que poderia separá-lo de um lado mais “funcional família”, por exemplo, onde fica a televisão, de uma parte para receber os amigos. Neste caso, muitos decoradores apostam em papel de parede com estampas bem legais para incrementar a decoração. E não é só isso, figuras com efeitos tridimensionais são usadas, principalmente quando os espaços são pequenos para dar impressão de mais profundidade. Vale lembrar, que o espelho também é a “receita” mais usada pelos decoradores para “ampliar” pequenos espaços.

Falando neles, lembre-se que o espelho é mais funcional ainda se for usada no lugar certo, estrategicamente. E falando em decoração, jogar que o espelho que reflete a imagem de algum outro objeto decorativo ou um móvel em destaque do living é perfeito para dar um toque moderno ao ambiente.

Quem ainda está construindo e por isso tem a chance de pensar melhor como vai querer os espaços, deve apostar em grandes janelas para o living e aproveitar ao máximo a luz natural. Neste caso, na hora de decorar, economize nas luminárias e jogue com as cortinas para criar o efeito da sua preferência.

Dicas Práticas Para Decorar o seu Living

1- Sobre as Cores

As cores podem ser a sua grande aliada ou o seu pior inimigo e é nesse ponto, que muitas pessoas que preferem decorar por conta própria sem a ajuda de um profissional acaba se perdendo. Pois bem, a dica que os decoradores dão neste caso é: se tem dúvida, aposte em cores claras. Essas tonalidades funcionam bem em qualquer ambiente e evitam o problema do “não combinar”. Aposte nos móveis e grandes objetos de decoração claros e para dar um toque de colorido, use os acessórios decorativos coloridos, como almofadas ou pequenos objetos na decoração.

Uma outra alternativa que vem sendo muito usado pelos arquitetos é o uso de papel de parede. Porém, atenção, no momento se trata de uma alternativa da moda. Pode ser que daqui a algum tempo não seja mais tão legal ter papel de parede. Por isso, pense bem antes de optar por esse tipo de decoração. Só faça mesmo se te agradar e não para seguir um modismo, porque ele passará.

Living

Living

As cores escuras também podem ser uma solução para não errar, porém, aqui você corre o risco de deixar o ambiente muito “pesado”. Se a iluminação natural for precária, nem pense. Se a luz do dia entrar bem no seu living, pode considerar as cores escuras, mas com moderação.

2- “Criando” Espaços

Nem sempre temos o espaço que gostaríamos de ter para decorar um ambiente e não vale a pena usá-lo como é e pronto. Existe uma série de “truques” que podem ajudar a dar a sensação de um espaço mais amplo do que realmente ele é, como por exemplo, o espelho e o papel com estampa tridimensional, já citado anteriormente. Mas, não é só isso, você pode por exemplo, criar nichos e abrir mão de um móvel para usar um outro. Faça um bar usando o nicho de uma parede e naquele espaço, já será possível colocar dois banquinhos.

Se você tem uma super varanda não pense duas vezes, faça com que ela seja a continuidade da sua sala e transforme aquele espaço em um confortável living. Se por acaso você tiver uma boa vista, melhor ainda.  Não desperdice esse espaço colocando varal ou escada, nos projetos modernos os arquitetos estão sempre “anexando” a varanda a sala.

3- Poltronas no Lugar do Sofá

Poltronas no Lugar do Sofá

Poltronas no Lugar do Sofá

Lembre-se que um living não precisa ter sofá necessariamente. Neste espaço, você pode usar somente poltronas e ainda uma cadeira de design. O que é realmente essencial nesta escolha é ter certeza de que o móvel escolhido que será usado para sentar no living seja super hiper confortável. Não adianta ter uma decoração incrível e na hora que o seu convidado estiver sentado pensar que não vê a hora de ir embora porque está completamente desconfortável.

4- Acessórios Para dar Personalidade

E por último, não esqueça de caprichar nos acessórios, como  nas cortinas, almofadas, quadros, pequenos objetos de decoração, enfim, tudo aquilo que dê personalidade ao ambiente e que represente a família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *