Cada dia que passa as casas e apartamento estão ficando menores. Os vãos consequentemente também foram diminuídos e saber projetar esses imóveis é muito importante, para não terminar com uma casa cheia de decoração e com pouco espaço para circular, o que é um desconforto muito grande. Nem sempre as pessoas possuem condições financeiras de contratar um decorador ou um arquiteto, assim como bancar os custos elevados de móveis projetados e acabam por decorar errado a sua casa.
As cozinhas têm frequentemente passado por esse tipo de problema na hora de decorar, porque elas estão ficando cada vez mais reduzidas quanto ao tamanho. Hoje em dia as cozinhas não são mais quadradas e grandes como antigamente e as novas não passam de um corredor que vai ficando cada vez mais estreito e com isso, ficam mais complicados de decorar.
Para ajudar você nessa aventura onde você precisa colocar móveis espaçosos em um espaço pequeno, colocamos algumas dicas importantes para que você evite gastos muito grandes e também ficar perdida sem saber o que fazer com seus móveis e sua cozinha.
O Que Deve Ter Em Uma Cozinha
Esse tópico vai parecer muito relativo para você, se sua cozinha tiver espaço suficiente para colocar exatamente o que você deseja, mas para outras pessoas, dicas como essa será muito eficiente se não tem muito espaço nesse vão e nenhuma noção do que colocar nele. Então vamos partir do princípio de uma casa com família de pai, mãe e filho.
Você Vai Precisar De :
- 1 (UMA) Geladeira de tamanho médio ou grande
- 1 (UM) Fogão
- 1 (UM) armário para guardar os itens essenciais
- 1 (UMA) bancada
Esses itens citados mais acima, geralmente são grandes e ocupam bastante espaço então procure encaixá-los todos na mesma direção ou de outra forma que deixem um espaço para circulação.
Itens como microondas, liquidificador, batedeira, panelas, copos, pratos e qualquer outro do tipo, podem ser instalados e/ou guardados de forma embutida no armário ou deixados sobre a bancada. Lembre-se de comprar somente aquilo que é funcional para você e, principalmente, se o espaço ocupado por eles não vai comprometer outros objetos mais importantes.
Como Distribuir Os Eletrodomésticos
Alguns eletrodomésticos precisam estar guardados em uma parte externa, como é o caso de forninhos e forno microondas. Nesse caso o ideal é que você projete no seu armário ou na sua bancada, um espaço para eles com tomada elétrica e separados. Jamais coloque itens movidos a energia e que não devem ser desligados, em cima da pia ou em qualquer outro ambiente onde possa acarretar em um curto-circuito. Já aqueles que usam energia, mas que podem ser ligados e desligados quando forem usados, podem ser guardados dentro de um móvel, mas como você usa-os com frequência é importante que você deixe sempre visível e alcançável.
Arrumando As Prateleiras
Você não tem espaço para deixar objetos pela sua cozinha então o mais prático que você puder ser dentro desse espaço, melhor e mais eficiente será no seu dia a dia. O ideal é que você deixe no seu armário pratos, panelas, recipientes e tudo o que você usa no dia a dia, em uma parte certa para evitar de abrir todos os armários e prateleiras sempre que for cozinhar ou até mesmo, só tomar um chá ou café.
Você pode ainda, usa portas de vidro transparente, pois isso evita que você abra desnecessariamente as portas, mas nesse caso, para manter a sua cozinha esteticamente bonita é bom atentar-se para a organização desses móveis.
Se você tem itens que usa com pouca frequência e quer deixar a sua cozinha não tão cheia, pode guardar esses itens em outro local, em um armário separado e destinado para isso. Dessa forma você deixará as suas prateleiras com mais espaço e consequentemente, os recipientes do dia a dia com mais local para movimento.
Prefira Sempre Móveis Projetados
Qualquer móvel que você vai colocar no chão, vai ocupar espaço na sua cozinha. Se você tem uma cozina em forma de corredor, não vai ter muito espaço para circular, mesmo que esse corredor seja mais largo.
Optando por móveis projetados e suspensos, vai deixar mais espaço para você andar na sua cozinha e até mesmo, para encaixar outros móveis ou eletrodomésticos. Esses móveis são bem eficientes pra cozinhas de qualquer tamanho, mas para as que tem forma de corredor, fazem uma diferença gigantesca.
Iluminação
Dependendo do comprimento e da largura da sua cozinha, ela vai precisar de bastante iluminação, pois uma luminária não será suficiente para iluminar bem o vão inteiro. Se você não quer gastar tanto instalando pontos de luz na sua cozinha, invista em incrementos que vão ajudar você nesse ponto.
A cor das paredes é o principal ponto quando o assunto é iluminação. Se quiser trabalhar esse aspecto, invista em cores mais claras ou mais vivas que reflitam a luminosidade natural do ambiente e deixe o seu vão mais claro, mesmo sem tanta luz. Você pode também investir em janelas grandes, principalmente se a sua cozinha fica em um ambiente onde a luz do sol entra muito durante o dia.
Espelho que reflita a luz de outro ambiente também é uma ótima pedida.
Área De Serviço e Cozinha
Um problema muito grande para quem tem cozinha em forma de corredor é que a maioria inclui também o espaço reservado para a área de serviço. Se isso acontecer com você, não precisa se preocupar, pois existe métodos bem elegantes e eficientes de você separar esses dois vãos.
Comece mentalizando e até mesmo medindo exatamente o tamanho do espaço da sua cozinha que será destinada a área de serviço. Geralmente a área de serviço vai exigir de você um armário para guardar os produtos de limpeza, uma pia para lavar roupas e outros objetos, um espaço para a máquina de lavar e o espaço para o varal.
O armário e o varal podem ser suspensos para economizarem espaço. Optem por varais que ficam suspensos no teto e armários que sigam o mesmo exemplo dos da cozinha, onde você possa encaixar outro objeto abaixo dele.
Para separar esse ambiente da sua cozinha, você pode usar divisórias de vidro que são bonitas, baratas e bem eficientes.
Lavo minha alma com minhas lagrimas
E fortaleço meu espirito com meu sorriso