?> Decoração Paisagismo - Jardim e Interiores | Imóveis Cultura Mix

Decoração Paisagismo

Paisagismo

O paisagismo surgiu da necessidade criada pelo homem de modificar seu habitat, diversificando suas paisagens de modo a adaptar a natureza às grandes construções que foram tomando conta do cotidiano da humanidade. Os grandes jardins criados na Itália na época do Renascimento e os Jardins Babilônicos são prova de que o paisagismo existe há tempos e que esteve presente durante uma boa parte da história da humanidade. Continue lendo e saiba mais sobre essa técnica que permite embelezar o universo a nossa volta.

O Que é Paisagismo?

De maneira simples podemos definir o paisagismo como sendo uma técnica amparada pela decoração e pelo planejamento do layout do jardim. O objetivo do paisagista é chegar a um equilíbrio delicado e belo entre os diferentes tipos de plantas e esculturas que adornam o jardim em que se está trabalhando. Os profissionais que atuam nesse segmento precisam ser muito organizados para evitar o surgimento de quaisquer imprevistos.

Para um resultado satisfatório é crucial que se estabeleça um estilo para a decoração do jardim, o trabalho do paisagista não deve se ancorar somente na criatividade. Uma dica é não deixar que haja um contraste significativo entre a arquitetura da edificação e o visual do jardim. O mais interessante é que a criação de projetos paisagísticos pode adotar uma grande variedade de fontes de inspiração.

Paisagismo é Mais Que Plantas

Uma questão relevante acerca do paisagismo é que essa técnica não deve se ater somente as plantas. Embora o mais visível e lembrado sejam os elementos verdes não podemos esquecer que esse tipo de projeto também se ocupa das estruturas como varandas e terraço. A decoração desses espaços como um todo deve ser considerada para um resultado realmente satisfatório.

Também devem ser elementos que compõem a lista de projetos paisagísticos esculturas, móveis, cercas e iluminação. Tudo o que está no jardim é um elemento de paisagismo incluindo até mesmo as espreguiçadeiras, mesas e cadeiras. Um projeto paisagístico para um jardim residencial, por exemplo, deve ser criado considerando que está sendo pensado para as pessoas que lá residem. O espaço precisa ter algo de pessoal para esses indivíduos, conversar com a sua intimidade.

Mantendo a Privacidade

Cada vez mais as pessoas buscam por privacidade e proteção de suas vidas dos olhos dos curiosos de plantão. Os projetos de paisagismo devem considerar o elemento de privacidade como um dos pontos mais essenciais. Dentre as possibilidades estão o uso de cercas incluindo as naturais, telas de proteção, toldos, muros entre outros. As cercas naturais costumam povoar os desejos dos interessados em projetos paisagísticos, porém, demandam uma série de cuidados como a manutenção e poda dos arbustos.

Cercas de arame ou madeira são interessantes para quem não tem tempo ou não deseja ter que se ocupar de manutenção frequente. Por fim tem ainda a possibilidade de usar treliça que é composta pelo entrelaçamento de plantas e flores com madeira, o visual fica incrível. O mais importante é conseguir realizar a integração do elemento de proteção da privacidade com a essência dos donos do espaço.

Ilumine Seu Jardim

Durante as manhãs e tardes de sol com certeza os jardins ficam muito mais bonitos, contudo, assim que o astro-rei começa a dar sinais de que está indo embora é natural que o espaço de natureza comece a ficar mais apagado. A dica é apostar numa boa iluminação que pode ser direta ou indireta a partir de tochas e luzes presentes no chão.

Também é possível contar com iluminação nas árvores e arbustos dando para o espaço uma aura mística. Mais do que um recurso para embelezar o seu jardim, a iluminação, também funciona como um adicional de segurança permitindo que quaisquer movimentos de invasão sejam detectados. O ideal é contar com um profissional da área de paisagismo para te auxiliar na tarefa de decorar o seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *