A decoração oriental é hoje um dos temas mais procurados para dar um toque diferente aos ambientes da casa que podem ser especificamente o quarto, a sala ou então um cantinho da casa. A cultura oriental também é conhecida por ser sinônimo de leveza e equilíbrio das energias que circulam nos ambientes trazendo paz e equilíbrio, assim como também abundância e prosperidade.
Um dos temas abordados neste tipo de decoração são as cores e os seus significados assim vamos a eles.
As Cores:
Preto: Na cultura oriental é considerada uma cor introspectiva por possuir a ausência de vibração. É uma cor que deve ser usada com cautela, já que da mesma forma que pode favorecer à concentração em ambientes de trabalho, se usada em excesso, pode derivar em aumento de melancolia, tristeza, depressões. Ela também é sinônimo de sofisticação e nobreza. Quando usada na roupa pode significar poder, prestigio, elegância, assim como isolamento ou proteção do ambiente externo.
Branco: Sugere pureza, paz, sinceridade,equilíbrio é considerada o oposto do preto por ser a cor que condensa todas as cores, facilitando o contato com s guias espirituais. Mas também deve se usada com cautela pois remete a frieza e umidade, o que pode afetar os relacionamentos criando um ar frio, monotonia e tédio entre as pessoas. È uma cor coringa que pode ser usada em todas as combinações.
Cinza: É uma cor intermediária que é considerada símbolo de equilíbrio e flexibilidade, mas se usada em excesso pode ocasionar indecisão, desanimo e monotonia.
Violeta: É uma cor associada normalmente com a espiritualidade, é a cor que simboliza o mundo metafísico, assim como devoção, purificação, transformação. Ela emana respeito, piedade e sinceridade. Mas se usada em excesso pode provocar tristeza e melancolia.
Azul: É a mais fria das cores frias, é a cor do espírito e do pensamento, por isso se usada em excesso pode ocasionar introspecção e depressão. Ela favorece a tranquilidade serenidade, paz, aumenta o raciocínio lógico, ela ajuda a desintegrar energias negativas, é símbolo também de maturidade.
Verde: É uma cor fria, remete a frescor, vigor, esperança e calma. Facilita a comunicação entre as pessoas e promove a purificação dos sentimentos.
Amarelo: É a cor símbolo da alegria e descontração, desperta o otimismo, e simboliza criatividade, jovialidade, é uma cor quente que ajuda a descontrair as pessoas. Mas se usada em excesso pode excitar pessoas ansiosas e aguçar preocupações. Ela também é símbolo de prosperidade.
Vermelho: É a cor mais quente de todas, significa paixão, luxuria. È uma cor que fortalece o corpo e dá mais energia física, é uma cor de aproximação e encontro, mas se usada em excesso pode ocasionar ira, raiva, violência, morte. Ela pode ser usada dependendo do tom como símbolo de elegância e sofisticação.
Laranja: É uma cor quente intermediaria, significa prosperidade, criatividade e sucesso. Simboliza cordialidade, tolerância, gentileza. É a cor do otimismo e irradia aconchego e intimidade.
Um Pouco Sobre o Feng Shui:
É uma arte milenar (mais de 4000 anos) usada pelos chineses desde antiguidade que é dividida em 3 escolas diferentes. Ela trabalha essencialmente com a ideia de equilíbrio no ambiente onde moramos, trabalhamos, convivemos, etc. É usado atualmente por pessoas que acreditam que o ambiente influencia no nosso corpo.
Existem livros especializados sobre o tema que explicam como energizar a casa de forma a tirar o melhor proveito de todos os espaços da casa e possibilitar o fluxo natural das energias que nos rodeiam. Assim como as cores, é uma filosofia muito usada para trazer saúde paz, equilíbrio e prosperidade.
Onde Usar a Decoração Oriental?
Hoje ela é usada desde a ornamentação de espaços da casa até em casamentos, por isso aqui vão algumas dicas interessantes sobre estes espaço.
O Quarto Em Estilo Oriental:
As camas orientais de origem chinesa ou japonesa normalmente são mais baixas do que as que encontramos no mercado, feitas em materiais como bambu e madeira. Nas paredes (após a explicação sobre as cores lá em cima) podemos colocar uma cor geral como o branco, por exemplo, e posteriormente colocar uma estampa sobre a superfície numa delas, ou então pintar uma parede de cor diferente, e as outras da mesma cor.
Por exemplo: a parede onde vai o encosto da cama de cor vermelho bordo e as outras paredes brancas. Ou fazer um mix de cor escura ou brilhante/cor clara/estampa tudo depende do bom senso, por isso se há dificuldade em escolher a cor ou o estilo da estampa pergunte a um decorador ou especialista para não errar e ficar tudo carregado e cansativo.
Agora se optar por uma decoração tipo indiana, há camas em ferro muito bonitas, e elas se aproximam mais dos estilos que conhecemos, também há as cabeceiras de madeira com detalhes em palha ou a madeira toda trabalhada e furada ou com machetaria lembram o estilo mais indiano. Estas combinam pefeitamente com o laranja e o vermelho bordo.
A Sala Em Estilo Oriental:
A sala pode levar uma pintura simples e lisa sem estampas com os moveis neutros em cor branca ou marrom, a parte oriental pode ser acrescida com elementos orientais como um abajur ou luminária de teto que existem em diferentes formatos e cores, tem redonda quadrada e retangular, e as cores podem ser combinadas com as paredes e ornamentos de mesa e decoração de origem chinesa ou indiana.
Festas Em Estilo Oriental:
Ela é usada na maioria das vezes para decorar festas de casamento, o que da um ar místico e diferente ao ritual. Tanto em bolos como em detalhes da decoração mas também nas vestimentas dos noivos padrinhos e madrinhas, tudo já vai de acordo ao o que o casal escolher, uma coisa super interessante de se saber é que as chinesas não se casam de branco mas de vermelho, coisa que tem sido algumas vezes usada no ocidente, mas é muito raro, já que para nós o branco é sinônimo de pureza e para eles tem a ver com enterro!
Divirtam-se decorando e não deixem de pesquisar!
Fernanda Ocanto
Sites de referência:
http://blogsdagazetaweb.com.br/arquitetoecia/?p=813
http://www.afestadecasamento.com.br/2012/02/decoracao-de-casamento-oriental.html
http://casamenteiras.com.br/2012/02/27/casamento-em-estilo-oriental/