Decoração de Natal pode ser uma das atividades mais prazerosas do ano. Você está unindo a família em um único espaço, juntando objetos bacanas para usar na casa e vai receber diversos elogios se tudo ocorrer como esperado. Pode ser uma atividade até mesmo de família, pois organizar uma decoração de Natal é algo divertido e prazeroso.
Se chique é algo que você está buscando como meta, foque no glamour de certas cores e detalhes. São os detalhes que fazem toda a diferença na hora de decorar uma casa, por isso foque nos pequenos detalhes no momento de organizar a sua decoração. Para quem está decorando a casa pela primeira vez com este foco, temos algumas boas dicas a seguir.
Luzes? Sim! Coloridas, Não!
Luzes e pisca pisca são o charme do Natal e muita gente espera esta data festiva chegar para fazer a sua casa brilhar. Mas é importante manter a unicidade das cores: luzes coloridas não são consideradas chiques e nem aparecem em projetos arrojados para interiores.
Quer investir em cores para a sua decoração de Natal? Vá de branco ou vermelho. E como as luzes são complemento de sua decoração, siga a maior quantidade de cores que estiver em sua casa em outros objetos. Se a maior quantidade de itens vermelha, vá de vermelho. Mas o legal da luz branca é que ela combina com tudo mesmo.
Uma Árvore Linda e Limpa
Uma árvore de Natal não pode faltar na decoração natalina, mas a sua palavra agora é chique, por isso o foco é outro. Ao invés de preencher o item com tudo o que acha ‘bonitinho’ na loja, uma decoração limpa e mais discreta é o mais indicado. Elimine quantos itens puder para ter uma decoração mais bacana e ainda vai economizar alguns reais.
Se tem iluminação na casa, não precisa de um pisca pisca ou opte por um bem discreto em sua árvore de Natal. Use também pequenos itens como laços em pouca quantidade e os modelos com menos estampa e mais brilho. Se suas luzes são brancas, a cor prata em fitas e pequenos laços na árvore é o mais indicado para combinar com as luzes. São discretas, charmosas e bem vivas.
Presentes devem estar debaixo da árvore, mas não precisam ser presentes de verdade. Podem ser apenas caixas bem decoradas para deixar o charme natalino no ar. Fitas coloridas podem complementar a decoração de sua árvore, com uma linda estrela no topo.
http://www.youtube.com/watch?v=_dQuKSGAHAUEsqueça um pouco luzes brilhando em cores intensas e pisca pisca musical. Parecem divertidos, mas estão fora de moda e são muita informação para o visual de uma casa decorada com glamour. Cor demais? Deixe para o passado.
Uma Mesa de Jantar Especial
A ceia de Natal é o local onde todo o seu glamour deve estar presente na decoração. Por isso cada detalhe deve ser bem escolhido muito bem, começando com as velas. Elas não precisam ser acesas, mas devem estar presente na mesa da ceia de Natal porque fazem parte do tradicionalismo. Escolha modelos mais finos, em uma cor vermelha ou prata, depende do tom predominante de sua decoração. O ideal é apenas duas velas por mesa, mesmo grande. Elas não vão ser acesas, então são apenas complemento da decoração mesmo.
Outro detalhe importante é a louça a ser usada. Para os pratos, vasilhames de vidro ou de prataria, o que tiver em casa ou for investir com mais requinte possível. Mas é uma boa dica também investir em bons pratos, se possível louça porque acrescentam glamour ao evento, tem custo mediano e são bem práticos e chiques, ótimos para usar em um evento como esse.
Mas com cuidado para não escolher modelos finos demais e exagerar um pouco nos mimos. Eles devem seguir o padrão da mesa. O que não vale é usar travessas em prata e ao mesmo tempo pratos de plástico e copos descartáveis.
Taças? Depende do que for servido como bebida. Se for haver espumante e vinho, sim. Se for só suco e refrigerante, sirva em copos de vidro tradicionais, mas trabalhados. Esqueça modelos em plástico, acrílico colorido e descartáveis: não são chiques mesmo!
Invista ainda em guardanapos de pano ao menos se for para decorar a mesa. Já para uso, faça o uso de guardanapos mais finos e robustos que não sejam do tipo “festa de criança”. Se quiser colocar guardanapo de tecido para todo mundo tudo bem, mas é importante lembrar que tais itens serão lavados e por isso muitos de tecido não é legal.
Guirlanda Para Receber Bem os Convidados
Já na porta de entrada, não pode faltar uma linda guirlanda para decorar o espaço. Elas são bacanas porque são um símbolo tradicional das festas natalinas e já mudam o visual da casa de entrada. Então por que não usar? Mas há alguns detalhes na escolha a serem levados em consideração.
Um deles é a cor predominante da guirlanda. Se sua decoração em casa for vermelha, o acessório também deve ser. Se for prata, o foco deve ser nesta cor. Se haverá sino ou não, é uma escolha pessoal. Tente apenas escolher modelos com aparência mais natural, com menos itens e mais charme e proporcional à sua porta. Uma guirlanda grande demais não é bacana e nem combina muito com a decoração da casa mais requintada.
Coloque Pequenos Mimos Natalinos na Casa, Mas sem Exageros
Para crianças e os adultos que curtem mais o Natal, pequenos mimos são tudo de bom, mas sem exageros. Algumas meias com os nomes dos membros da casa ao pé da árvore ou modo tradicional (na lareira) são charmosas e divertidas. Um Papai Noel na sala também é divertido. Apenas não peque pelo exagero.
Nada de estrelas na casa toda, miniaturas de Papai Noel em todo lugar (a menos que seja uma decoração temática) ou luzes em toda a casa. Menos, quando se fala em uma decoração chique, sempre é mais.