Decorar uma casa ou um ambiente qualquer não é tão difícil quando sabemos o que queremos. Para que a decoração saia de uma forma bonita é preciso um pouco de organização e bom senso. Muitas vezes vale pensar que “quanto menos, mais”, mas nem sempre esse pensamento condiz com o seu estilo. Para decorar um ambiente de uma forma correta não há grandes segredos, apenas seguir a sua vontade.
Inspiração na Decoração
-
Os Movimentos Literários
Muitos arquitetos e designers de interiores, ao criarem os ambientes e os móveis que os ambientam, geralmente, buscam inspiração em movimentos históricos. Romantismo, renascimento, rococó, gótico, entre muitos outros movimentos literários e históricos servem como inspiração na hora da criação.
Cores, arquiteturas, as curvas (ou a falta delas), o movimento e muitas outras coisas de uma decoração podem ser especificadas a partir de um estudo detalhado de um movimento histórico. O rococó, por exemplo, foi um movimento onde as cores claras, babados, laços e coisas delicadas predominavam. No gótico já predominavam as cores escuras, além de pontas, chifres e coisas mais simbólicas.
-
As Culturas na Decoração
Por outro lado, a inspiração para a decoração não precisa necessariamente vir de um movimento literário e histórico. Outro meio que os designers usam muito para se inspirarem é a questão das culturas. Cultura indígena, asiática, nipônica, chinesa, indiana… Existem muitas culturas que podem ser estudadas e exploradas em uma decoração.
Uma decoração muito bonita e com uma riqueza cultural enorme é a decoração marroquina. Essa cultura começou a ser vista por nós, ocidentais, com outros olhos depois de termos estudado um pouco de seus hábitos e costumes a partir de novelas. A novela que tratou realmente da cultura marroquina passou há mais de 10 anos e abordava temas polêmicos como o vício em drogas e a clonagem. A novela O Clone deu entrada para outra culturas semelhantes e próximas, como as culturas indianas e turcas vistas nas novelas, respectivamente, Caminho das Índias e Salve Jorge.
http://www.youtube.com/watch?v=8ikcyw3tJVY
Cultura Marroquina
O Marrocos é um país extremamente rico em termos de cultura. Eles prezam muito as artes, tendo um forte pulso artístico para outras culturas que são elas: andaluza (da Andaluzia), árabe (das Arábias), berbere (proveniente da África) e francesa (da França). Prezam também as artes literais, com muitos autores das culturas já citadas anteriormente e também de cultura espanhola.
No cinema, por muito tempo, não havia o apoio do governo, sendo uma arte autofinanciada. Com isso, haviam dois tipos de cinema: os comerciais e os estetizantes, esse último com uma ótima qualidade. Na música eles são bem ecléticos. Contam com um “currículo” de 5 grandes influencias (ou ritmos): berbere, africana, árabe, hassanie (músicas da região do sul) e música internacional. A música marroquina em si é um misto de música contemporânea, popular, clássica e underground.
A dança marroquina é o que mais lembramos do que nos foi passado. A dança do ventre é uma marca registrada do Marrocos. Com movimentos sensuais e delicados, a dança tem um poder comemorativo e de conquista.
A arquitetura do Marrocos confirma tudo o que já citamos: uma cultura riquíssima. Residências de senhores, em torno de um jardim ou uma habitação rural, além das tendas berberes representam como funciona a arquitetura deles. As casas dos senhores são ricas e ostentadas em ouro. As outras são mais simples mas não deixam de carregar em si a cultura marroquina.
Decorando como o Marrocos
Agora que já vimos um pouco da cultura do Marrocos podemos ter algumas dicas de como decorar conforme essa cultura. Os marroquinos são muito requintados e transmitem muito mistério em seus olhos e gestos. Isso também é transmitido através da decoração.
Caso tenha medo de errar na decoração ou não quer fazer algo muito clichê, recorra às próprias influências dos marroquinos: decorações africanas persas e islâmicas representam bem a decoração marroquina. Um pouco de Europa também entra na decoração, com um toque de Espanha, Portugal e França. A decoração marroquina é uma miscigenação de ambientes.
-
Alusão ao Marrocos
Se você quer fazer apenas uma alusão à essa decoração, sugerimos que você utilize apenas pequenos detalhes do que eles utilizam. Como por exemplo, as cores. Eles costumam usar muito vermelho, que é uma cor sensual, combinado com o amarelo, que lembra o ouro, simbolizando a riqueza. Também usam outras cores como o azul, representando pureza, laranja (para simbolizar harmonia) e verde, simbolizando a esperança.
Eles usam, em sua maioria, cores vivas e fortes, representando a alegria e a riqueza de seu povo, culturalmente falando.
-
Decoração Marroquina ao Extremo
Se você quer fazer algo bem típico, também é possível. A dica que nós damos para fazer uma decoração marroquina é você usar da religião marroquina. Lá eles aceitam várias religiões, mas mesmo assim possuem um ritual religioso muito forte.
Os marroquinos gostam de muita iluminação. Eles usam muitas velas e luminárias, abajures e semelhantes. Caso você se utilize disso, procure usar algo que remete ao Marrocos, nem que seja apenas a cor.
Eles também gostam de estampas. Usam muito listras, tanto nas paredes como nos móveis. Usam muito cores vivas e, ao usar duas cores, costumam usar duas cores parecidas, como, por exemplo, laranja e vermelho.
Motivos florais e florestais também são muito bem vindos nessa decoração. Em estampas ou até mesmo na cúpula dos abajures ou numa toalha de mesa. Você pode observar sua utilização constante na decoração de paredes de templos marroquinos.
Mesmo sendo de uma enorme miscigenação, a cultura marroquina não é sem estilo. Não é por terem várias inspirações que eles tem uma decoração feia. Eles possuem traços delicados e sensuais, que são manifestados em sua cultura e em sua decoração. Fazer uma decoração marroquina não é nada clichê. Como dissemos, se você não quer fazer algo tão “na cara”, você pode se utilizar apenas das cores e de alguns ideais dos marroquinos, como as velas e a sua iluminação e as estampas, que caem muito bem em qualquer cultura.
Ao apostar na decoração marroquina você está visando cultura e arte. Lembre-se que a cultura marroquina não é proveniente apenas daquela área, então você está saboreando de várias culturas. Se você não se identificou muito com essa cultura, há muitas outras existentes e, nós temos certeza, que alguma irá lhe agradar.