Temperaturas quentes em países tropicais possuem apenas uma pedida, decoração inspirada na praia e no mar, elemento onipresente no Planeta Terra. Este tipo de renovação proporciona ambiente mais feliz dentro do caso, oferecendo melhor oportunidade par diversões tematizadas.
Imagine como ficaria perfeita uma festa havaiana dentro do cômodo que traz o respectivo conjunto de traços decorativos. Neste artigo são apresentadas algumas dicas sobre como decorar a casa de acordo com o estilo marítimo. Sem dúvidas você vai encontrar alguma ideia para ser implantada no seu projeto decorativo.
Cores da Decoração Inspirada no Mar
Com pequenas modificações na estrutura dos quartos é possível conferir ligeiros toques do litoral. Não existe a necessidade de mudar a mobília e os acessórios de local. Opte por cores vivas na parede, de preferência ao azul claro, visto que azul royal pode trazer maior fadiga para vista das pessoas que ficam poucas horas dentro do mesmo ambiente. Brilhante branco, vibrante laranja e azul-turquesa são tons indicados para este estilo decorativo.
Acessórios e Móveis Alusivos ao Tema
O uso de texturas de padrões distintos pode simbolizar opção interessante. As molduras com artes eu trazem imagens que lembram a praia são indispensáveis para que este tipo de decoração seja considerado autêntico, principalmente para causa da serenidade proporcionada entre os azuis do mar e do céu. No intuito de aumentar o nível de personalização é interessante investir na sintonia dos elementos.A decoração consegue ficar com maior impacto quando existem pequenos apontamentos relacionados com cores vibrantes em cada parte dividida, que precisa combinar com bases claras e neutras. Os quadros pendurados na parede têm atmosfera refletida no verão pelo design e mistura de cores.Quem possui algum baú de porte médio a grande, pode fazer adaptação para estante, sendo necessário somente deixar a estrutura aberta, utilizando as prateleiras como divisórias. Baús empilhados também podem servir como objetos úteis para improvisar a presença da penteadeira, desde que exista algum espelho para ficar encostado junto à parede. Podem ser improvisados ainda, alguns enfeites e itens decorativos.
Existem alguns especialistas que indicam, inclusive, o uso de alguma escada pendurada com firmeza por correntes grossas para utilizar como guarda-objetos de cozinha ou até mesmo, da garagem. Este tipo de decoração auxilia bastante as pessoas que querem imagem rústica e praieira dentro de alguns cômodos.Quem aprecia a presença de poltronas no ambiente pode aproveitar a praticidade e preços baixos dos intitulados pufes. O mercado atual impressiona com a variedade de cores, formatos e preços direcionados para quase todos os tipos de poder aquisitivo. Além de práticas, podem ser substituídas e movidas com facilidade.Outro toque criativo no sentido praieiro está nos azulejos antigos, que ao invés de irem para o lixo, podem servir para compor um lindo mosaico em qualquer parte da cabeceira da cama. Na prática, muitos objetos considerados inúteis podem ser compostos na decoração, basta um pouco de criatividade e olho atento.Pneus antigos e grandes são interessantes para virarem pufes. Depois de passar algum verniz próprio para as borrachas, coloque capas de crochê. Dicas ideais não somente para a sala como também para os jardins. Pessoas que apreciam leitura e possuem muitos livros podem fazer uma improvisação com canos PVC de cor preta, chamados também de “hidráulicos”, para colocar todos os livros da casa. Dispensando assim as estantes que tornam o ambiente com pouco nível de personalização marítima.
Iluminação na Decoração Inspirada ao Mar
As cores fazem com que os cômodos fiquem iluminados de maneira considerável. Porém, quem deseja fazer este tipo de decoração para a região da cozinha necessita investir em tonalidade clara. O uso do azul claro traz maior noção de espaço e luminosidade. O candeeiro do teto pode ser combinado com outros elementos da decoração na casa, como as cortinas, por exemplo.
Lounge com Decoração Marítima!
Lounge está na moda. Cada vez mais presente nas capas das revistas especializadas, representa local ideal para reunir amigos e ter horas felizes ao lado de pessoas agradáveis. Após longas jornadas de trabalho não há nada melhor do que relaxar neste canto do lazer. Quem tem um espaço livre na casa e está em busca de maior diversão, não pode perder a chance de transformar o local em um espaço descontraído feito para reuniões informais.A decoração marítima é ideal para o lounge. Grande parte dos especialistas atesta que a escolha ideal para o ambiente ficar praieiro está no uso dos móveis largos, que trazem o máximo de conforto. Se lembre que este local também pode ser ideal para descanso e não somente às festas agitadas que duram até altas horas da noite.Aliás, quem tem reservas financeiras sobrando para fazer o investimento pode fazê-lo no isolamento acústico dentro da área reservada para a adaptação do lounge, sendo necessário pensar ainda no sistema de ar refrigerado, visto que a circulação de ar pode ficar abalada, fato que definitivamente não combina com o clima de praia.Opções interessantes nos tecidos dos móveis presentes no lounge estão naqueles que proporcionam maciez e conforto logo no primeiro contato.
As cores podem ser vivas, para tornar o ambiente alegre, ou neutras e frias para não cansar a vista. Coloque poucos objetos ao redor. Não se esqueça de colocar os cinzeiros na varanda, visto que lounge e praia não foram feitos para fumantes.A iluminação do local necessita ser indireta.Medida fundamental para tornar o ambiente agradável. Boas pedidas são os abajures, perfeitos para que aconteça a adequação da luz conforme a necessidade dos participantes da festa. Interessante notar que existem alguns interruptores que regulam a luz, também indicados pela fácil adequação.Quem tem a oportunidade de ter iluminação natural na maior parte do dia sai ganhando, não somente no bolso, como também diante os conceitos de sustentabilidade, que entre outras medidas, visa diminuir o consumo de energia. Celebre a vida auxiliando na manutenção do ecossistema. Este representa ao autêntico espírito do mar que deve existir em decorações do gênero, ou seja, quanto mais sustentável, maior é a sensação de estar na praia dentro do cômodo.
Escrito por Renato Duarte Plantier