Decoração em Estilo Barroco

Buscar estilos novos para criar seu projeto de decoração sempre é uma forma de inovar no visual da casa. E as opções são tantas para mudar que sua dúvida não será como fazer, mas qual estilo de decoração optar. Uma dica que temos é o barroco. Clássico, funcional e bem atraente, é uma forma de decorar com glamour e luxo e com detalhes que poO ucas pessoas sabem usar da forma correta.

A arte barroca surgiu no século 16 e foi um dos grandes movimentos da arte. Ficou nos movimentos artísticos até mais ou menos século 18, com grande destaque para a pintura, escultura e teve diversos desmembramentos na decoração. Na pintura, um grande destaque foi sua volta ao clássico, aos deuses e ao homem como sublime mas obediente a um Deus maior.

O Estilo Barroco na Decoração

O barroco remete ao clássico, à riqueza de detalhes e aos materiais tradicionais. Por isso esqueça itens metalizados, em porcelanato e muito reflexo e limpeza visual. Aqui muitos objetos são permitidos em um mesmo ambiente e o que importa mesmo é ter muita coisa para olhar, mas colocando cada item em seu devido lugar com as proporções e combinações devidas.

São bons exemplos do uso correto da decoração barroca a combinação de pisos de madeiras e flores naturais, dois itens bem usados em projetos originais do século XVII. É uma boa dica observar fotos de casas de nobres desta época para ter uma ideia do jogo de cores e estilo de móveis usados.

Usar itens vintage (originais) também é uma boa dica, mas são cada vez mais raras de conseguir mesas de jantar e conjunto de cadeiras dos tempos do barroco mesmo. Você pode buscar por lojas que tem móveis neste estilo mas produzidos recentemente, que já vai encontrar uma boa gama de opções.

Móveis com Pernas Alongados e Irregulares são sua Melhor Escolha

O nome barroco remete ao tradicional, mas quer dizer ‘irregular’. Então abandone o limpo e quadrado dos pés de mesa atuais e opte por itens mais redondos, bem parecido com móveis coloniais. Os estofados barrocos costumam ser arredondados e com muitos detalhes nas bordas, e pedem mesas e conjuntos de igual estilo.

Raques não são usados, mas sim estantes e mesas para chás, todos com a pontinha voltada para fora dos pés e bordas bem trabalhadas. A riqueza de detalhes na escolha dos seus móveis aqui é mais que essencial. É necessária.

Outra dica são puffs com pés de madeira arredondados, bem ao estilo mesinha de maquiagem das mulheres daquela época. Você está optando por um estilo decorativo clássico, por isso os menores detalhes vão fazer toda a diferença na hora de adaptar à sua casa.

Mesa de Jantar sem Vidro

Mesas de jantar barrocas possuem estofados no encosto e são mais altas, seguindo o estilo trabalhado e arredondado. As originais são bem largas, mas as famílias grandes e convidados ao jantar pediam isso. Você pode ter uma mesinha com um conjunto de chá por cima e alguns pratinhos trabalhados em louça, ótima combinação. Tampo de mármore é ótimo também.

Mesinha Para Chás e Lanche

Mesa para chá é um luxo e são menores, também uma alternativa para café da manhã ou receber os amigos com um chá gostoso e lanchinhos. Devem ficar em locais alternativos e arejados, como varanda ou próximo da porta do quintal. São usadas em diversas ocasiões, mas nunca como mesa principal para jantar e receber amigos não.

Dicas

Dicas

Cores Para uma Decoração Barroca

Geralmente as cores claras eram as mais indicadas, mas os tons mais escuros e modernos são uma atualização desta proposta decorativa. O bege, creme e nude eram cores bem comuns em casas barrocas, e eram bacanas porque ganhavam vida quando as flores eram colocadas em vasos na mesa ou em toda a casa.

Na modernidade, você pode mudar diversos pontos como o roxo, o vermelho (original) e o azul. O segredo está no modelo dos itens, e não na sua combinação de cores. Mas claro que alguns detalhes são bacanas, como as paredes lisas para combinar bem com as flores e tapetes mais trabalhados, se for usá-los.

Louça sim. Vidro não

Esqueça peças de vidro transparentes para usar em suas peças de jantar. O melhor é usar louças e taças se você quer uma sala de jantar com o estilo original. Copos para vidros e taças são os mais indicados para usar porque são clássicos e combinam com diversas coisas, como uma toalha de mesa mais glamourosa. Prataria também é uma boa dica se você está optando pelo vintage.

Mesinha Para Chás e Lanche

Mesinha Para Chás e Lanche

Outra boa dica moderna é optar por pratos e vasilhas de vidro, mas todos tingidos. Vidro transparente é simples e moderno, básico em outros estilos de decoração de casa mas que não cabem aqui. Os vidros não transparentes são os mais indicados.

Velas são Bacanas

E bem funcionais. Combinam com sala de estar, de jantar, no quarto e, com riqueza de detalhes na obra, são chiques para usar em ocasiões especiais. Mas opte por suportes com no máximo duas velas. Você não precisa de mais que isso para um belo jantar tradicional e exibir sua louça e prataria.

Incremente com Quadros

Paredes muito altas e sem nada nelas pedem um quadro barroco para complementar a sua decoração. Ou você pode usar complementar seu quarto. Mas não use estampas pequenas, poisas pinturas barrocas são de uma riqueza de detalhes que não combinam bem com fotos pequenas e nem são bem apreciadas desta forma. O melhor é ao menos 90x60cm.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *