Decoração do Quarto da Maternidade

O nascimento de uma criança é um dos eventos mais importantes para uma família, por isso costuma ser celebrado de diversas formas. Pode ser celebrado com festas, um álbum cheio de fotos e uma decoração simples do quarto da maternidade. Afinal, o bebê vai ficar algumas dicas com a mãe e é no espaço que vai receber as primeiras visitas, por isso é importante para os pais ter um ambiente bacana. E fica bonito nas fotos também, não é mesmo? Confira dicas de como fazer a seguir.

O quarto de maternidade deve ser decorado de acordo com o gosto da mamãe, mas sem muitas coisas. Primeiro porque você não deve levar muitos objetos para um ambiente estéril, que também é um problema para não causar infecções. Depois porque o espaço não permite muita decoração, apenas objetos sutis a serem usados em pequenos espaços. Os quartos também não são muito longos e não contém muito espaço, por isso é preciso ser sutil.

Quarto da Maternidade

Quarto da Maternidade

Lembre-se de respeitar as regras do hospital. Se há regras do hospital para que não se leve apenas os itens essenciais, desobedecer não é uma pedida. Por mais que você esteja pagando pelo espaço, as regras existem para preservar a saúde do bebê e a da mãe também. Lembre que o espaço possui regras severas de higienização e são para preservar a saúde de ambos os envolvidos, principalmente se for uma Cesária, quando os riscos de infecção são maiores. Leia sobre o assunto antes de levar seus objetos pessoais para o espaço.

Leve Fotos Pequenas se Quiser ter um Espaço mais Pessoal

Pequenos detalhes costumam acalmar a mãe, e algumas fotos da família ou da gravidez podem ajudar. Acrescentar algo pessoal ajuda à futura mamãe ou nova mãe a se confortar e se sentir mais em casa, pois as primeiras noites de sono fora de sua cama não são muito bacanas e a presença do bebê e ausência de parentes e amigos durante a noite tende a ser tensas. Leve para a maternidade um ou dois porta retratos com fotos da família.  O bebê definitivamente precisa de algo para estimulá-lo a se sentir mais confortável e a mãe também, por isso esta ideia é uma boa pedida. Leve apenas duas ou três fotos, sem pendurar na parede porque não há pregos para isso em maternidades.

 Leve uma Plaquinha para o Quarto com o Nome do seu Filho

Hoje placas de quartos com nome de crianças são tão usadas que as maternidades já deixam ganchos na porta para isso. Você pode comprar pronto o item ou encomendar. Podem ser feitos de madeira com bonecos em biscuit. São simples de fazer você mesma também, se tiver habilidades para trabalhos manuais.

Começar a decoração na porta é uma boa pedida se você pretende receber parentes e amigos, mas é preciso ter bastante cuidado para não fazer algo sem graça ou não agradável visualmente, por isso encomende o objeto se já tiver visto um trabalho anterior do artesão escolhido. Você vai precisar saber antes ao menos o sexo do bebê e ter dado um nome antes, ou deixe um espaço para que o nome possa ser colocado com caneta caso seja surpresa escolher.  A criatividade é sempre bem-vinda para decorar seja qual for o espaço.

 Combine Utensílios de Uso seu e do Bebê

Pequenos detalhes formam uma linda decoração, ainda que seja sutil. Os pequenos detalhes a serem levados para a maternidade fazem toda a diferença. Você pode levar os potes com lenços para trocar frauda, um pote para colocar as lembrancinhas a serem entregues aos seus convidados e o pote com os medicamentos da mãe. Tudo isso pode combinar em apenas um tom ou usando personagens como carrinhos para meninos e flores e borboletas para as meninas. São os mais usados.

Os potes podem ser de vidro ou plástico ou ainda acrílicos, você escolhe o que melhor se adapta a seu uso. Podem ser comprados em lojas de artigos para bebês, os mesmos espaços em que você vai comprar bolsas, mamadeiras e fraudas.  Compre tudo junto, e terá mais chances de adquirir objetos que combinem entre si. Podem ser usados tanto apenas para usar só na maternidade como para serem usados depois no quarto do bebê. Até os dois anos, potes para separar produtos de uso com o bebê são bem úteis.

Lembrancinhas são Importantes se Você quer Lembrar a seus Amigos e Parentes do Nascimento

As lembrancinhas entregues na maternidade são importantes para os novos pais. São tradicionais, e são usadas há décadas para que os visitantes tenham a data do nascimento e o nome do bebê. Podem ser encomendadas a artesãos, feitas por você mesmo ou ainda compradas prontas em lojas de artigos para bebê. As compradas prontas são mais práticas (logicamente) e bem bacanas, mesmo que sejam iguais a de outros filhos. Você compra a etiqueta, cola a lembrança e escreve os dados do seu bebê.

O tema da lembrança pode ser completamente separado da decoração do quarto mas podem seguir o tema dos potes. Podem ser colocados em um pote ou uma cestinha, as duas formas são aceitas. Existem temas para meninos e para meninas e unissex, relembrando apenas o nascimento, caso você não saiba qual o sexo do bebê. Borboletas, bonequinhas, flores, mamadeiras rosas e lacinhos são boas dicas de lembrancinhas para meninas. Carros, bolas, mamadeiras azuis, bonequinhos e times de futebol dos pais são sempre uma boa dica de temas de lembrancinhas para meninos.

Lembrancinhas

Lembrancinhas

  Balões são Sempre uma Boa Ideia

Quer animar o quarto do recém chegado? Balões de nascimento são uma ótima ideia! Você pode comprar balões para levar para lá, os que possuem mensagens de recém nascido e com mensagens de boas vindas. Pode ser que alguns visitantes levem alguns, por isso não compre muitos para não sobrecarregar o quarto.

Flores Podem Alegrar o Quarto

Flores sempre alegram o ambiente, e são uma ótima dica para alegrar o quarto da mãe. Você pode deixar o ambiente mais amigável e pessoal, e mais romântico para acalmar a mãe no pré e pós operatório.

Acalma o pai também, e por consequência a criança acaba por se acalmar também. Flores do campo e rosas brancas são uma ótima pedida para decorar um espaço em ambiente neutro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *