?> Decoração de Paredes em Degradê | Imóveis Cultura Mix

Decoração de Paredes em Degradê

Paredes em degradê são o novo charme da decoração. E ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não é algo de outro mundo: com um pouco de paciência e os instrumentos certos, você pode ter em casa uma linda decoração diferenciada com sua parede em diversos tons. A parede em degradê começa com uma cor e termina em outra, seguindo uma escala de cores do tom mais escuro para o mais claro ou do mais claro para o mais escuro. E dá para fazer sozinho!

Onde Usar a Parede em Degradê?

Na decoração de casas e escritórios, alguns espaços ficam mais bacanas com este tipo de parede que outros. No geral, uma parede com diversos tons em uma mesma extensão combinam bastante com ambiente mais abertos e considerados sociais, que recebem visitas apenas para admirar. Locais funcionais como cozinha e área de serviços não precisam de tamanho gasto com pintura, pois espaços para um uso privado.

O mais legal seria pensar em aplicar o degradê em uma pintura de parede em uma sala, uma parede única. Duas paredes em degradê ou mais podem ser usadas, mas a menos que seja em um quarto e a combinação com os móveis não se torne forte demais ou gritante visualmente.

Uma parede única em degradê na sala é charmosa e cria uma moldura, como um quadro. Deve-se aplicar este estilo de pintura, portanto, na maior parede e mais larga da sala de estar, a principal. No geral é a virada para a porta ou a que leva a atenção dos estofados. Já no quarto, seria a parede onde está a cama ou a mais vazia e mais larga, podendo ser a que está uma escrivaninha ou a da janela se for bacana.

Em escritórios, a aplicação dá estilo e unicidade ao espaço. Você pode fazer esta parede como um painel criativo para uma sala de espera ou na parte de dentro mesmo, usando ainda alguns quadros para implementar a área. No quarto de crianças também fica bacaba, pois tons claros em degradê criam um ambiente divertido e bem calmante.

Combinando os Móveis com sua Parede Degradê

A combinação com os móveis é simples. Você pode escolher o contra ponto e usar móveis escuros se seus tons de degradê usados forem claros ou móveis claros com a parede escura. Pode ainda usar o tom único, uma sugestão de decoração moderna bacana com cores como móveis azul claro em um degradê de azul ou móveis vermelhos em uma parede com combinação de degradê vermelho. Para quebrar a cor única, use acessórios brancos ou em tons neutros.

Que Cores Usar na Parede Degradê

Depende do espaço e de sua cartela de cores disponível. O degradê consiste em um efeito de tons que vão dos mais escuros aos mais claros. Para não errar, você pode pensar em começar com a cor mais escura e ir diminuindo o tom, mas sempre com a mesma cor. Por exemplo: comece com o vermelho em tom vinho e vá até o mais clarinho. Ou comece com o rosa choque na parte de baixo da parede e vá até o rosa clarinho, de tom princesa mesmo.

Se você vai começar com a cor mais escura ou com a mais claro não importa muito. O importante mesmo é ter o efeito aplicado corretamente tanto no espaço como pincelado de forma correta. Você pode ir de uma parede a outra na lateral também, dando um toque de modernidade à sua sala de estar, por exemplo.

Como Pintar a Parede em Degradê

Você vai precisar ter em casa:

    • uma bandeja para pintura
    • três ou quatro tintas para criar o efeito degradê
    • um rolo de tinta
    • um balde para preparo da tinta
    • jornais para cobrir o piso e evitar respingos
O primeiro passo é limpar a sua parede para evitar que a sujeira seja pintada junto, criando manchas. Varra com uma vassoura mesmo os cantinhos mais altos e resistente e remova poeira, traças e possíveis teias de aranha da parede. Depois remova os móveis e forre jornal no piso para evitar que respingos manchem o espaço.

A primeira mão de tinta deverá ser da cor que vai ficar mais clara, que vai ficar na parte de cima ou de baixo de sua parede. Você pode pintar a parede toda com ela, assim garante a uniformidade ao menos na primeira mão. Os mais experientes pintariam apenas a metade da parede porque sabem como conduzir o resto. Mas para evitar erros, pintar só a metade não há problema.

Sua próxima etapa será medir sua parede completamente e a dividir em nove partes. Faça uma faixa com uma fita crepe ou um risco reto usando uma trena. As duas formas são eficientes, desde que você respeite a linha sem ultrapassar com a tinta.

Organize suas tintas à sua frente por ordem de cor: da mais clara até a mais escura. A mais clara já foi usada, então parta para a segunda menos escura e pinte a parte dois, seguindo as divisórias que você demarcou com uma fita ou algo semelhante e parta para o próximo passo. Assim você deve seguir uma a uma as cores de seu efeito degradê. A cada nova mudança de cor, lave o balde de tinta, a bandeja e o rolo para evitar que os tons se misturem.

A tinta degradê pode ser comprada assim ou feita em casa. Você pode comprar todos os tons do mais forte ou mais fraco ou pode usar um tom som. Para isso, basta ir diluindo a tinta assim que fizer a primeira pintura e colocando no balde. Esta é uma forma bem segura de não errar no tom e também economizar bastante na compra de tintas. O efeito fica bacana e você não gasta quase nada com o valor, já que precisa apenas de um lata. Lembre de vedar a lata bem para que a tinta não seque e possa ser usada mais vezes.

 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *