?> Decoração Com Móveis Reciclados: Como Fazer | Imóveis Cultura Mix

Decoração Com Móveis Reciclados: Como Fazer

Dá para fazer muita coisa quando o assunto é decoração sustentável, inclusive fazer todo o “processo” usando móveis reciclados, isto é, peças que ganharam nova vida. Da cozinha ao quarto, tem sempre alguma coisa que dá para ser reutilizada. Aliás, em alguns casos, um móvel pode sair do quarto e ir para o quintal e do quintal e ir para o quarto. Além de reaproveitar os móveis é possível torná-los não só decorativos, mas que tenha utilidade e combinem com o ambiente.

Dicas Para Quem Quer Decorar com Móveis Reciclados

A regra número um para quem está querendo fazer a decoração de casa ou de um ambiente com móveis reciclados é definir o estilo que está querendo seguir e para que serviria a peça disponível. Não adianta forçar em querer colocar um móvel reciclado em um ambiente quando não tem nada a ver. É uma decisão que deve ser pensada e sempre levando em consideração o que já se tem naquele ambiente.

O legal é que atualmente, as misturas de estilo na decoração são muito bem aceitas, o que facilita muito. O móvel reciclado pode ser a peça totalmente diferente da decoração já existente ou pode fazer parte de um único estilo. Fica ao seu critério.

Outro ponto importante que você deve levar em consideração antes de fazer uma decoração com móveis reciclados é a qualidade x quantidade. Lembre-se que tudo o que é demais não funciona bem. As peças chaves e de destaque são sempre a melhor solução, caso você tenha dúvidas em quantos móveis reciclados usar no mesmo ambiente. É claro que o tipo de móvel e o tipo de reciclagem que foi feito nele também pode fazer com que esse conceito seja revisto. Por exemplo, se estamos falando de um sofá reciclado, que um tecido velho foi trocado por um novo, o móvel é praticamente como aquele que saiu da loja, se não for igual. Neste caso, é sim uma peça reciclada, mas que não causa tanto “impacto” na decoração.

Tenha bem em mente que móvel reciclado não é móvel velho. A aparência dos objetos de decoração que você escolher deve sempre ser cuidada para que fique bonita e faça uma boa presença no ambiente escolhido.

E por último, não é porque a decoração está sendo feita com móveis reciclados que você pode esquecer regras básicas, como por exemplo, buscar harmonia entre as cores dos objetos no mesmo espaço.

Dicas de Móveis que Podem ser Reciclados e Como Usá-los

1- As Escadas de Madeira

A velha e boa escada de madeira que, com certeza, por muitas vezes, foi usada na sua casa para reparos no alto ou para pegar alguma coisa. A verdade é que se não tiverem faltando degraus, ela terá serventia sempre, mas é um objeto pesado, que vem sendo substituída pela escada de alumínio. Porém, essa “moderninha” nunca terá o charme da escada de madeira, principalmente, se queremos que ela faça parte da decoração da nossa casa.

Você pode usar a escada de madeira em vários lugares da casa e de várias formas. Ela poderá ser usada aberta ou fechada encostada na parede. Se ela tiver muitos degraus é melhor reaproveitar somente os primeiros, deixando-a mais ou menos na altura de  uma cômoda.

O segundo passo para reaproveitar a escada na decoração da casa é fazendo um tratamento. Não para deixar a madeira perfeitinha, porque o bonito mesmo são as marcas do tempo, mas para deixá-la limpa e de cor homogênea.

Na sua sala, a escada de madeira pode se transformar em uma estante de livros ou em um simpático suporte de jornais. Na varanda ela pode ser o lugar onde você coloca vasos de planta ou sua horta vertical. No quarto dos adolescente ela pode ser transformada no “porta sapatos”, neste caso, é melhor usá-la inteira.

Você ainda tem a opção de pintá-la e usar somente uma das parte fixadas na parede e deixá-la como um cabideiro. O que acha?

2- Gavetas de Móveis Velhos

Não subestime uma gaveta, ela pode ser um objeto de decoração sustentável e mais que isso, pode ser muito útil. Ao invés de comprar um móvel novo, você pode repaginar as gavetas da sua velha cômodo e colocá-las sobre umas sobre as outras, sempre deixando uma beiradinha. Se você tem um tapete no quarto, pode ser o seu móvel de beira de cama. Se preferir, as malas antigas também fazem o mesmo efeito e dão um charme todo especial.

As gavetas também podem ir direto para o seu quintal e servir de jardineira. Basta fazer os furos no fundo necessários para as suas plantas e depois colocar as camadas (extratos para cultivo) para plantá-las e pronto!

Não tenha medo de tirar um móvel de um cômodo e levá-lo para o outro depois de repaginado. Uma cômoda que não servia mais para o quarto, pode ser reciclada, retirando as gavetas e criando prateleiras, pintando ou usando outra técnica e ir direto para sala, para colocar livros sobre ela.

3- Não se limite aos móveis, materiais de demolição, como janelas podem ganhar nova vida. Aquela velha janela de madeira pode virar uma moldura, sendo transformada em porta-retratos, quadro ou até mesmo com ganchos passa a ser um porta bolsas. Ou as duas coisas, coloque os ganchos na parte da moldura da janela e no vão que ficava cada um dos vidros, mande emoldurar uma foto.

4- Você também pode transformar os bancos e banquetas em mesas de cabeceira e para deixá-los ainda mais criativos, use um abajur também feito de material reciclado.

5- Um móvel muito velho de madeira pode ser reaproveitado na decoração, raspando todo o verniz, lixando e pintando de outra cor. A peça pode passar a ser o ponto principal do ambiente, aquele que dá o colorido e a descontração necessários.

Antes de pensar em mandar um móvel ou objeto para o lixo, pense bem, porque ele pode ser repaginado e ficar novinho. O melhor que irá incrementar a sua decoração e deixá-la com a sua cara.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *