?> Decoração com Jornal: Beleza e Sustentabilidade | Imóveis Cultura Mix

Decoração com Jornal: Beleza e Sustentabilidade

Os jornais possuem grande utilidade para todos nós. É através dos jornais diários que sabemos de todas as notícias da nossa cidade, do nosso país e até o que acontece de mais importante ao redor do mundo. Nós brasileiros temos ainda, apesar de toda a funcionalidade dos jornais online, de comprar o jornal diariamente e ler cada página para saber de todas as notícias.

Mas além de informar, o jornal tem outra funcionalidade que está cada vez mais evidente: a de decorar. Cada dia que passa, novas peças de decoração são feitas com jornal e cada vez mais, elas ficam mais autenticas e criativas. Decorar um ambiente com jornal dá um toque muito diferenciado e não é tão difícil de fazer assim.

Então que tal guardar aqueles velhos jornais diários e fazer lindas decorações para sua casa? Vamos aprender algumas.

Abajur de Jornal

Você vai precisar de:

Folhas de jornal

Anilina das suas cores preferidas

Cola de papel

Verniz cristal ou seladora

Pincel

Estilete

Tigela grande

Como Fazer o Abajur de Jornal:

Passo 1:

Você terá que cortar todas as folhas de papel ao meio. Se forem as folhas maiores, você cortará em quatro partes, se forem as folhas menores, em duas parte.

Depois de todas as folhas cortadas, enrole uma a uma de forma que elas fiquem como canudinhos. Atente-se para que eles fiquem sempre na mesma espessura e não muito grossos também. Depois de todos os canudinhos prontos, corte todas as pontas para que eles fiquem no mesmo tamanho também.

Passo 2:

Coloque a anilina em uma tigela com água e mergulhe os canudos separadamente e bem rápido. Como você terá várias cores de anilina, poderá mergulhar em cores diferentes para ficar mais bonito. Deixe seus canudos secar bem.

Una seus canudos pelas extremidades de forma que eles fiquem parecendo varas grandes.

Passo 3:

Agora, entrelace todos os seus canudos de jornal de forma que eles fiquem com as hastes na vertical e horizontal, formando quadrados entre eles. A base vai ficar muito semelhante ao formato de um jogo da velha.

Dessa forma, continue tecendo os seus canudos na base de forma como se estivesse costurando, passe uma vez pela parte interna e outra pela parte externa da sua base. Faça isso até que a sua estrutura chegue ao final. Certifique-se também, de manter os canudos da sua base, sempre para cima.

Passo 4:

Com as pontas da sua base, dobre-as para dentro do corpo da sua cestinha e se quiser, pode passar a cola para firmar mais. Passe o verniz ou a seladora para firmar e finalizar a sua cesta.

Agora é só aplicar o seu artesanato, na base do seu abajur.

Cortina de Jornal

Como vocês já aprenderam a corta e fazer os canudinhos de jornal no passo a passo acima siga o mesmo processo para fazer a base da sua cortina de jornal. Feito os canudinhos e cortado todas as pontas para deixá-los do mesmo tamanho, vamos agora fazer uma linda cortina de jornal.

Você vai precisar de:

Canudinhos de Jornal

Anilina colorida (opcional)

Barbante

Contas ou elementos decorativos

Base para cortinas

Como Fazer a Sua Cortina de Jornal

Passo 1:

Mergulhe rapidamente todos os canudinhos na anilina. Esse procedimento é opcional, porém a cor irá dar um efeito bem especial à sua cortina. Se não quiser utilizar várias cores, pinte os seus canudos de jornal de uma única cor. Use o seu gosto nessa etapa.

Passo 2:

Veja o tamanho da cortina que você quer e corte o barbante exatamente nesse comprimento. na ponta inferior, coloque uma conta ou qualquer elemento decorativo do seu gosto que possa fazer um certo peso para que sua cortina fique sempre na posição vertical e também para evitar que o jornal ultrapasse o barbante.

Passo 3:

Coloque o primeiro canudo do jornal no barbante, fazendo com o que o fio ultrapasse o miolo do seu canudo. Para facilitar esse processo, você pode utilizar uma agulha de crochê ou tricô. Entre um canudo e outro, sempre coloque um elemento de decoração ao seu gosto. Esses elementos podem variar de contas, até pequenas borboletas ou corações de plástico ou até mesmo de jornal ou outro papel.

Repita esse procedimento até completar a quantidade de barbantes suficientes para montar a sua cortina.

Passo 4:

Prenda cada barbante na base para cortinas ou até mesmo diretamente na parede. Essas  bases podem ser compradas em lojas de cortinas ou de decoração e existem em diversos materiais, como madeira, plástico ou aço. Escolha o estilo, tamanho, cor, mais apropriado para você e que ajude a compor a sua decoração.

Após prender todos os barbantes a sua cortina, prenda a base na parede. Se quiser, ainda pode utilizar uma cortina como segundo plano, fazendo o bloqueio da luminosidade, já que a cortina de papel tem efeito mais decorativo.

Manuseio – Cuidados

Vocês podem criar a vontade e fazer todo o tipo de decoração com jornal. A base, na maioria das vezes será com esses canudinhos e você dominando a prática, poderá fazer verdadeiras obras de decoração e quem sabe, até montar um negócio próprio. Mesmo sendo uma técnica fácil, é bom tomar alguns cuidados para evitar problemas.

Se puder, sempre faça qualquer tipo de peça de decoração com luvas, principalmente se você tiver alergia a algum material a ser utilizado na peça. As luvas ajudam a você não se contaminar ou não desenvolver nenhum processo de reação alérgica, assim com evita sujar muito as mãos, já que o jornal larga muita tinta, principalmente depois de molhado.

Antes de decorar um ambiente com uma peça de jornal, certifique-se que não existe nada que possa causar um incêndio. Mesmo trabalhado, o jornal ainda é um papel e entrando em contato com algo suscetível a queima, você pode gerar um grande acidente em sua casa. Então qualquer peça de jornal que você for produzir, evite deixar em contato direto com lâmpadas, tomadas, velas, fogões ou qualquer outro item da casa que possa pegar fogo.

Se tiver crianças pequenas em casa, evite deixar esses materiais ao alcance delas. Crianças gostam de colocar qualquer objeto na boca e como o papel é toxico em determinados casos, a criança pode ingerir e adoecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *