Enquanto algumas pessoas buscam a todo custo manter ume estilo de vida altamente moderno e totalmente dominado pela tecnologia, outra parcela de gente já busca um estilo de vida mais simples, preferindo as cores naturais do que aquelas fabricadas através monitores. O estilo retro vem ganhando cada vez mais público mas ainda existem algumas dúvidas sobre decoração nesse estilo.
Então vamos aprender um pouco mais sobre estilo, sobre sua história e saber como decorar diversos cômodos da sua casa ou qualquer ambiente nessa linha.
Definição e História
Quando falamos em retro, imediatamente as pessoas remetem a ideia de algo que é velho. De fato essa definição tem uma relação com o que é velho, mas voltado à coisas antigas e não estragadas. O estilo retro tem vínculo direto com a cultura desatualizada, algo que não está na moda no momento. Daí você pergunta: “Como algo pode ser da moda estando fora dela?”. É bem simples, no caso do retro, você deve sempre lembrar de algo que fez muita tendência e sofreu uma atualização. Podemos usar as TVs como exemplo, já que a medida que o tempo passa, elas se atualizam e ficam mais modernas mas aquelas antigas nunca deixam de existir ou sair da moda.
Então manter um estilo retro, é fazer uso de tendências antigas, mas que de certa forma se tornaram totalmente funcionais para nossas vidas. A palavra “retro” tem origem latina e significa “para trás” ou “algo/alguém de tempos passados”. Você pode usar esse termo para definir alguma coisa ou algo que remete ao passado em relação à nostalgia.
A história desse termo está ligada diretamente à Segunda Guerra Mundial e ficou conhecida quando o Retrorocket, um foguete retrógrado passou a ser utilizado. Esse aparelho tinha um impulso totalmente numa direção oposta à do movimento orbital feito por qualquer nave espacial. Então na década de 60, tudo que remetia a essa ideia de retrógrado era tido como algo “retro”.
Na década de 1970, esse termo chegou na França, como uma a palavra voltada já para a moda, tendo sido reformulado pelo cinema e em novelas. De lá para cá tudo foi se aprimorando o estilo retro passou a ser aplicado em diversas áreas de nossas vidas.
Onde Encontrar Móveis Retro
Muitas lojas oferecem uma galeria com móveis nesse estilo, mas isso não é um fato muito comum. Você vai facilmente encontrar lojas físicas com móveis no estilo retro sendo estas mais como antiquários ou então brechós. Algumas marcenarias acabam restaurando móveis de revendendo também, o que vai ser uma ótima opção para você que busca móveis novos, retros e mais baratos, já que comprar de um antiquário pode sair uma pequena fortuna.
Um setor que vem crescendo muito nos últimos anos é o das lojas virtuais, então essa também pode ser uma grande saída pra você encontrar lindos móveis e peças retro para compor a sua decoração. Então se você vai partir do zero, comece a pesquisar antes de sair comprando tudo. Muitas vezes esperar por aquelas épocas que sabemos que vamos esbarrar com boas ofertas é uma ótima opção para ter aquele móvel que você tanto quer.
O lema é Ousadia e Irreverência
Quando você começar a planejar o seu ambiente em estilo retro, lembre-se sempre que a irreverência deve predominar. Isso não significa que você vai encher o seu ambiente de cores desordenadas e vivas, mas significa que você vai compor uma ideia que passe para seus visitantes, de que eles estão em um lugar leve, relaxado e informal.
Já quando falamos em ousadia, é que você não deve ter medo de misturar, dar movimento ao seu ambiente. Sabe aquelas peças que você nunca imaginaria juntas? Pois bem, arrisque e faça com que seu estilo, torne-se elogios entre todos que visitam o seu ambiente.
Brincando Com Diferentes Estilos
Como citamos mais acima, a ousadia é a palavra chave para se compor um estilo retro com sucesso. Claro que você pode conseguir montar uma casa toda com móveis e itens desse tipo, mas além de acabar tornando o seu ambiente cansativo para você e seus visitantes, também encontraria dificuldades em manter certos detalhes como eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais, já que ter esse tipo de objeto é bem dispendioso, pois eles gastam mais energia e já estão fora de linha de produção.
Então tente construir em seu ambiente, um lugar onde as pessoas identifique uma determinada época e ao mesmo tempo, choque essa decoração com objetos mais modernos e atuais.
Copiando Estilos
Então você está na casa daquele amigo querido, fazendo-lhe uma visita e de repente observa ao canto um móvel completamente funcional, com puxadores lá dos anos 30 e que não tem funcionalidade mais alguma por estar com defeito e velho. O móvel sim, mas os puxadores com certeza não! Estes podem ser usados para incrementar aquela penteadeira do seu quarto, um móvel na sala, ou qualquer outro item que precise de fecho para utilidade.
Então sempre que você pensar em desfazer-se de um item da sua casa, observe-o bem e veja se não tem nada que pode incrementar um outro item da sua decoração e deixá-lo totalmente exclusivo. Fazer essa cópia de um estilo para o outro, vai deixar a sua casa ainda mais em clima retro.
Decoração Barata e Legal
Você já parou para observar como os itens de decoração mais modernos estão caros? Já observou também, que aquele item que você usava antigamente ainda é funcional e vai sair bem mais barato para o seu bolso? Um bom exemplo do que estamos falando são as cortinas de banheiro. Lembra delas? Aquelas cortininhas de plástico que ficavam presas em um tudo ou diretamente no teto e bloqueada a visão de quem tomava banho. Desde a chegada do Box de banheiro, elas sumiram do mercado. Ou não!
Com um pouco de pesquisa, você vai encontrar na internet diversas lojas que vendem essas mesmas cortinas em temas super modernos, descontraídos e bonitos. Você não precisa ter uma cortina de banheiro sem graça, basta ter um pouco mais de paciência para procurar aquela peça ideal e que combina com você.