Decoração Clean: Menos é Mais

Uma decoração clean cabe perfeitamente na frase “menos é mais”, pois quanto menos, melhor, mais bonito, mais arrojado e mais elegante. A tendência da moda para decorar ambientes é justamente a leveza que a decoração clean trás. O estilo desta decoração é traçado pela contemporaneidade e ausência de exageros e de cores muito vivas. Tudo o que é excessivo ou supérfluo, destoa desse estilo contemporâneo, moderno e arrojado, pois a ideia principal da decoração é a leveza e liberdade.

Decoração Clean: Menos é Mais

Decoração Clean: Menos é Mais

A decoração clean valoriza os espaços e é muito indicada para cômodos pequenos, pois as cores claras dão a sensação de ampliar o ambiente, além disso, esse tipo de decoração conta bastante com a iluminação e ventilação natural.

Comecemos Pelas Paredes

Para as paredes, aposte em tons claros e também nos assertivos tons pastéis, pois além de básicos, são requintados e combinam com todas as cores de móveis e acessórios. As paredes não precisam ser da mesma cor, pois pode escolher uma para pintar de uma cor mais escura, para destacar. Mas não precisa ser uma cor muito berrante ou mais de uma parede para não ficar algo agressivo ou espalhafatoso.

Comecemos Pelas Paredes

Comecemos Pelas Paredes

Móveis: Poucos Ou Muitos?

A ideia da decoração clean é dar leveza, espaço, liberdade, sensação de frescor e a imagem principal de ser maior, mais espaçoso, portanto o mais adequado é que o ambiente tenha poucos móveis, que sejam, preferencialmente, retos e de cores neutras, sem muitos adornos e que sua presença seja marcante.

Aposte em um móvel colorido para dar charme e graça ao local, todavia não abuse. O mais adequado é que apenas um móvel seja colorido. O tom do móvel pode ser escuro, cítrico, avermelhado, enfim, pode variar de acordo com o gosto de cada um. Mas os outros poucos móveis precisam ser neutros.

http://www.youtube.com/watch?v=WW8RWzpI1-E

Para as mesas, dê preferência às de vidro. O mais indicado para os sofás são tons pastel, que agregam simplicidade pela sua neutralidade e requinte pela presença marcante. A maneira como os móveis forem arrumados é a parte mais importante da decoração clean, pois deverão ficar ornados de tal forma que a sensação de espaços maiores e mais frescos seja permitida somente no olhar.

Adornos e Enfeites: Qual a Melhor Opção?

Quando pensamos nos complementos da decoração, ou seja, os jarros, vasos, etc, é importantíssimo que se use apenas um dos pouquíssimos adornos, ou enfeites, ou jarros, esculturas ou afins que forem usados, de cor mais viva, até mesmo para dar um ar de jovialidade e descontração. Para as demais, é importante manter a neutralidade dos tons pastéis e cores claras.

Uma ótima dica para garantir a sofisticação de uma elegância discreta na decoração clean, é combinar branco com madeira e toques dourados. Assim, terá uma décor à prova de erros! Aproveitar a luz natural do ambiente também pode ser uma grande diferencial, pois além de atender aos projetos sustentáveis, dá uma sensação que o local é maior, mais arejado e super bem iluminado.

Para quebrar a monotonia do branco, arrisque em luminárias e almofadas com toques de cor e vasos de plantas pequenos distribuídos de forma equilibrada pelo ambiente. Com relação às plantas, prefiras as de folhagem verde e sem flores. Porta-retratos clássicos também se encaixam em uma decoração clean. Os quadros são bem-vindos, desde que em pouca quantidade e com pintura marcante.

Carpetes, Tapetes e Cortinas Caem Bem Para Uma Decoração Clean?

Para o acabamento da sua decoração clean, você pode sim apostar em carpetes e tapetes, seguindo, é claro, a mesma tonalidade clara dos móveis e adereços já usados. Os tapetes e carpetes, além de serem delimitadores de ambiente, ou seja, dividem o espaço, delimitando suas divisas e limites, traz muito aconchego ao lar.

Já as cortinas, sem a mesma regra dos tons claros e é de fundamental importância que o tecido seja leve e tenha caimento. Um tecido pesado, como o veludo, por exemplo, tem o poder de acabar com o requinte e suavidade de um ambiente, deixando, porém, de ser uma decoração clean.

Cozinha: Como Manter Uma Decoração Clean Sem Perder o Encanto e a Alegria?

Também na cozinha é possível manter essa sensação gostosa de espaço e liberdade que a decoração clean traz. De acordo com os gostos particulares de cada um, os tons mais usados na cozinha são o branco e o cinza (ou prata, enfim, os tons metálicos). Além da importância de manter os objetos arrumados de tal forma a garantir espaço e flexibilidade dos movimentos.

Na cozinha também podemos apostar em alguns adornos coloridos para dar um charme e uma vivacidade, portanto é importante que não abusemos das cores. Um ou outro eletrodoméstico pode ser de cor viva e na geladeira não é indicado o uso de muitos imãs, pois perde a sofisticação. Um jarro ou vaso colorido pode também ser interessante, mas muito cuidado ao abusar das cores na cozinha, já que os próprios legumes, frutas e hortaliças já quebram um pouco da sobriedade das cores claras.

E No Banheiro, Ainda Assim é Possível Ser Clean?

O banheiro é um lugar de muita privacidade e que precisamos nos sentir confortáveis e à vontade. O branco é muito indicado para os banheiros que querem seguir a tendência da decoração clean devido à impressão causada do tom de limpeza, asseio, conforto, bem estar e espaço. Podemos quebrar a monotonia do branco com alguns jarrinhos de flores coloridos, dispersos de forma organizada e reta, entretanto, sem exageros.

Quartos: Qual a Pedida Ideal?

Assim como em todos os lugares da casa, o quarto, onde passamos a maior parte do nosso tempo, deve receber a maior atenção para que o conforto também seja incluído na sensação de bem estar e liberdade que a decoração clean provoca. Aposte na rouparia de tons claros com algumas peças coloridas para travesseiros e almoçadas ou até mesmo um puff colorido para quebrar o tom neutro. As cortinas também devem ser de tons neutros e tecidos leves para dar um caimento suave.

Podemos também apostar em paredes de cores diferentes, em tons sobre tons, pois quebra a monotonia do branco e ainda dá um charme e aconchego sem igual! Estas foram algumas dicas de como deixar a sua casa clean, leve, aconchegante, espaçosa e principalmente, com a sua cara!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *