O grande sonho das pessoas, é claro que depois de conseguir adquirir a sua casa própria é antes de mais nada procurar deixar a sua casa do jeitinho que você quer. E por este motivo a reforma é uma ótima alternativa para que se possa deixar tudo do jeitinho que você sonhou, porém é preciso ter muito cuidado para que tudo fique exatamente do jeito que você desejou e o seu sonho não se torne um verdadeiro pesadelo. Por isso a seguir daremos algumas dicas bastante interessantes sobre os cuidados que são necessários para se ter na realização de uma reforma na sua residência. Seguindo as dicas a seguir certamente você irá contar com um excelente resultado na sua reforma.
Dicas Para Realizar uma Reforme no Seu Condomínio
Todas as áreas consideradas comuns de alguns condomínio por exemplo, sofrem problemas da ação da utilização do tempo, e com isto é necessário que exista frequentemente uma manutenção ou ainda um tipo de reforma diferenciada. É importante salientar que o síndico como um bom representante dos condôminos deverá ter a grande obrigação de tomar todas as atitudes necessárias para que exista a realização de serviços de manutenção do prédio, e que eles sejam feitos corretamente. É importante sempre deixar claro a realização de pinturas, reformas em seu jardim, e áreas de lazer, entre outros ambientes, apesar disto parecer ser simples, é muito importante que exista um grande cuidado na hora de escolher os profissionais para realizar este tipo de trabalho.
Antes de mais nada é importante escolher uma empresa que esteja bem estabelecida no mercado, mesmo que ela seja um pouco mais cara, ela irá garantir a execução correta das reformas que serão necessárias, além de toda a experiência importante. Vale lembrar que estas empresas também deverão contar com registros através dos órgãos competentes para que se possa investigar se não existira uma determinada demanda judicial devido a uma má prestação dos serviços.
Outro fator que é importante para se ter cuidado é observar a contratação de empresas que não sejam qualificadas para o tipo de serviço que será realizado, e quando isto acontecer, como resultados se tem de realizar o pagamento de um mesmo serviço por duas vezes, já que a nova empresa que irá realizar as reformas que a antiga não fez ou fez mal ainda terá um trabalho maior. O serviço por mais que seja simples, precisa contar com um contrato escrito, por isso procure não aceitar promessas que sejam verbais, e tudo o que seu contratante for realizar deverá ficar por escrito.
O que Deve Ficar Estabelecido Antes Mesmo da Realização da Reforma
Independente do tipo de serviço realizado é importante deixar tudo isso muito mais claro e também expresso nas cláusulas que tratam deste tipo de situação, para que se possa evitar possíveis problemas no futuro. Bem como para toda a segurança de seu condomínio é importante para que se evitem problemas no futuro. Para toda a segurança também do condomínio é interessante que se tenha toda a atenção na hora de houver a formalização do seu contrato, já que este é uma garantia do condomínio. Através do documento deverá constar uma série de detalhes de serviços que são realizados, bem como os materiais utilizados que deverão ser descritos de forma minuciosa, além disso, é importante salientar o prazo de duração da obra, os preços, as formas de pagamento, obrigações do contratado e do contratante e ainda penalidades. Tudo o que não estiver escrito não pode ser exigido, por isso tenha atenção.
Outra informação bastante interessante e importante é lembrar que o condomínio não poderá depois alegar que os produtos que foram utilizados são de má qualidade caso aconteça algum tipo de problema.
Os contratos ainda deverão contar com uma série de cláusulas sobre uma possível rescisão de contratos ou ainda rompimentos de contratos principalmente nas cláusulas que poderão estipular as multas. Um contrato que é bem redigido ficará muito mais fácil de ser exigido os direitos posteriormente, por isso fique de olho principalmente se precisar de demandas judiciais.
Outra dica que é bastante interessante e válida é procurar negociar a forma que o preço total do serviço prestado não seja pago já de saída antes de se finalizar a obra. Caso a sua obra seja realizada de vulto, como é chamada a forma de obras aos poucos, procure sempre estabelecer uma série de etapas da realização confirmando assim com que fiquem prontas. Procure realizar os pagamentos e ainda mesmo que se trate de um pequeno serviço procure nunca pagar tudo antes de estar finalizado conforme o serviço contratado.
O que é Importante ter Muito Cuidado
É importante se ter muito cuidado com os profissionais que trabalharem nas obras. Vale ainda se certificar de que a empresa possa cumprir todas as normas trabalhistas, e que ainda poderá contar com um seguro para os funcionários e principalmente realizar a fiscalização de funcionários para que eles estejam utilizando todos os equipamentos de segurança exigidos de proteção individual.
.
Caso a empresa não cumpra o contrato, utilizando materiais fora os contratados, ou a obra acontece rem ritmo lento, o caminho é rescindir contrato, exigindo até mesmo uma multa fixada para o descumprimento deste tipo de trabalho.
Se as obras que foram realizadas forem muito grandes, envolvendo um grande custo é importante que exista uma comissão dos condôminos que sejam devidamente eleitos através de uma assembleia, esta que será designada para acompanhamento da obra. A comissão deverá ainda ajudar o síndico a fiscalizar o andamento da obra e também a tomar decisões sobre todas as situações que são imediatas e que também não possam ser estabelecidas através de uma assembleia geral.
Procure também antes de contratar a mão de obra buscar informações sobre o site equivalente, verificando se existem informações e reclamações nos cadastros do procon do estado, se possível procure coletar ainda referências com amigos ou também com a sua família.
É importante ainda verificar o endereço físico do fornecedor, e se existem telefones para tirar possíveis dúvidas quanto a obra.