?> Cortinas para Quartos - Fotos e Imagens | Imóveis Cultura Mix

Cortinas para Quartos

As cortinas para quartos devem ser escolhidas com muita atenção, pois além de estarem de acordo com o estilo do ambiente devem oferecer o máximo de privacidade e proteção da claridade intensa do dia. A seguir reunimos dicas para quem deseja se manter devidamente blindado da vista dos vizinhos curiosos, da luz do sol, do vento e também da poluição. Pronto para começar a fazer sua escolha?

Dicas Para Escolher a Cortina do Quarto

Saiba que você vai se deparar com uma grande variedade de modelos de cortinas quando for as lojas de decoração. É importante ter em mente algumas resoluções quanto ao modelo, cor e claro o tamanho da cortina. Continue lendo e confira as dicas práticas que apresentaremos abaixo.

Conheça os Modelos de Cortinas

 O primeiro tópico a ser respondido quando se está em busca de uma cortina para o quarto é o modelo ideal para o ambiente.

– Varão

Cortina de Varão

Cortina de Varão

Esse tipo de cortina contribui para um visual de decoração contemporânea, além disso, a estrutura pode ser usada tanto para cortinas de tecidos leves como para cortinas de tecidos encorpados. Os pontos positivos incluem a praticidade para abrir e fechar bem como a facilidade de limpeza.

Você terá bastantes opções para escolher um modelo de varão que combine mais com a sua decoração, tem metal ou madeira, duplo ou triplo, com acabamento cromado ou com pintura entre outros. O varão é a melhor opção para cortinas que não começam no teto, costumam ser posicionados cerca de 20 cm acima da janela ou então bem rente ao teto.

– Persianas

Persianas

Persianas

Atualmente, é possível encontrar uma grande diversidade de cores, materiais e tamanhos de persianas. Exatamente por isso esse tipo de cortina deixou de ser relacionada somente com escritórios. A facilidade para abrir, basta puxar usando um sistema manual ou motorizado, é um dos diferenciais.

Permite um maior controle da entrada da claridade podendo ser somente parcialmente abertas. É possível inclusive combinar a persiana com uma cortina por baixo aumentando a sua privacidade.

– Romana

Romana

Romana

Uma cortina que adiciona sofisticação para o ambiente devido as suas linhas retas. Quando a cortina é recolhida cria gomos que deixam o visual do ambiente ainda mais interessante. É possível encontrar cortinas romanas em tecidos translúcidos, fibras naturais e blackout. Os acabamentos podem ser com bandô reto, chalé em tecido, madeira MDF ou alumínio. Também há opção de acionamento manual ou motorizado.

– Rolô

Rolô

Rolô

Cortinas que podem ser feitas de tecidos decorativos ou blackouts oferecendo um efeito interessante com acionamento por mola, corrente ou motor. Podem ser inovadoras, práticas e deixar os ambientes mais modernos.

– Painel

Indicado para janelas longas, o recolhimento pode ser bilateral ou lateral e combina com diferentes estilos decorativos. Pode ser confeccionado em três tipos de tecidos: funcionais (chamados também de telas solares protegem o ambiente do calor, mas permitem visibilidade externa), decorativos (feitos de fibras naturais como algodão e linho) e opacos (que oferecem completo bloqueio da passagem de luz devido ao uso de um revestimento de blackout).

Painel

Painel

– Trilho

Por ser versátil, as cortinas de trilho, podem ser utilizadas em quartos de todos os tamanhos. Essas cortinas podem ser encontradas em materiais e modelos variados. Uma dica é que o trilho suíço é o substituto do antigo trilho de alumínio com rodízio de bolinhas que podia ser bem difícil de manejar. Os ganchos dessa versão são mais fáceis de fixar e de prender no teto ou na parede.

A cortina pode se tornar mais volumosa inclusive porque permite mais pregas no tecido. Pode usar um cortineiro de gesso ou então ter um centímetro a mais de cortina de maneira a esconder o perfil de alumínio.

Trilho

Trilho

Escolhendo o Tecido da Cortina

Para quem prefere tecidos mais grossos para preservar a sua privacidade as opções incluem shantung de seda, sarja, brim, chenille, lona, poliéster, seda rústica ou linho puro. Se ao contrário você prefere tecidos mais leves poderá apostar em opções como organza, voil, creps, chiffon, renda de algodão, palhas de seda ou renda sintética. Para aumentar a privacidade no caso de usar uma cortina leve a dica é usar um forro por baixo que pode ser de materiais como algodão, microfibra, gabardine entre outros.

Tecido da Cortina

Tecido da Cortina

Escolhendo a Cor da Cortina

O quarto é um ambiente de descanso sendo interessante apostar em cores mais aconchegantes e relaxantes. Cortinas de tons neutros e claros são os que mais combinam com esse ambiente e também se encaixam melhor com o restante da decoração. Os tons mais usados são bege, branco, rústico e nude.

Claro que se for de sua preferência você poderá escolher cortinas de tons mais escuros e vibrantes, mas tenha cuidado para não deixar o ambiente pesado. Use a cor diferente para adicionar um toque de personalidade ao ambiente como um todo.

Altura e Comprimento da Cortina

O comprimento da cortina pode variar de acordo com o gosto de cada um, contudo, é necessário considerar algumas questões relevantes. Quando a cortina é longa o suficiente para ir do teto ao piso deixa o ambiente mais elegante e pode até mesmo ajudar a criar uma ilusão de que o cômodo é mais amplo. Contudo, fique atento que a parte do tecido que vai arrastar no chão deve ter entre 2 e 4 centímetros no máximo.

Para quem não gosta da ideia da cortina arrastar no chão a dica é fazer a barra deixando 1 centímetro acima do piso, o blackout deve permanecer no nível do chão. Cortinas curtas são boas opções para quando tiver móveis embaixo da janela, pois se for longa pode deixar o ambiente pesado. O ambiente irá adquirir um visual mais leve se a cortina for longa e estreia. Também é possível usar o modelo romano ou rolo que deve ficar pelo menos 10 centímetros abaixo da janela.

Altura e Comprimento

Altura e Comprimento

Considere ainda o tamanho da janela assim como a medida do pé direito, a cortina deve ter um bom caimento e estar no tamanho correto. Fique atento a distância certa em relação ao teto. O cortineiro ou varão deve ser instalado em geral de 20 a 30 centímetros acima da janela. Para que não haja vazamento de luz é importante que ultrapasse de 25 a 30 centímetros de cada lado da janela. Se a sua janela for baixa indicamos que instale o trilho ou varão da cortina bem mais alto em relação a ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *