Uma das maiores realizações na vida das pessoas é a aquisição da casa própria, pois trata-se de uma conquista que envolve muito dinheiro, planejamento e concretização de sonhos. Depois de feita a melhor escolha entre casas, apartamentos, condomínios, etc., chega a hora de pensar na decoração dos ambientes e por consequência, nas cores certas para o seu imóvel. Vale lembrar que a incidência de luz no local deve ser levada em conta, pois o excesso ou falta dela deve ser estudado para a definição de cada espaço, de forma que fique harmonioso, aconchegante, e com uma iluminação adequada. A cor também tem o poder de ampliar e alegrar os cômodos de sua casa.
Cores e influências
Amarelo
É uma cor vital, repleta de alegria, sendo ideal para o estímulo da criatividade, do intelecto. Aplica-se com perfeição em ambientes escuros potencializando a pouca luz solar, em cômodos como quartos infantis, banheiros e cozinhas.
Laranja
É uma cor de pura fonte energética, conferindo personalidade aos cantos. Propicia os ambientes de relacionamentos, melhora o apetite e diminui o cansaço. Tons mais fechados conferem calor ao cômodo, já os mais suaves refletem a luz e são ideais para ambientes rústicos.
Vermelho
Denota personalidade. Representa o fogo e expressa o desejo de agir, a vitalidade. A cor vermelha cereja combina com cozinhas pequenas, banheiros e salões conferindo intimidade e envolvimento.
Verde
Tom da natureza conferindo leveza e frescor, é a cor da esperança e também da confiança, se aplica muito bem aos mais variados ambientes, como salas, áreas de trabalho e estudos. Por ser uma cor luminosa e calmante cria ambientes acolhedores.
Azul
Relaxa e tranquiliza é uma cor ideal para os dormitórios, pois favorece o adormecimento. Também fica ótima em escritórios e sala de refeição. O azul em qualquer de suas nuances gera harmonia junto ao branco.
Rosa e Lilás
Conferem harmonia as demais cores frias, já o coral e salmão se harmonizam com tons quentes. O rosa é ingenuidade e beleza, em tons escuros é sofisticação. O lilás é delicadeza e cordialidade, tons violeta favorecem a espiritualidade e a intuição, são adequados para espaços de meditação. Tons claros são aconchegantes e calmantes, já os muito fechados podem acentuar estados depressivos.
Branco
É a cor da paz, que expandem ambientes e reflete a luz. Ideal para espaços pequenos e de luz natural limitada. O branco dá sensação de infinito e favorece imaginação e criatividade. Fica muito bonito em paredes texturizadas.
Bege e Creme
São cores que transmitem serenidade além de realçar a decoração do ambiente. São neutras, elegantes e calmantes, por isso são adequadas a diversos tipos de ambientes e de decoração.
Tons Terra
É ligada a natureza, denotam uma personalidade muito segura, pessoas realistas. Estas cores em suas diversas nuances conferem um clima de frescor e naturalidade aos cômodos.
Preto é a cor que reflete menos a luz, expressa agressividade, deve ser usada com moderação, nos detalhes, como realce para outras cores.