As peças e artigos em acrílico foram muito populares entre as décadas de 60 e 70, e ele reaparece bem ao lado de seu primo mais novo, o conhecido policarbonato, tanto em móveis e objetos que combinam muita cor, forma e tem grande estilo. Basta escolher apenas um item deles para imprimir um toque fashion e ousado na sua casa e na sua decoração.
Como Usar o Acrílico na Decoração
É preciso de um pouco de ousadia e de um olhar mais cuidadoso para saber misturar diversos estilos de peças na decoração. Quando a mistura dá certo, porém, o acrílico acaba se tornando a estrela da vez em qualquer tipo de ambiente. Seja com peças transparentes, que passam a impressão futurística de móveis invisíveis, que, por isso, alguns criadores já chamaram suas peças de fantasmas por usarem o efeito do acrílico em sua fabricação e fizeram grande sucesso.
O acrílico traz isso, é divertido por essência. E acabou virando pop e super querido a partir do final da década de 50, quando foram criadas cadeiras com assinaturas famosas que o levavam como material principal, como a Contour, de David Colwell, em 1968, e a Champanhe, de Erwine & Estelle Laverne, ainda em 1957. Ambas causaram grande frisson no universo decorativo e passaram a ser objetos de desejos de todos. E apesar do passar do tempo, o acrílico resiste ileso até hoje, e ainda está livre de adjetivos pouco nobres. Em outras palavras, podemos dizer que o acrílico nunca datou, manteve-se sempre jovem.
A maior prova disso é que as apostas na matéria-prima, que recebe o nome científico e técnico de polimetil-metacrilato e policarbonato, seguem fortes e firmes em pleno século XXI. Desde muito tempos são produzidas peças com os mais variados modelos e cores, inclusive com funções das mais versáteis, e que pipocam nas lojas a cada temporada ou nova tendência da moda decorativa.
Itens de acrílico recortado e as caixas de acrílico recheadas com lâmpadas, as conhecidas backlights estão entre os itens de aplicação decorativas mais recentes e já caíram de cara no gosto do público. O acrílico está sempre associado ao lúdico, ao diferente e inusitado, trazendo muito à tona as mais belas lembranças da infância.
Não é por acaso, que as peças feitas a partir desse material quase sempre seguem a linha do divertimento e da alegria. Aqui no Brasil, por exemplo, há alguns designers, como Bianca Barbato, que sempre apostam sem medo nessa característica maravilhosa do acrílico. Bianca Barbato é a dona de criações especiais, como a linha de mesas Sagu, que vem recheada com esferas plásticas, que são as mesmas usadas em piscinas de bolinhas dos parques infantis. Outros designers são igualmente fãs dessas opções inventivas e divertidas que despertam sorrisos nas pessoas já à primeira vista. Alguns criadores fizeram peças como a luminária Lâmpada e também o Relicário-backlight, com várias opções de lâminas frontais com imagens de santos, muito legal e que deixa de lado um pouco da introspecção religiosa, formando praticamente um altar randômico.
Utilitários em Acrílico
Os utilitários feitos em acrílico também mantêm o mesmo apelo pop e futurista há anos. E as fabricantes desses produtos não o deixam de lado e estão sempre os colocando de volta às prateleiras, como a Coza, que lançou a linha Due, de potes para organização de alimentos fabricado em acrílico colorido e que passou a ser reapresentada com destaque de na edição da Gift Fair.
Já na fabricante Utilplast, os acessórios de cozinha, como as cúpulas para cobrir bolos e tortas, estão sempre em exposição nas prateleiras e recebem a atenção dos consumidores. Quando se pensa no utilitário certo para se usar à beira da piscina, o acrílico é praticamente um clássico que se torna até insubstituível. Outra característica importante e interessante do material é o frescor que confere aos ambientes, deixando-os bem mais leves e joviais.
Modo de Usar o Acrílico na Decoração
Agora que todos já sabemos que o acrílico é bonito, versátil e divertido, como fazer para mesclar peças de acrílico à decoração do dia a dia?
- O dilema decorativo da inserção do acrílico depende exclusivamente do bom-senso de cada pessoa que pretende usá-lo, ou seja, você que deve saber o que pode e o que não pode, pois tem de combinar com o ambiente todo. A não ser que você seja um candidato a morador de um completo estande de mostra de ambiente decorados, ninguém vai chegar na loja e eleger peças de acrílico como sendo a mobília básica de qualquer tipo de ambiente.
- Um dos principais trunfos do acrílico é justamente a pitada diferente e divertida que uma ou outra peça podem conferir e a um determinado espaço. Por exemplo, uma mesinha lateral ao lado de uma cama pode cair super bem em um quarto que necessite de um pouco de cor ou de bom humor para quebrar o tédio da decoração.
http://www.youtube.com/watch?v=CzjGbo–_HA
- Numa sala de estar também é bem-vindo, como uma poltrona ou até duas cadeiras de acrílico que irão se transformar em interessantes focos de todas as atenções do cômodo. Ambientes pequenos podem ganhar grande leveza quando os móveis tradicionais são misturados a uma mesinha central (colorida ou não) de acrílico transparente.
- Até os pequenos artigos, quando bem usados, podem fazer grande diferença, como uma luminária de acrílico colocada em um ponto estratégico da cozinha, da sala ou do quarto e pronto: você já conseguiu acrescentar um quê diferente, que foge do habitual, e, por si só, já traz um ar mais alegre e melhora a decoração do ambiente.
Para encontrar peças e artigos em acrílico para serem usadas na decoração de sua casa, escritório ou loja, basta folhear revistas especializadas em decoração e até mesmo buscar imagens e maiores informações em sites da internet. Depois disso é só sair e bater perna por aí em busca de encontrar as peças certas para fazer a diferença na decoração e mais que isso, encontrá-las a um preço justo, sem que ela traga alegria para a casa e tristeza para seu bolso. Por isso, vasculhe bastante e certamente encontrará o que está procurando.