A decoração de uma casa varia muito de pessoa para pessoa. Já se foi o tempo em que as pessoas queriam decorar suas residências todas do mesmo jeito. Hoje em dia o que é valorizado no mundo da arte (incluindo também a arte da decoração) é o indivíduo, o estilo da pessoa. Cada vez mais as pessoas investem no seu próprio gosto.
Outra preferência que vem crescendo entre os admiradores de arte é a tendência do Do It Yourself (ou Faça Você Mesmo, tradução ao pé da letra). A própria pessoa fazendo o produto que é de seu interesse, o produto final acaba ficando realmente o que a pessoa deseja. Mas como eu mesma posso colocar meu próprio estilo de um jeito diferente na decoração da minha casa?
O Mundo das Cores
Hoje em dia a forma mais fácil de você fazer uma decoração simples, básica e à sua cara é você escolhendo a cor que será pintada a parede. Quando você escolhe a cor da parede é muito mais do que a cor que estampará a parede da sua casa. As cores passam características nossas e até mesmo nosso estado de espírito. As cores passam informações sobre nós e por isso é muito importante escolhermos a cor de uma forma sensata e bem pensada, afinal quando pintamos uma parede, vamos demorar um tempo para trocar essa pintura.
Cansados de apenas jogar uma cor na parede, fazendo com que a mesma tenha uma cor por toda a sua extensão de forma uniforme, algumas pessoas quiseram inovar na hora de fazer a decoração de seus ambientes.
Inovando na Hora de Pintar
Para sair da mesmice, a ordem foi inovar. E qual a forma de inovar na hora de pintar uma parede? Sendo diferente!
As pessoas buscaram inspiração nas mais diversas áreas e uma área que inspirou bastante a mudança nas paredes foi a moda. Estampas que antes só eram vistas em roupas passaram a ser vistas com maior frequência nas paredes e nos muros como o animal print, listras e até mesmo estampas de motivos florais.
Uma estampa que mexeu com a cabeça das pessoas tanto no mundo da moda e agora está fazendo um sucesso danado nas paredes é o degradé. Você sabe fazer esse efeito na parede? Vamos aprender?
Os Tipos de Degradé
Degradé e uma palavra francesa que, ao pé da letra, significa “graduado”. Graduar, como a gente aprende no português, é aumentar ou diminuir aos poucos. O efeito degradé é justamente isso: as cores irem aumentando ou diminuindo de tom aos pouquinhos, gradativamente.
Existem três tipos básicos de degradé. O primeiro (e talvez o mais simples de fazer) é o degradé da cor escolhida até o branco. A cor que você escolheu vai perdendo tonalidade aos pouquinhos, até se tornar muito parecida ou se tornar o próprio branco. É como se você fosse colocando branco na cor.
O segundo tipo de degradé é o da cor para a própria cor. O degradé começa na cor azul marinho, por exemplo, e, ao sofrer a gradação, chega até a cor azul bebê. É uma forma bem fácil de ser trabalhada e que, quando usada em roupas, evita grandes erros. É o mesmo processo usado no degradé de uma cor para o branco. Imagine na parede?
O terceiro tipo de degradé é o de uma cor para outra cor. O bacana desse é que se começarmos a misturar o amarelo e ir até o azul, por exemplo, no meio do percurso vamos ver uma terceira cor se formar, nesse caso o verde. Nesse tipo, se você escolher duas cores parecidas, como o azul e o verde, por exemplo, o efeito do degradé será bem sutil. Se você quer que o efeito degradé seja bem chamativo, sugerimos que você escolha duas cores bem opostas, como o amarelo e o rosa, por exemplo.
Pintando Paredes em Degradé
O primeiro passo para você pintar uma parede em degradé é você escolher as cores que deseja. Ou você escolhe uma cor e o branco ou, no lugar do branco, coloca outra cor. Você deve tomar muito cuidado para o efeito de gradação ser perfeito, sem pular tons e sem repetir tons.
-
Do Mais Claro Para o Mais Escuro
A melhor forma de você fazer o efeito degradé bem feito é ir do mais claro para o mais escuro e não o contrário, como a maioria dos sites e blogs diz. O efeito degradé fica mais bonito na horizontal, se feito na vertical ficará mais parecido com listras. Comece pintando as listras na horizontal. Se delimitar a largura das listras for melhor para você, melhor. Você pode colocar a cor mais escura ou a mais clara em cima, quem decide é você, mas dependendo da cor fica melhor a cor mais clara embaixo.
Pinte a parede inteira da cor mais clara. Depois vá escurecendo aos poucos a cor até chegar no tom mais escuro que você quer.
-
Primeiro as Extremidades, Depois o Centro
Para fazer o efeito degradé você vai precisar de duas cores, dois pincéis (um para cada cor), 2 rolos de pintura e fita crepe. Com a fita crepe, vede as extremidades e tomadas. Comece pintando com o pincel nas extremidades a cor mais escura e preencha no meio com a mesma cor com a ajuda do rolo. Aí você escolhe se quer em cima ou embaixo. Depois você faz o mesmo processo com a cor mais clara, sendo no lado oposto que foi pintado anteriormente.
Agora você nota que o centro da parede ficou branco. Nessa parte você deve preencher com uma camada da cor mais escura com a cor mais clara. É preciso muito cuidado para que não fiquem marcas do rolo nem do pincel. As tonalidades devem se misturar de uma forma que vai ficar como se fosse uma cor a sombra da outra.
Você pode fazer o efeito do degradé até em formatos. Formato de babado, simulando o mar, quem manda no visual é você. Lembre-se de proteger as quinas da parede e também o piso. Agora que você já viu como fazer você mesmo a parede em degradé, nada de deixar a parede da sua casa bem básica. Escolha as cores de acordo com seu estilo, e vamos pintar.