Reformar Casa é uma Verdadeira Missão
Reformar a casa e conviver com a reforma, é sempre uma atividade muito árdua. Por menor que seja a alteração prevista sempre há alguns incômodos para os moradores, vizinhos e visitas, desde a poeira, do barulho, da falta de privacidade, e vários outros incômodos. E quando essa casa é pequena ou/e tem muitos moradores, desde as crianças, passando por idosos, e/ou até portadores de deficiência, a situação fica um pouco mais complicada.
E só em imaginar o quanto terão que suportar para reformar a casa, muita gente adia ou simplesmente desiste de repaginar os ambientes. Principalmente quando dependem de um profissional que não possa trabalhar aceleradamente, ou em tempo integral e usar da compreensão para diminuir os incômodos se adequando as necessidades do contratante.
Quer Bem Feito? Faça Você Mesmo!
Alguns poucos mais habilidosos arriscam ainda em fazer seus serviços de reforma com as próprias mãos, considerando o dito popular: “Quer algo bem feito, faça você mesmo”. E Estudam meios de serem mais cuidadosos na execução da atividade e poupar o desperdício de material, tempo e o próprio trabalho.
A pintura da casa é a atividade mais frequente a ser executada, afinal ela dá uma nova vida a qualquer ambiente, mas apesar de parecer fácil, pintar as paredes requer cuidados minuciosos. E na busca de evitar a frustração de abrir mão da reforma, selecionamos algumas dicas preventivas de segurança e higiene para que você possa diminuir os riscos e incômodos quando decidir ser o pintor.
Para Pintar sua Casa você irá Precisar de
- Um dia de Sol, para facilitar a secagem das paredes e evitar as manchas.
- Escada cavalete, que deverá ser utilizada respeitando uma distância da parede para que o pintor alcance as partes mais altas sem precisar tocar nela. As escadas também acomodam a bandeja de tinta, evitando o esforço excessivo do pintor.
- Folhas de Jornal, lona, TNT ou outro material similar que possa ser usado para forrar o chão e cobrir os móveis, evitando o contato direto com a tinta, poeira e possíveis arranhões;
- Fita adesiva e Crepe, para fixar a proteção dos móveis, e cobrir as áreas detalhadas da casa que você não deseja pintar.
- Rolo de pintura;
- Bandeja e balde para conservar a tinta e limpar o rolo;
- Placa de aviso, cones e fita de isolamento para proteger as áreas antes, durante e após a pintura;
- Acesso a água para facilitar o trabalho a ser executado;
- Roupa adequada: Avental, luvas e botas, ou ainda quaisquer roupa velha que você disponibilize para atividades como essa, lembre-se de que atividades relacionadas a construção civil, requerem conforto e segurança, por isso evite roupas detalhadas que te incomodam na hora do trabalho, ou acessórios como pulseira, colar, fivelas etc..
Em caso de improviso, use uma calça jeans velha, uma camisa manga longa, um tênis e um boné.
Inicialmente Considere na sua Casa dois Ambientes
O Interno: Que se refere ao lado de dentro da casa, com compartimentos geralmente repletos de móveis, artigos de decoração, pessoas transitando, etc.
Levando em consideração essas e outras características você, como dono (a) da casa e agora pintor, terá que tomar algumas atitudes para facilitar seu trabalho.
Você deverá utilizar dois cômodos por vez na sua casa. Um para pintar, e o outro mais próximo para acomodar os móveis e objetos do local que está sendo pintado. E ainda utilizar esse segundo cômodo, que por sua vez deverá ser amplo, como ponto de apoio para todos os outros cômodos.
Ocupe apenas os dois cômodos já citados por vez, e oriente aos demais moradores para não ficarem transitando por lá. Mesmo avisando, sinalize com a placa de aviso, cones, e fitas de isolamento as áreas que estarão recebendo a pintura. Retirando das paredes e móveis todo e qualquer elemento médio e pequeno, e guardando em caixas de papelão ou móveis, para evitar que sejam danificados.
Aos móveis menores como cadeiras, mesas, cômodas retire e leve-os para o quarto de apoio.
Ao que restar como espelhos fixos, e janelas de vidro, você deverá afastar os móveis para o centro do quarto, e revestir com plásticos, papéis, tecidos e outros materiais que serão utilizados como roupagem do móvel, protegendo-os dessa forma dos vilões da reforma. Agora forre todo o chão com jornal, utilizando fita adesiva para fixar se for preciso.
Traga para perto de você todos os equipamentos de segurança e pintura que citamos a cima, e com cor decidida, leia as recomendações que vem na embalagem siga com cautela e mãos a obra.
E o Externo: Que compreende as paredes do lado de fora da casa, onde há sol e chuva;
Pode parecer mais cômodo que a área interna, porém é preciso ter praticidade e segurança redobrada, por isso é recomendado que a primeira parte contemplada com a pintura seja a interna, e só depois de já estar com habilidade suficiente a externa.
Antes de tudo certifique-se de que as crianças, e animais domésticos, a chuva ou o sol não iram atrapalhar o seu serviço. Como não há limitações visíveis nas paredes externas, como era na parte de dentro da casa limitada por cômodos, decida por onde começar e terminar. Fracione o serviço externo pelo menos em três etapas (Frente da casa, laterais, e costas) a partir daí proteja essas áreas, sinalizando com os materiais sugeridos, de modo que quando você estiver pintado a parede não seja vitima de nenhum incidente.
Tenha cuidado especial com as plantas e animais, o que puder ser afastado da área de trabalho, afaste. Como é o caso de gaiolas, vasos, aquários etc.
Quanto às gramas cubra com um tecido;
Por fim lembre-se sempre de retirar cuidadosamente os materiais de proteção dos móveis, do chão e das janelas. Também se lembre de limpar o cômodo para que você possa devolver os móveis aos seus respectivos lugares e poder usufruir da nova repaginada que você fez com os ambientes.
Aproveite a oportunidade e redecore a sua “nova casa”.