Como Organizar o Quarto das Crianças

Se você não consegue ver o chão dos quartos de seus filhos, ou tem medo de abrir as portas, é hora de agir. Ajude as crianças a organizar seus quartos de forma a tornar o espaço prático e limpo. Manter o quarto das crianças organizado é uma forma de ajudar na rotina dos pais também, que precisam de um pouco mais de tempo para suas próprias atividades.

Quarto Infantil

Decorar e organizar um pequeno quarto é um desafio, mas pode ser gratificante. Com um pouco de reflexão e planejamento, você pode organizar o quarto das crianças de tal maneira que sirva ao propósito dos usuários sem que se haja um desconforto. A chave é trabalhar com conforto e equilíbrio em mente. Quando você descobrir como utilizar o para colocar tudo o que as crianças precisam, elas vão sentir o espaço como um refúgio acolhedor.

Dicas para Organizar o Quarto das Crianças

Dê um bom exemplo. Mantenha o seu próprio quarto organizado, e torne isso uma regra da casa. Boas dicas são começar com as camas, que devem ser feitas todas as manhãs. Os pais devem cumprir e fazer cumprir esta regra. Envolva seus filhos na criação de seus próprios quartos. Torne mais fácil para eles a organização explicando e fazendo com que eles se habituem com o ato.

Não se preocupe se os quartos das crianças não são um show de grifes ou uma amostra de revistas de quartos infantis. Este não é o objetivo. Em vez disso, crie espaços que incentive-os a jogar, relaxar e estudar. Ensine as crianças a agrupar itens similares juntos como materiais de arte, carros, quebra-cabeças. Tal medida torna mais fácil encontrar as coisas mais tarde.

Estabeleça bons hábitos desde cedo. Crianças gostam de ter trabalho para fazer e podem aprender a colocar seus brinquedos no lugar como uma forma de ajudar. Aproveite a fase entre os cinco e 10 anos de idade, quando os pequenos gostam de ajudar em casa. Alguns pedem para lavar pratos, então os incentive a cuidar de seus próprios espaços.

Faça uso de um armário para crianças usando cabides de sua altura. Use caixas ou cestos abertos no chão do closet para meias, cuecas e pijamas. São espaços que eles podem alcançar e assim não vão ter desculpas para não arrumar o quarto. Coloque um cesto de roupa suja de boca larga perto do armário ou cômoda para manter a roupa suja do chão.

Uma boa dica é fazer a instalação de ganchos no armário ou em uma parede para pendurar roupas, mochilas, chapéus e tal. Pendure baldes que seguram pequenos brinquedos, meias ou outras pequenas coisas. No quarto das crianças, faça uso de lençóis com elástico e use uma colcha ou edredom para cobrir. Para fazer a cama, a criança só precisa sacudir o edredom e colocar os travesseiros no lugar.

Cubra uma parte da parede com cortiça para exibir obras de arte do seu filho, fotografias, certificados e semelhantes. Ou pendure uma corda (acima do nível da cabeça) entre as janelas e use prendedores de roupa para pendurar obras de arte. Coloque uma camada de pintura do quadro em uma parede e mantenha um balde de giz próximo para que ele possa criar sua própria decoração e aprenda a se restringir a este espaço.

Prateleiras são sempre uma ótima maneira de utilizar o espaço não ocupado em quartos regularmente. Existem muitos tipos de prateleiras para diferentes necessidades. Você pode empilhar prateleiras do chão ao teto em um espaço menor ou instalar algumas prateleiras mais longas. Há também prateleiras de canto que são ótimas para organizar quartos pequenos.

Como Organizar o Quarto dos Filhos Adolescentes

Converse com seus filhos adolescentes. Mostre-lhes como organizar o quarto pode melhorar suas vidas. Fazendo isso eles vão conseguir mais tempo livre e menos estresse na rotina diária quando sabem onde encontrar tudo.

Quarto Decorado

Faça uso de uma mesa de estudo. Certifique-se de que seja uma superfície de trabalho grande, com iluminação adequada, armazenamento de suprimentos, um sistema de arquivamento, uma cadeira confortável e que haja um espaço para um computador. Também reserve espaço para leitura. Certifique-se de que ambas as áreas foram suficientemente aproveitadas e com tomadas elétricas para o computador, aparelho de som, jogos e outros eletrônicos.

Faça uso no cômodo de um armário de arquivo de duas gavetas com uma mesa lateral. Nunca é cedo demais para ensinar a seus filhos como armazenar e arquivar a papelada. Enfatize que eles podem projetar seus sistemas da maneira que eles querem e não como você quer.

Coloque prateleiras suficientes(ou estantes ou na parede prateleiras) para que seus filhos possam organizar suas coisas como livros, equipamentos de música, CDs, vídeos, bichos de pelúcia, eletrônicos, troféus e itens em geral. Uma boa dica que jovens costumam gostar é fazer uso de um mural para fotos de cortiça ou espuma no qual os seus filhos podem fixar fotos, cartazes e capas de revista que curtam. Instale uma prateleira alta para armazenar coleções preciosas, mas raramente tratado ou recordações.

Assim como no quarto das crianças, coloque um cesto de roupa suja perto do armário ou cômoda para evitar encontrar roupa suja do chão. Instale um espelho grande na parte de trás da porta. Isso irá incentivar os seus filhos adolescentes a manter o espaço atrás da porta limpo e lhes dar um lugar para verificar sua aparência antes de sair de casa.

Respeite a privacidade de seus adolescentes, dentro dos limites das regras de sua casa. Se você prometer que não vai entrar em seus quartos quando eles não estão por perto, mantenha sua palavra. Contudo, exita um espaço limpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *