?> Como Montar um Jardim na Janela | Imóveis Cultura Mix

Como Montar um Jardim na Janela

As flores, além de serem uma decoração elegante, e barata, ainda deixam a casa muito mais alegre, receptiva, e dão um toque todo charmoso a qualquer ambiente. Além de melhorar os cômodos, as flores, principalmente quando estão em um jardim, acabam se tornando uma fonte de inspiração e paz para toda a família e ainda para os frequentadores da casa. Por isso, se tiver espaço, vale a pena montá-lo em qualquer canto. Aprenda e estude qual a flor melhor para seu espaço e ainda quais os cuidados que devem ser tomados para que elas floresçam fortes e lindas.

Como Montar um Jardim na Janela

Como Montar um Jardim na Janela

 

Mas se você mora em uma casa pequena, sem quintal e não encontra espaço suficiente para elas na decoração de sua residência e ao mesmo tempo não quer abrir mão de um colorido a mais em sua vida, uma excelente ideia é montar um jardim em sua janela. Aposto que nunca tinha pensado nisso.

Pois é, todos os espaços de sua casa podem servir para deixá-la mais agradável, e caso tenha ficado interessado, basta seguir nossas dicas e logo terá um jardim para atrair lindas borboletas.

Onde e o que Plantar no Jardim da Janela

Caso sua janela já tenha uma jardineira, excelente! Você já pode começar seu trabalho, no entanto, caso não tenha, você pode utilizar diversos vasos de plantas, que até podem ser objetos reutilizados com bules envelhecidos, canecas e outros mais, tanto objetos de argila e plástico também. Como não tem a floreira, o parapeito da janela será o local escolhido para você dispor seus vasinhos. Mas infelizmente você também não tem o parapeito na janela? Fique tranquilo, você pode pendurar seus vasos diretamente na parede, bem rente à janela.

Há várias espécies de flores que podem ser plantadas em vasos e cada uma delas necessita de condições especiais e cuidados próprios. Os cuidados principais com elas ficam direcionados à quantidade de sol que podem tomar, por isso, certifique-se sobre as flores que deseja plantar, investigue sobre seu crescimento e necessidade e só então opte por aquela mais viável para você. Por exemplo, para as janelas que recebem sol por mais de quatro horas diárias, as plantas mais aconselháveis são a rosa, alecrim, o jasmim, orégano, o girassol, a hortelã, manjericão e salsinha. Também podem ser usadas flores com pétalas finas e arbustos, pois são resistentes ao sol forte, mas não se esqueça de regá-las frequentemente. Já para as janelas que recebem menos ou bem menos de duas horas de sol, o correto é plantar espécies de bromélias e de samambaias.

Como Deve ser Feita a Preparação do Vaso

Para a hora de pôr a mão na terra, saiba que a preparação do vaso é essencial para que a planta cresça saudável e bonita. Então, procure comprar vasos ou fazê-los, porém, com diversos furinhos na parte de baixo, para que ocorra o escoamento da água, sem se esquecer de colocar pedrinhas no fundo, para a terra não sair junto com a água.  Sempre que for plantar, use uma sempre uma porção de terra vegetal, e tomar cuidado para não estragar a raiz da planta, caso seja uma muda.

Cuidados com seu Jardim

Cuidados com seu jardim

Cuidados com seu jardim

Depois de tudo pronto, procure regar as plantinhas pelo menos três vezes por semana, com quantidades controladas de água para não “afogar a planta”.

Cuidados Especiais com as Plantas

– Se a janela onde as plantas estão colocadas receber diariamente mais de quatro horas de se sol direto, o melhor é regar três vezes por semana.

– Tome cuidado e apenas as regue quando o sol já tiver ido embora, caso contrário, os raios poderão queimar sua planta.

– Ao fim do dia, procure borrifar água sobre folhas e pétalas.

– Se for plantar lanterna japonesa, antúrio, brinco-de-princesa e camarãozinho, regue apenas uma ou duas vezes na semana.

– Se sua janela receber diariamente menos de duas horas de sol por dia, a regra geral para deixar suas plantas sempre lindas é fazer com que a terra esteja sempre úmida, mas não encharcada.

– Tente fazer com que sua casa esteja sempre ventilada, e as plantas sentirão o ambiente fresquinho e aconchegante.

– Se for plantar samambaia, Maria-sem-vergonha e bromélias, regue-as até três vezes na semana.

– Caso a janela onde as flores estão colocadas receba muito vento, instale alguma proteção, como cercas de madeira e aproveite para plantar uma trepadeira e deixar o ambiente ainda mais convidativo para as flores. Você pode optar por singônio, hera, lambari, cheflera ou ainda grama amendoim.

– Antes de plantar na janela ou em algum outro lugar, durante alguns dias faça uma pesquisa de campo, observando qual a quantidade de sol e vento que o local recebe, e não se esqueça de anotar a duração do período de sol.

– Em dias chuvosos perceba se a água bate demais no local e se isso vai atrapalhar seu projeto de jardim.

– Todos esses dados servirão para você decidir sobre as plantas que irá colocar, se serão de sombra, sol pleno ou meia sombra, além disso, você terá a indicação correta sobre quantas vezes terá de aguá-las por semana.

Passos Essenciais para Preparar o vVaso de mManeira Adequada

1. Escolha sempre o modelo de vaso que possua furos na parte debaixo, pois será por onde possa escorrerá o excesso das regas. Os vasos de plástico retêm mais a umidade, enquanto os de barro são muito mais arejados.

2. No fundo do vaso utilize pedras ou caco de telha para fazer uma camada de aproximadamente cinco centímetros. Isso fará com que a água passe e impeça que terra boa saia pelos furos.

3. Sempre misture composto orgânico e terra vegetal em partes iguais para encher os vasos, fazendo uma pequena cova para receber a muda.

4. Nunca plante a muda com o saquinho que ela vem envolta, tire a planta do saquinho, tomando sempre muito cuidado para não mexer muito nas raízes e despedaça-las. Lembre-se que ela se soltará mais fácil se a terra estiver úmida. Para isso, mergulhe o saquinho com a muda em um balde por alguns minutos e ela se soltara com grande facilidade.

5. Quando for plantar, centralize a planta no vaso e envolva todo o torrão de raízes, deixando a terra apenas um ou dois centímetros mais baixa que a boca do vaso. Esse procedimento evita que a terra transborde toda a vez que você for regar a planta.

6. Por último, evite colocar pedrinhas sobre a terra das plantas que ficam expostas ao sol direto, já que isso impede que a água evapore, fazendo com que as raízes cozinhem ao sol.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *