O quarto em uma definição mais comum, é tido por muitos como um ambiente próprio para ser utilizado, somente para dormir. Porém existem outras funções para este cômodo, além de dormir, muitas pessoas utilizam o quarto para se trocar, afinal é lá onde fica o guarda-roupas. Hoje outra função do quarto é que ele se tornou um local para estudos e trabalhos.
Antigamente as pessoas recebiam os convidados e levavam até uma sala de estar e lá faziam as honras da casa, atualmente este costume mudou, as pessoas costumam receber os amigos e pessoas mais próximas e levar diretamente para o quarto, pois lá terão mais tranquilidade para conversarem, estudarem ou fazer o que desejarem.
Diante deste novo modo de vida que as pessoas vem levando, é que se percebe a necessidade de se decorar os ambientes da casa. Mesmo que o seu quarto, não seja apenas seu, é possível fazer uma decoração bonita sem que você invada o espaço da outra pessoa que divide o dormitório com você.
Decoração é a Alma de um Quarto
Por mais que muitos pensem que decorar um quarto seja “frescura”, ou não passa de uma vontade boba, os decoradores, designers e profissionais da área afirmam que o grande diferencial de se decorar o quarto, é poder mostrar a sua alma, através dos objetos que você utiliza na sua ambientação. Ou seja, quando se decora um quarto, se coloca parte da personalizado nos objetos ali distribuídos.
Não é Necessário Gastar Muito Para ter o Quarto dos Sonhos
A maioria das pessoas acredita que para fazer uma decoração impecável, seja necessário o gasto de muito dinheiro, desde objetos que estão em altíssima moda, assinados por designers mega famosos, que custam muito caro. Vale ressaltar, que para fazer uma ótima reforma, e garantir uma boa ambientação não é necessário o uso de profissionais da área, basta um pouco de paciência, e muita disposição que seu quarto ficará lindo.
Para começar uma decoração, deve-se primeiro analisar o perfil do dono do quarto. No meio profissional este perfil é chamado de briefing, é através deste briefing que as características são definidas, uma conversa pode ser extremamente reveladora. Mas, se você não tem dinheiro suficiente para contratar um profissional, não entre em desespero, serão necessárias duas coisas: a primeira, é a paciência, e a segunda é muita pesquisa, afinal você não é profissional, mas precisará pesquisar bastante, para sair do jeito que você deseja.
Dicas Para Decorar um Quarto
Como foi dito anteriormente, o primeiro passo é o perfil, em quarto de meninas, é natural que a cor predominante seja rosa, porém hoje existem as variações de rosa e outros tons “femininos”. Em quartos de meninos a cor que mais aparece é sem a menor sombra de dúvidas, é a azul, não se pode esquecer do verde, outra cor que figura entre as favoritas dos meninos.
Paleta de cor é um caso a parte, preste atenção em qual função o quarto terá, se ele for apenas para dormir, dê preferencia a cores mais amenas, que passem tranquilidade e harmonia, onde você possa chegar e relaxar. Evite cores muito claras como o branco gelo, ele reflete muito a luz e isso pode acabar irritando os olhos. Cores fortes, como o vermelho, amarelo ou laranja em apenas 1(uma) das paredes, o ideal é que a parede escolhida seja a que você fique de costas, para não se cansar do efeito obtido.
Coloque a menor quantidade de móveis possíveis, mas se seu quarto for: quarto – escritório – sala, esqueça esta regra, você precisará distribuir os moveis de modo que ele não fique abarrotado de coisas.
Dicas de Enfeites e Como Decorar a Parede do Seu Quarto
Este espaço vertical que se possui no seu quarto deve ser aproveitado por inteiro, uma das principais razões é mostrar a personalidade do dono daquele espaço. DICA: evite deixar a parede totalmente neutra, até se o quarto for de uma criança existem opções para decorar a parede sem deixá-la muito poluída. Lembre-se de colocar vida as paredes, para que ela não fique sem graça e chata.
- Quarto de bebês: Como foi dito, cores amenas, porém não muito neutras, desta forma você evita que a parede fica na mesmice. Tons pasteis são muito bem vindos, mas se você gostar, pode aplicar tons de azul e rosa, para meninos e meninas respectivamente. Mas se você não quer determinar uma cor como de menino ou de menina, escolha as cores intermediarias tais como, o verde e amarelo. Para os detalhes, você pode escolher faixas de tecido ou papel de parede temáticos de acordo com a idade. Ou até mesmo, adesivos de personagens infantis. Evite cores muito fortes, a criança pode se assustar e não querer ficar no ambiente.
- Quarto de criança: Este ambiente pode começar a mostrar detalhes da personalidade da criança, o que pode ser através de adesivos com os personagens favoritos, procure pinturas que possam incentivar o lúdico da criança, e uma dica muito válida, prefira os adesivos, tecidos e papel de parede podem ser arrancados, quando as crianças se cansarem do desenho. DICA: use os brinquedos das crianças como itens de decoração, você pode economizar para comprar aquela tinta lavável, assim seu filho (a) pode pintar a parede e você não arrancará os cabelos.
- Quarto de adolescente: Aqui normalmente, os pais não conseguem dar muitos palpites, mas a decoração de um quarto de adolescente é simples, tons pasteis, tecidos e papeis de parede caem muito bem. Para meninos, pôsteres, adesivos e tudo que demonstre esporte, normalmente caem muito bem, lembre-se cada caso é um caso procure conhecer o dono do quarto e assim acertará na decoração do quarto.
- Quarto de solteiro: Neste tipo de ambiente, decorar as paredes deixou de ser uma necessidade para mostrar do que se gosta e passa a ser um modo de mostrar o que gosta para o mundo. Aqui entram além dos adesivos, podendo ser de plantas, símbolos, ou algo que represente o ser da pessoa, até os tecidos e papeis de parede. Uma dica para decorar quarto de solteiro, utilize os objetos que gosta como objetos de decoração, ou seja, coloque livros à mostra, caixas de jogos de videogame, utilize objetos que definem a personalidade no primeiro olhar.
- Quarto de casal: Este é talvez o mais difícil, pois são 2 (dois) gostos, normalmente diferentes, que são necessários serem atendidos. Procure cores neutras, e de preferencia complementares, desta forma você pode escolher 1 cor para cada, e não predominar o gosto apenas de 1 (uma) pessoa. Uma ideia que vem sendo adotadas pelos casais, são varias fotos, de vários momentos do casal, em forma de mural, ou simplesmente 1 foto de tamanho grande decorando uma parede, fica um lindo visual.
Uma ultima dica para quem vai decorar o quarto, uma das sensações do momentos são os quadros – mural, repleto de fotos da pessoa, de amigos, familiares e bichinhos de estimação. Muito simples de ser feito, basta uma placa de alumínio e muitos imãs, a placa pode ter qualquer formato, se desejar pode começar a usar nos quartos das crianças, para elas começarem a demonstrar o amor.