Saber como decorar um ambiente faz toda a diferença para o espaço. Muitas vezes um espaço decorado de forma errada pode dar a impressão de ser menor do que realmente ele é, ou então, poluir demais o ambiente e deixando-o sem espaço para circular tranquilamente. Não é a toa que existem milhares de sites, blogs e espaços na internet direcionados à assuntos sobre decoração, pois realmente esses detalhes são super importantes para que você tenha uma casa bonita, bem arrumada e estilosa, mesmo que não possua tanto espaço e móveis mais caros.
Aqui, separamos um espaço para falar dos lounges. Aquele espaço da sua casa que geralmente é esquecido ou pouco caprichado na decoração, mas que de vez em quando oferece todo aconchego para você? Você pode fazer com que uma pequena salinha da sua casa, que aparentemente não tem utilidade alguma, pode se transformar em um lounge maravilhoso e lindamente decorado. Vamos aprender como fazer isso?
O Que é Lounge?
Já ouviu falar muito em lounge, mas na verdade não sabe o que esse termo significa não é verdade? Lounge nada mais é do que uma sala reservada exclusivamente para relaxar. Por exemplo, a sala de embarque de todos os aeroportos onde você fica sempre esperando a hora de entrar no avião, lembra? Essa sala é um lounge. Uma sala de recepção ou especial destinada a interação entre hóspedes e visitantes, essa sala também é considerada um lounge.
Por Onde Começar a Decorar?
Um lounge, por lei tem que ser confortável, prático e descontraído. Então não se preocupe em decorar com móveis sofisticados e muito caros. Muitos casos se resolvem apenas com algumas almofadas estilosas. A nossa intenção ao decorar um lounge, sempre será o conforto e a poluição de moveis e decoração em um ambiente causa uma sensação desconfortável, o que não é nada legal para esse tipo de lugar.
Comece imaginando um ambiente onde a decoração tem que passar leveza, mas repleta de alguns elementos decorativos que demonstrem exatamente quem você é, afinal, você não vai querer decorar o seu lounge sem expressar nada sobre a sua personalidade não é? Tendo imaginado isso, vamos aos pequenos, mas importantes detalhes.
Cores
Vamos começar pelas cores porque sempre é o primeiro detalhe de um ambiente. As paredes do seu lounge podem ser da cor de sua preferência, mas nunca se esqueça da regra básica de decoração de ambientes que é fazer uma harmonia da cor das paredes com outros detalhes do local como:
- – Luminosidade: Paredes escuras deixam o ambiente mais escuro e paredes em cores mais claras e cores “abertas” deixam o ambiente mais claro.
- – Temperatura: Pode não parecer, mas a cor da sua parede influencia sim na temperatura do ambiente. Existem cores que absorvem mais e menos calor e preocupar-se com isso pode deixar o seu ambiente mais arejado e mais confortável. Opte por cores nudes, claras se o seu lounge estiver em um ambiente mais quente.
- – Espaço: As cores influenciam no tamanho do seu espaço, principalmente se você gosta de fazer parede decorada ou com cores diferenciadas. A dica para esses casos é sempre olhar qual o melhor ângulo que suas visitas ficarão no seu lounge e procurar fazer sempre ao lado oposto. Isso para dar uma noção de ambientes mais abertos e espaçosos.
- – Itens decorativos: Se vai querer caprichar nos itens decorativos do seu lounge, opte por cores mais neutras para evitar uma poluição e mistura de muitas cores na mesma parede.
Sofá e Almofadas
O conforto é a palavra mais usada quando se fala em lounges. Então antes de comprar qualquer móvel ou decoração, preocupe-se em criar uma zona de conforto para sua suas visitas antes de tudo. Geralmente em lounges você pode usar sofás grandes ou almofadas e saber escolher entre um e outro faz grande diferença. Então como saber qual é o melhor? Simples, basta atentar-se para alguns detalhes.
- – Que tipo de visitas você recebe costumeiramente em sua casa?
Sabendo responder essa primeira pergunta você já estará com metade dos seus problemas resolvidos. Isso porque se você tem um tipo de visita mais descolada, sem dificuldade em sentar-se em almofadas e sem problemas para levantar também, você pode apostar bem nas almofadas e será uma ótima opção de decoração. Já se as suas visitas são mais sociais, mais formais, você pode optar pelo sofá mesmo, pois será mais cômodo para elas. Se as suas visitas são divididas entre as mais despojadas e entre as mais sérias, você pode usar os dois elementos de decoração e formar um ambiente ainda mais elegante.
- – Qual o espaço que você tem para cadeiras?
Não adianta você querer colocar um sofá imenso e deixar outros itens da sua decoração sem espaço e o mesmo serve para as suas almofadas, pois elas não têm efeito nenhum se ficarem muito juntas sem estarem compondo uma real decoração. Então antes de comprar o seu sofá, as suas almofadas ou ambos, analise bem o espaço para não correr o risco de comprar maior ou menor do que seu lounge merece.
Estantes e Quadros
Esses são dois detalhes muito importantes para um ambiente. Um lounge, dependendo do motivo pelo qual foi criado, vai exigir uma estante mesmo que pequena para compor o ambiente. Se você criou um lounge pensando em leitura, opte por livreiros mais estreitos ou prateleiras mais estilizadas para compor o ambiente. Se você prefere usar outros elementos decorativos, as prateleiras caem melhor que uma estante, por economizarem espaço também.
Quando o assunto são os quadros ou espelho, a questão da sua personalidade conta bastante. Você não precisa se preocupar tanto em controlar a quantidade de quadros, porta-retratos ou qualquer outro elemento decorativo na sua parede. O lounge exige sim um ambiente mais descontraído e divertido, mas mesmo assim atente-se para não poluir demais a parede. Existe de fato uma liberdade, mas o bom senso deve contar. Se optar por quadros ou espelho maiores, reduza a quantidade. O ideal também e centralizar na mesma parede ou distribuir de forma igual entre todas.