Decorar uma casa pode ser uma tarefa muito prazerosa, mesmo para quem não é um profissional do setor e quer deixar o próprio lar lindo e com a cara da família. Por outro lado, se você não é um arquiteto ou decorador, acaba naturalmente esbarrando em algumas dificuldades, mais do que o normal, uma vez que existem técnicas para colocar tudo no lugar. Até porque decorar não é só organizar, é muito mais que isso, é buscar personalidade, identidade e deixar a casa não só bonita, mas principalmente funcional. Não adianta comprar móveis caros e deixar uma casa de cinema e depois não ter os espaços necessários ou ter peças que não servem para nada. O ideal é casar beleza e funcionalidade, e pode ter certeza, mesmo sem a ajuda de um profissional qualquer pessoa é capaz de fazer isso na própria casa.
Por isso vamos falar de um espaço na casa que pode ser muito bem aproveitado e acaba sendo esquecido ou deixado um pouco de lado por muitas pessoas, o corredor. Esse lugar de passagem pode servir como um ambiente para criar mais espaços na casa ou simplesmente para complementar a decoração.
Pensamos em dois tipos de corredor, aquele da porta de entrada e aquele que faz a ligação dos cômodos ao interno da casa. Obviamente estão colocados em lugares diferentes, assim como possuem funções diferentes e por isso, devem ser decorados de forma diferente.
Veja Como Decorar e Organizar um Corredor de Entrada
1- Vamos pensar em um pequeno corredor de apartamento, aqueles que logo depois de dois passos você vê a porta da cozinha. Normalmente, se pensa que ali não dá para fazer nada e se começa decorando a sala. Na verdade, como espaço, não tem muito o que aproveitar, porém, como forma de deixar a casa mais bonita dá para apostar em alguns objetos de decoração. Para começar o que não pode faltar nessa entrada, vamos defini-la assim, é um quadro, que já pode dizer muito da personalidade daquele lar e das pessoas. Você pode apostar em um quadro grande na parede contrária daquela que se abre a porta. Se tem um espaço que não reflete já um outro cômodo, uma outra opção é colocar um espelho com aparador. A escolha desse tipo de móvel deverá ser em relação ao quanto é largo ou estreito o seu espaço. Em corredores muito largos você pode ter um aparador estreito com os pés no chão, lembrando que a porta não poderá mais ser aberta para o lado em que ele foi colocado, deverá estar sempre do lado contrário. Se o corredor é muito estreito, é melhor apostar só no espelho para criar amplitude e se for médio, um aparador fixo na parede.
Neste caso, da entrada pequena de apartamento, nos corredores mais largos, também vale a pena colocar um pequeno objeto para apoiar guarda-chuva. Outra boa ideia é colocar um suporte para chaves ou para quem mora em uma cidade que faz muito frio e os casacos pesados servem por um período, vale a pena ter um suporte para colocá-los na entrada.
2- Quando o corredor da porta de entrada é grande e segue até a entrada da sala sem interferência de nenhuma porta ou janela. Esse é o tipo de ambiente que acaba nos dando boas possibilidades de “ampliar” a casa. A decoração pode começar nele e dá para não só criar um espaço bonito, mas ter um ambiente que pode ser aproveitado para guardar algumas coisas. Por exemplo, se você tem muitos livros e não tem uma parte da casa que pode ser totalmente dedica a eles, o corredor de entrada pode ser decorado com prateleiras que servirão para guardá-los. E mais, complete a decoração colocando peças e quadros que tenham ligação com a literatura ou o tipo de literatura que você gosta. Imagine que você adora moda, trabalha com isso, use esse espaço entre as prateleiras para ter um quadro de um ícone da moda, como Audrey Hepburn ou capas de revistas antigas. Logo de cara, quem chegar na sua casa vai conhecer um pouco da sua paixão.
Se é mesmo um corredor espaçoso, você pode ter uma pequena poltrona perto da entrada e logo bem perto dela um suporte para guarda-chuva. É uma forma de ter um lugar confortável para tirar os sapatos quando vem da rua e está chovendo.
Lembre-se que o corredor é um lugar de passagem, então, colocar móveis ou objetos que são feitos para ambientes internos não tem nada a ver. E falando em decoração, se a ideia é torná-lo mais bonito sem se preocupar com o funcional, a iluminação deve ser caprichada. Use luminárias e lâmpadas bacanas na entrada, direcionadas sobre quadros, por exemplo. Também dá para jogar com espelhos para ampliar, mas sem exagerar. E se é uma casa em construção, crie nichos na parede, onde poderá ser usado para colocar livros e objetos.
3- Como decorar e organizar um corredor ao interno da casa. Esse normalmente é aquele corredor que liga a zona dia a zona noite, isto é, sala aos quartos. Quanto maior a casa, maior o corredor. A dificuldade aqui é que se trata de um espaço com várias portas, diminuindo a quantidade de paredes livres. Caprichar na iluminação é sempre uma forma de decorar o corredor interno e dar mais aconchego para casa. O tapete, aquele que chamamos de passarela também imprime muita personalidade ao ambiente, assim como fotos, é um excelente lugar para colocar fotos da família.
Esse corredor também pode ser funcional, você pode criar armários sobre as portas. Obviamente estamos falando de armários altos, mas que servirão para guardar aquelas coisas que não são usadas com muita frequência. Papéis de parede e cores diferentes também podem ser aplicadas no corredor interno.
Se o corredor é pequeno não encha de coisas, se limite a colocar um quadro ou melhor ainda, coloque um espelho para “ampliar” os espaços. Escolha uma iluminação especial, pode usar o rebaixamento de gesso, que dá um toque especial a qualquer ambiente. Não esqueça dos nichos, se você está fazendo obras, de preferência, com uma iluminação interna.