?> Como Combinar Cores, Estampas e Texturas Na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Como Combinar Cores, Estampas e Texturas Na Decoração

Temos muitos métodos de decorar uma casa, vamos combinar ideias simples, elegantes, aconchegante, bonitas, mas para isso precisamos conhecer o estilo de vida da família, quais suas preferências, as combinações, e todas as estampas que podem ser desde modernas, passando pelas esportivas, clássicas, sofisticadas, românticas, e muitas outras, mas o mais importante é observar o bom senso e assim não errar na hora de elaborar a sua decoração.

Para combinar sem medo as estampas e texturas dos tecidos é preciso estar atento. as estampas geométricas, xadrezes e listras são largamente utilizadas na decoração, imparcial ao estilo familiar, por exemplo em um patchwork, onde se mistura também cores e padronagens, agregando tecidos florais para conferir um ar romântico.

Como Combinar Cores, Estampas e Texturas Na Decoração

Como Combinar Cores, Estampas e Texturas Na Decoração

Porque Combinar?

A combinação de estampas, listras e cores motivam vida e dão alegria na decoração de qualquer casa ou apartamento. Mas para que você consiga misturar revestimentos lisos e estampados sem exagerar ou deixá-lo monótono,  saiba que muitos padrões diferentes ou contrastantes dão uma impressão de bagunça.

Porque Combinar?

Porque Combinar?

Como Combinar?

Como as estampas “pesam” mais no ambiente, sempre equilibre com lisos (almofadas,paredes, mantas lisas que podem ter uma  textura agradável).

Se usar estampas diferentes repita, ao menos uma cor. Se forem muitos padrões, use a mesma cor de fundo. Você pode também variar o tamanho dos elementos das estampas.

Use tamanho de estampa compatível com o ambiente, quando estiver escolhendo os padrões, pense em todo o ambiente: Tapetes, paredes, móveis e use variações delas em todo o ambiente, misture sempre lisos e estampas.

Procure trabalhar com a mesma família de cores ( roxo, violeta e lilás ou amarelo, laranja e vermelho, por exemplo) varie mais as texturas dos revestimentos. Uma mesma cor pode ter diversos efeitos, dependendo da combinação criada.

Atenção Para a Iluminação! 

As cores variam dependendo da iluminação. Teste, se possível, o ambiente com a luz do sol e as artificiais. As fluorescentes dão um toque azulado e acentuam as cores frias (azuis e verdes). Já as incandescentes acentuam as cores quentes (vermelho e amarelo)  e dão um tom amarelado ao ambiente.

Invista em cores, misture estampas e garanta uma decoração alegre e chique para sua casa. Composê, mix de estampas de tecidos e combinações de texturas variadas são tendências que vieram para ficar.

Conviva Bem Com As Regras Na Hora De Compor Um Ambiente

Atualmente, as regras não são tão rígidas e é possível sim, compor em um mesmo espaço um mix de estampas e texturas variadas. Mas para o resultado ficar harmônico é preciso tomar alguns cuidados.

Composê é uma palavra usada para designar uma composição de tecidos ou estampas diferentes, porém, com uma característica comum. Reinou absoluto na década de 80. Um exemplo típico daquela época é o liso + estampado.

Como Compor Estas Misturas

Além do composê com liso + estampado, também existe o composê de estampas.

Atualmente muito se fala em mix de estampas e texturas. Floral com risca de giz, estampas maiores e menores, couro com pelúcia são apenas algumas das combinações que vemos por aí, em revistas e mostras de decoração.

Listras + liso é uma combinação clássica, ainda mais clássica se você usar um tecido liso na cor que mais se destaca no tecido listrado. Porém, se você está compondo um ambiente mais jovial, o tecido liso deve reproduzir a cor que menos aparece no listrado.

Combinando o tamanho das estampas: Almofadas são um bom jeito de unir elementos diferentes em um mesmo espaço. Em peças maiores (sofás, cortinas, colchas) use estampas menores em que o fundo claro e neutro se destaque.

Nas peças menores, use estampas maiores ou tons mais fortes. As almofadas reproduzem todas as cores do ambiente, combinando floral, geométrico e listrado

Floral + listrado + bolinhas. Os tecidos florais são ótimos para criar composições interessantes. Por isso você pode misturar com listrado e bolinhas sem medo de ser feliz.

Liso + duas estampas: Apesar da presença de duas estampas, o ambiente é neutro, pois se deve usar apenas duas cores que se completam.

Escolher uma paleta de cores e trabalhar e usar apenas estampas que as reproduzam torna mais fácil combinar e misturar estampas grandes e marcantes.

Quando o assunto é bicho, dá para misturar print animal de diferentes cores e desenhos em um ambiente neutro sem pesar. Se quiser um resultado mais discreto é só usar prints diferentes, mas com cores iguais em todos.

Ao usar a estampa + liso, você não precisa escolher a tonalidade exata da cor da estampa para o tecido liso.

Atenção a Estas Dicas

  •  Quando as estampas são diferentes e você quer usar cores diferentes também pode escolher cores que se harmonizem, como o pink e amarelo.
  • O zig zag ou estampa chevron está em alta. Você pode compor diferentes tipos, tamanhos e cores da estampa chevron em um mesmo ambiente.
  • A estampa chevron também combina com outras mais “femininas” como florais, arabescos, bandanas, etc. Uma dica é apostar em cores que são reproduzidas em ambas.
  • Positivo e negativo: A mesma estampa pode aparecer sobre um fundo claro e sobre o fundo escuro. Fica bonito e moderno.
 Combinar as texturas diferentes nos tecidos da mesma cartela de cores também produz um resultado bacana e é um jeito fácil de dar vida aos ambientes com muito bege e/ou tons neutros .

Para dar mais graça às combinações de xadrez, além de reproduzir as suas cores, aposte texturas e estampas centralizadas em outras peças.

Xadrez grande + xadrez pequeno. Para a composição dar certo, foi escolhido um xadrez amplo e de fundo neutro e uma padronagem miúda como o vichy nas almofadas e travesseiros. As cores são o azul e branco e o jeans da saia da cama, dá graça ao tom azul.

O que vale para tecidos estampados, vale também para tecidos com texturas e trabalhos artesanais. Combinar tecidos florais é mais fácil se você escolher uma padronagem contínua em um deles e compor estampas de tamanho menor e maior.

Agora que você já viu diversas dicas, basta arregaçar as mangas e curtir uma nova decoração, basta ter paciência e você conseguirá misturar estampas, cores, listras, poás e tantas outras que você desejar, fica a seu critério.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *