Capachos
Os tapetes de estilo capacho são muito mais que apenas itens decorativos. Eles acabam funcionando como uma mensagem de “boas vindas” e de recepção positiva a um ambiente. Esse acessório decorativo pode deixar claro e determinado o quão convidativo ou não é o espaço, além de também ser responsável por mostrar traços da personalidade e do estilo dos moradores, entre outras coisas.
Existem diferentes tipos de capacho, e essas diferenças se dão principalmente em seus estilos e suas propriedades funcionais. Esses pequenos acessórios conseguem deixar um grande marco na funcionalidade do espaço, e por isso, é interessante saber escolher o mais adequado e que mais se encaixa as necessidades de sua casa.
A principal função dos capachos é ficar em áreas externas, próximo a entrada, inibindo ou pelo menos diminuindo a entrada e o acúmulo de sujeira nos cômodos da casa. Eles também servem para evitar possíveis acidentes causados por escorregamentos e quedas em pisos molhados, por exemplo.
Os capachos podem ser constituídos de diversos materiais, e eles refletem na frequência necessária de limpeza, prazo de vida útil, resistência ao atrito e a circulação de pessoas, entre outras coisas.
Os capachos de metal são aqueles que possuem maior resistência a abrasão, ao atrito e até mesmo a manchas, e consequentemente possuem uma vida útil maior. Esse tipo de capacho é mais indicado para locais onde há uma grande circulação de pessoas, e que um tapete que não é resistente não seria bem utilizado, como por exemplo em fachadas de edifícios e comércios.
Já os capachos de fibra natural, que são compostos também por peças de juta, sisal e fibra de coco, possuem uma durabilidade e uma resistência boas. A manutenção desse tipo de capacho é feita com uma intensa aspiração, e eles requerem cuidados específicos, principalmente para que ele permaneça bonito e inteiro.
Os capachos de tecido, geralmente feitos de nylon, poliéster, lã ou chenille, são muito utilizados, principalmente pela facilidade de manutenção. Nesse caso, esses capachos podem ser facilmente lavados na máquina de lavar roupas e também secam com rapidez, sendo assim uma ótima opção para uso frequente, sendo indicado principalmente para uso doméstico, com crianças e/ou animais, que farão com que a limpeza frequente seja necessária.
Antigamente esse tipo de tapete era utilizado apenas em locais de passagem, mas nos dias de hoje esses produtos são cada vez mais personalizados e contam com diversas dimensões, cores, materiais, texturas, fazendo com que seja simples integrá-los a qualquer tipo de ambiente.
Sobre o tamanho do capacho, ele pode ser maior, para chamar mais atenção e de fato dar “boas vindas” a pessoa que o olha, ou ser mais sutil, dando apenas um enfoque em uma logo de um comércio, ou coisas do tipo. Há também as passadeiras, que devem ser colocadas em corredores de alta circulação. Essas vão cumprir o mesmo papel dos capachos, mas se adequando melhor ao espaço.
A escolha do formato do capacho deve levar muito em consideração a criatividade do dono do ambiente. Os modelos mais clássicos são aqueles retangulares, mas para locais mais descolados e modernos, eles podem ter vários outros formatos, até mesmo redondos.
As cores dos capachos também devem ser escolhidas conforme o estilo e a mensagem que se deseja passar. Se for em um local empresarial, é interessante combiná-lo com as cores do logotipo da empresa, ou ainda optar por uma cor mais neutra, que irá combinar com todo o restante da decoração. Já se o ambiente for mais descolado, como a própria casa, ou ainda bares e lanchonetes, é interessante usar cores vibrantes e chamativas, deixando o ambiente bem alegre.