?> Cadeira de Jardim - Moveis e Varanda | Imóveis Cultura Mix

Cadeira de Jardim

Visão Geral dos Jardins

Os jardins são aqueles ambientes que foram especialmente planejados com o objetivo de se cultivar ou ainda apenas para se apreciar os itens naturais, como as flores e as plantas de modo geral, mas podendo também conter árvores e até mesmo uma horta com os mais variados itens, desde que se adequem ao clima e a época do ano.

A maioria dos jardins são construídos em locais abertos e eles podem possuir tanto artigos naturais, quanto artigos artificiais, porém, como nos dias de hoje uma grande parte da população vive em casas de tamanho reduzido ou em apartamentos, existe a possibilidade de criar um jardim interno, adaptando assim a realidade das pessoas, sem que o espaço seja uma limitação. A origem da palavra jardim veio de idiomas nórdicos e saxãs, e significa “algo fechado”, possuindo como radical a palavra “Garth” que significa “cintura” ou “cerca”.

Os jardins podem apresentar apenas fins puramente estéticos, quanto ser algo mais útil e / ou funcional, como um item que auxilie e possibilite a observação, a análise e o estudo dos animais que podem frequentar ali, como, principalmente, os insetos e os pássaros. Um jardim também pode servir como local de estudo e pesquisa de fenômenos naturais, como a troca das estações, além é claro, dos estudos de toda a flora que ali está contida. Os jardins também podem servir para se cultivar e colher flores para a decoração de lugares diversos, seja da própria casa ou de outros locais externos, e também para o cultivo de outros vegetais, podendo servir até mesmo para a própria alimentação, nesse caso.

Os itens mais importantes e as condições naturais que são fundamentais para a construção e o bom desenvolvimento dos jardins são: solo fértil e produtivo, além de sadio também, vento, rochas, luz (preferencialmente a luz solar), água e ar.

Já os itens artificiais que são importantes e que acabam servindo como complemento dos outros que já foram citados, mas que na maioria das vezes podem ser completamente descartados, como objetos para passar a ideia de caminho, como pontes ou pedrinhas ornamentais, sistemas mais modernos e automatizados de drenagem e irrigação, terraços, pátios, esculturas, canteiros elevados, iluminação artificial, mesinhas e cadeiras – que são o foco do artigo de hoje – entre vários outros detalhes que podem ser incluídas e retiradas conforme a vontade do proprietário do jardim e com o estilo que se deseja atingir.

Existem vários tipos de jardins, sendo que alguns são mais comuns e tradicionais e outros utilizados em algumas épocas mais específicas, ficando na moda por um determinado período. Há categorias em que os jardins acabam sendo limitados apenas para algum tipo ou espécie de plantas, como é o caso dos jardins que serão citados a seguir:

  • – Jardim de Flores;
  • – Jardim de Cactos;
  • – Jardim de Ervas;
  • – Jardim de Inverno;
  • – Jardim Selvagem;
  • – Pomar;
  • – Jardim Zen;
  • – Jardim Mongol;
  • – Jardim Bonsai (que também é conhecido por jardim em miniatura);

Entre vários outros, sendo que dos citados, os seis primeiros são os mais tradicionais, e os três últimos são mais peculiares e exóticos.

Nos dias de hoje, o jardim mais desejado pelas pessoas são aqueles considerados mais tradicionais e com estilo mais clássico e isso se dá principalmente pelo fato de haverem pessoas que apontam que eles podem contribuir com funções terapêuticas e que promovem um maior relaxamento. Porém, como já foi citado acima, as casas cada vez contam com menores espaços, pode ser que as dimensões acabem sendo um fator dificultador. Porém, sempre existem alternativas para resolver esse problema, e logo abaixo serão apresentadas algumas dicas que irão contemplar tantos jardins que são dispostos em lugares pequenos e que são mais simples, quanto os jardins mais sofisticados e amplos.

A Decoração De Um Jardim

Uma das primeiras coisas a se fazer para que a decoração de um jardim fique muito bonita é um bom planejamento. É fundamental que já se tenha em mente o espaço real que irá poder ser utilizado e todas as dimensões possíveis, para que a partir daí possa se pensar exatamente nos itens possíveis de se colocar naquele ambiente. Também é de suma importância que se fala uma pesquisa das plantas que mais se enquadram e que conseguem melhor se adaptar ao clima de onde serão plantadas e também ao local e quantidade de incidência solar que receberão. Um fator que também contribuirá bastante é se delimitar um orçamento total para ser usado na decoração de um jardim, evitando assim dores de cabeça.

Como já foi dito acima, a incidência solar é muito importante para o desenvolvimento de uma planta, ou seja, um fator para se ficar atento é o da luminosidade, já que esse fator influencia diretamente até mesmo nas espécies que não contam com uma exposição direta e constante a luz do sol, sendo fundamental para que elas sobrevivam adequadamente.

As plantas que são escolhidas para a composição do jardim devem contar com tamanhos que fiquem harmônicas e proporcionais tanto entre si, como no ambiente como um todo, fazendo com que dessa forma a questão estética e a saúde e adaptação adequada da planta sejam garantidos. Outro ponto que é necessário se pensar é o nível de cuidado que determinado tipo de planta precisa, e se esses cuidados que são exigidos estão compatíveis com o tempo que se tem livre para cuidar das mesmas.

Utilização De Cadeiras No Jardim

Por mais que muitas vezes não se pense nisso e que pareça até mesmo curioso, o uso de móveis de maneira geral em um jardim é algo bastante bem vindo, principalmente se eles forem mais simples e rústicos, como mesas e bancos e cadeiras – sendo o último o foco desse artigo. – Os móveis feitos de madeira de demolição são os mais indicados para serem colocados em um jardim, já que eles tem a tendência de se adaptar com facilidade as diferentes situações e aos diferentes climas.

Colocar almofadas nas cadeiras dos jardins também é uma ótima ideia, pois além agregar a decoração do ambiente de maneira geral, ela também pode deixar tudo mais confortável e aconchegante, proporcionando um espaço incrível junto a natureza.

Outro material que funciona bastante para cadeiras de jardins são o polipropileno, o alumínio e o acrílico, pois eles funcionam adequadamente em ambientes externos, mas independentemente do material que se escolha, é importante fazer a manutenção correta dos mesmos, pois aí a cadeira conseguirá aproveitar toda a sua durabilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *