A época do natal é uma das mais esperadas de todo o ano. Não é exagero, visto que muitas pessoas enxergam o período como mais alegre e mais fraterno, já que acontecem várias festas e confraternizações entre a família e amigos. Além disso, muitas dessas pessoas também gostam de utilizar seu tempo para enfeitar a casa, colocando luzes, guirlandas nas portas, montando árvores de natal, enfim.
Um dos países onde o natal é celebrado e é muito conhecido no mundo inteiro é nos Estados Unidos, onde levam a tradição cristã muito a sério, com corais nas ruas entoando músicas natalinas, número elevado de enfeites nas casas e ruas, entre muitos outros aspectos que posicionam os EUA como país que mais celebra o natal no planeta.
Apesar disso, o Brasil também não fica para trás. Embora um dos símbolos natalinos seja a neve, no país não há essa formação por conta de seu território estar localizado em uma faixa tropical do planeta, o que propicia temperaturas relativamente altas o ano todo e inibe a formação de neve nas nuvens, embora o granizo, que são pedaços de gelo, são comumente registradas em temporais acontecidos no país.
E, no natal, com vários significados, sendo que o Cristão sempre é colocado como o principal nessa data, já que, para a Igreja Católica, é a celebração do nascimento do menino Jesus, que é, para os cristãos católicos, a floração de esperança e de que tempos bons virão.
Um dos enfeites mais presentes nas casas das pessoas é a Árvore de Natal, que pode ser decorada de várias formas e cores, bastando ativar a criatividade e colocá-la em prática. E, no nosso artigo de hoje, iremos falar sobre vários tipos de árvores de natal para você se inspirar, principalmente em árvores feitas com laços, além de outras dicas sobre outros tipos de árvores. Vamos lá?
A Origem da Árvore de Natal
Como já deve ser de seu conhecimento, a Árvore de Natal nada mais é do que um artefato montado em épocas natalinas que consistem em uma “árvore”, geralmente com formato de pinheiros comuns na América do Norte, ornada com bolas de natal feitas de metal ou plástico de diversas cores, com uma estrela fixada no maior galho da árvore. Geralmente, as bolas utilizadas para colocação na árvore de natal são de cores vermelha e verde, sendo que tais cores são as que representam, de fato, a festividade natalina. No entanto, tons dourados e cinzas também são cores que ganharam destaques nos últimos tempos. A própria árvore passou por uma ressignificação, saindo da sua tradicional cor verde para tons de branco, roxo, azul, entre outras cores.
A tradição de se montar uma árvore no natal vem de um costume muito antigo, tanto nos povos europeus quanto nos asiáticos. Três milênios antes do nascimento de Jesus Cristo, fundador do Cristianismo, sendo a pessoa homenageada pelos cristãos no natal, já se cultuava a árvore como uma benção divina, por conta de ela fornecer várias matérias primas para as comunidades, desde o alimento até o combustível para manter o fogo aceso. Várias celebrações e rituais eram realizados em torno da árvore, a fim de homenageá-la e agradar aos seres divinos nas quais acreditavam e os relacionava com a beleza e a imponência das árvores. As crenças mais comuns envolvendo as árvores era a de que, por meio das raízes fincadas no chão, as árvores promoviam uma espécie de elo entre a terra e os céus, dando a entender que ela era a responsável por fazer com que os seres mitológicos espirituais mantivessem contato com a Terra.
Outras teorias dão conta de que o hábito de montar árvores de natal veio de costumes pagãos, onde eles coletavam os pinheiros, levavam para a sua casa e o decoravam de uma forma bastante semelhante ao modo de decoração dos dias de hoje. Tal costume chegou aos povos ditos Germânicos, que incrementaram ao adicionar presentes sob o pé da árvore para as crianças de sua família.
Estima-se que a primeira árvore de natal da forma que conhecemos fora montada em 1510. Um monge beneditino tentou acabar com essa tradição ao cortar um pinheiro no alto de um monte na Turíngia, atual estado da Alemanha. O pinheiro cortado por ele era considerado sagrado, e, na época, foi muito criticado. Ao perceber que sua ação não adiantou, decidiu adotar a árvore como um símbolo do cristianismo, e assim o fez para que a árvore de natal fosse criada.
Árvores de Natal de Laços e outros Tipos
As árvores de natal, como já dito, são verdadeiros curingas na decoração natalina. Em um ambiente, elas, com certeza, irão fazer a diferença e darão uma cara mais “festiva” ao local. As árvores de natal feitas com laços estão cada vez mais ganhando adeptos. Muitas pessoas passaram a preferir laços do que bolas para decorar as árvores, e o resultado tem sido bastante satisfatório. Algumas pessoas, ainda, preferem mesclar as bolas com os laços, deixando o efeito ainda mais bonito.
Os laços podem ser comprados em várias lojas de decoração ou de 1,99, podendo, até mesmo, ser confeccionado por você. Há várias lojas que vendem metros de fita a um preço relativamente barato, permitindo que você confeccione os laços a seu gosto e utilizando um material de sua escolha.
A árvore, com o passar dos anos, foi ganhando uma ressignificação, e as tradicionais árvores verdes repletas de galho passaram a dar lugar a outros tipos de árvores natalinas, como aquelas feitas de garrafa pet, árvores que eram verdadeiros galhos secos e, decorados, passaram a ser uma árvore de natal, de fato; árvore de natal feita de CD’s, entre muitos outros formatos e materiais.
Árvores feitas somente pelo cordão das luzinhas também virou moda entre as pessoas, que conseguem arranjar meios de pendurar as bolas no fio e dar a impressão de uma árvore iluminada. Isso é feito, geralmente, em fachada de grandes prédios ou indústrias. Árvores de natal com estilo nerd e game também tem caído no gosto da população nos últimos tempos, sendo que tais peças são vendidas rapidamente.