?> Argamassa e Rejuntes - Pisos e Nivelar | Imóveis Cultura Mix

Argamassa e Rejuntes

Quando pensamos em reformar ou construir, é impossível consolidar nossos projetos de engenharia, arquitetura ou qualquer modificação na estrutura de casas, apartamentos ou eficicações comerciais, sem pensar em como unir os tijolos e deixá-los com uma aparência satisfatória.

Argamassas

Argamassas

Uma das primeiras coisas que precisamos fazer para começar a construção de qualquer local é colocar os tijolos de maneira correta para que eles não desabem ou comecem a esburacar, podendo assim, ter alta durabilidade e dando muito mais qualidade ao trabalho dos mestres de obra. A argamassa é imprescindível para que essa qualidade se firme. A argamassa vem do latim massa, e é uma mistura de agregados de pedras e areia com água. O aglomerado vai muito além da areia, uma das mais comuns, e passa pela cal, pelo cimento e pelo gesso. Até mesmo o pó de terra é usado para fazer a mistura. As finalidades mais comuns da argamassa são: assentar tijolos e blocos, azulejos, cerâmicas, tacos de madeira e ladrilhos.

Rejunte

Rejunte

Além disso, serve para impermeabilizar algumas superfícies e regularizá-las, como por exemplo, eliminar ondulações nas paredes e chão, nivelar, aprumar paredes, pisos e tetos e tapar buracos, além de dar um acabamento liso, áspero e rugoso a essas superfícies.

Em argamassas especiais é comum que os ingredientes vão além do cimento, da água e da areia. Em alguns casos é usada a cal, o saibro, o barro e o caulim como materiais para obter propriedades mais sofisticadas e construções mais elegantes. Traço é um nome comum entre pedreiros, mestres de obra e engenheiros, e é usado para chamar a proporção dos componentes da argamassa. O que é interessante é que a argamassa quando está no ponto fica extremamente plástica e volúvel, porém, acaba endurecendo a partir de algumas horas, e ganha um caráter bem sólido, concreto com muita resistência, resiliência e durabilidade. É como se fosse uma cola para construções simples e pesadas. Também tem a característica de impermeabilizar as superfícies. Existem muitos tipos de argamassa, como as para assentamento, revestimento e as que servem para as duas finalidades. Pode-se encontrar, hoje em dia, nas lojas de materiais para construção a argamassa em pó, industrializada, e assim, evita-se desperdícios e gastos com os ingredientes.

Argamassa e Rejuntes em Salvador

Argamassa e Rejuntes em Salvador

Não podemos nos esquecer do rejunte. Após a argamassa ter auxiliado o profissional da construção a assentar os tijolos ou lajotas, é importante que o acabamento fique bonito, prático e higiênico. E é ai que entra o rejunte. Ele é um material para preencher os espaços que ficam entre essas peças cerâmicas, como azulejos, utilizado tanto em pisos como em paredes. Ele evita a entrada de água e, assim, faz com que o piso fique no lugar certo, mesmo com alto tráfego. Com a tecnologia, vários tipos de rejuntes já foram disponibilizados, como os coloridos e os antimofo, além de materiais  específicos para áreas internas e externas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *