Quando grande parte das pessoas escutam a palavra planejamento, a tendência é deixar de ouvir qualquer outra coisa que seja dita na sequência. Isso porque grande parte das pessoas não gosta de planejar suas ações, pois qualquer tipo de planejamento dá uma sensação de tempo perdido, ou seja, as pessoas acabam perdendo muito tempo em uma atividade que supostamente não esta dando resultados imediatos para ela. Mas isso é apenas uma sensação. Na verdade, o planejamento de qualquer atividade ajuda e não atrapalha. As pessoas que planejam têm a tendência a levar menos tempo nas atividades e a ter um resultado melhor e mais efetivo.
É possível planejar praticamente tudo na vida. Por exemplo, quando a pessoa tem uma meta de estudos, ela precisa fazer uma planejamento sobre onde ela vai estudar, o que ela vai estudar, quanto ela vai gastar, como ela vai conseguir aquele dinheiro, como vai conseguir tempo, etc. Da mesma forma que quando a pessoa está planejando uma obra, ela precisa parar para montar o seu projeto, escolher a equipe, estabelecer quanto de grana poderá ser fato naquela determinada obra, quanto tempo vai levar, etc. Isso tudo faz parte da etapa de planejamento e tem como objetivo fazer com que a pessoa não tenha tanto trabalho durante a fase de execução das tarefas, já que está tudo ali no planejamento, basta seguir.
Assim como uma construção, o ato de decorar um determinado ambiente, seja um pequeno espaço dentro do escritório de trabalho ou toda uma residência, deve ser acompanhado sempre de um planejamento, principalmente quando estamos falando de decorações maiores, como uma casa ou apartamento inteiros, ou ainda quando estamos falando de uma decoração definitiva, em um local que vai ficar assim por muito tempo. Afinal de contas, não tem coisa pior do que as pessoas terem que conviver com uma decoração que foi feita por elas mesmo e não gostar do resultado final, sabendo que vai ter que ficar ali por um bom tempo.
Planejando a Decoração da sua Casa
Afinal de contas, o que significa planejar quando estamos falando de uma decoração? O que deve ser levado em conta na hora de colocar o plano no papel e, mais do que isso, quais as coisas devem ser levadas em consideração neste plano para que ele realmente consiga ser seguido? A comparação que foi feita no parágrafo acima sobre a decoração e a construção não foi por acaso.
Realmente, os dois planejamentos são muito parecidos e acabam tendo uma grande função que é evitar que a pessoa faça algo que se arrependa depois e ter que conviver com aquilo ou ter que gastar muito dinheiro para arrumar. A decoração já começa no momento que a pessoa começa a construir ou a reformar determinado espaço da residência, porque isso acaba influenciando os itens que serão colocados, ou as cores das paredes, espaços para luzes, etc. Portanto, se você está planejando uma reforma ou a construção, já inclua o planejamento de decoração junto.
A partir do momento que a pessoa começa a decidir como vão ficar os espaços físicos de uma determinada casa ou de um determinando apartamento, a decoração já deve começar a ser pensada. Por exemplo, se a pessoa está pensando em ter uma decoração mais clean, é fundamental que os espaços sejam grandes e bem delimitados, para que não e misture mais de um cômodo no mesmo ambiente e estrague sua decoração que não deveria apresentar tantos elementos.
Definindo Estilos de Decoração
A escolha de um estilo de decoração é fundamental antes de colocar a mão na massa. Muitas pessoas vão escolhendo a decoração de acordo com os itens que vão sendo comprados e encontrados, mas isso pode ser um tiro pela culatra. A pessoa vai chegar em um momento, olhar para o seu ambiente e descobrir que a sua decoração nada mais é do que um monte de coisa juntas em um mesmo espaço, sem se preocupar com os elementos que estão ali, se eles conversam ou pelo menos combinam.
Portanto, antes de sair comprando os itens que farão parte de sua decoração, defina bem o que será utilizado como tema para este espaço e resista as tentações. Se você escolheu ter uma decoração mais moderna, evite comprar aquele clássico quadro que você encontrou por um preço baratíssimo. Ele vai acabar ficando completamente deslocado e só vai servir para fazer você gostar menos da pintura.
Usando a Tecnologia ao Seu Favor
Outra dica fundamental é usar todos os recursos que estão disponíveis hoje em dia na internet e também em outros meios eletrônicos. Na internet, existe uma série de sites e blogs que falam especificamente sobre determinados estilos e escolas de decoração e que podem realmente servir de inspiração para você, principalmente se está em dúvida sobre o que vai fazer.
Existem também algumas redes sociais que podem ajudar neste processo de criação de uma decoração. Um bom exemplo é o Pinterest, que permite organizar uma série de itens no seu mural e eles podem ajudar a formar um mosaico interessante para que as pessoas consigam finalmente chegar a conclusão do que vai ser usado na decoração.
Outros Recursos
Outros recursos interessantes que podem ser utilizados quando a pessoa está fazendo o planejamento de sua decoração é uma paleta de cores. A técnica das paletas pode ser feita com qualquer programa de edição de imagens, de forma bem simples. Basta colocar lado a lado uma série de itens que farão parte de sua decoração. Depois, perceber quais são as cores serão predominantes naquele cenário para escolher quais as outras que poderão ser usadas no ambiente para decorar.
Além disso, durante o seu planejamento, também é necessário usar uma planilha para fazer o controle de gastos que a decoração terá. Assim, a pessoa não corre o risco de sair do orçamento. Coloque ali na lista todos os itens que precisam ser comprados e também aqueles que podem ser comprados ou não, dependendo da verba.