Os estudos indicam que o aquecimento global segue avançando e a cada ano o planeta está mais quente. Nós sentimos isso na nossa pele, e este ano tivemos um dos verões mais quentes dos últimos anos. Para quem não está de férias na praia o calor pode ser um tormento, por isso aqui vão algumas dicas importantes para refrescar o ambiente de sua casa.
Opções para refrescar o ambiente
No verão os espaços onde tem ar condicionado são muito disputados, e este ano este foi um dos eletrodomésticos que teve um dos maiores índices de aumento nas vendas. Mas o ar condicionado não é como muitos pensam, a única solução existente para o calor que atinge a todos nós. Alguns truques e transformações na decoração dos espaços são capazes de deixar aqueles ambientes fechados muito mais frescos, mantendo-os arejados. Os arquitetos e decoradores indicam o uso de cores neutras, cortinas térmicas e pisos frios para combater o calor. Além das cores e dos pisos algumas outras medidas podem ser adotadas para auxiliar a refrescar o ambiente e proteger do calor. Vamos aqui a algumas dicas práticas e refrescantes.
Piso de mármore – os pisos de mármores estão sempre na moda, são bonitos, ou melhor, belíssimos, duráveis e muito fáceis de limpar e de manter e a maior vantagens é que os pisos de mármore não absorvem o calor, portanto são essencialmente frescos. E para completar são moderníssimos e eternos.
Lâmpadas – as lâmpadas também emitem calor, por isso as lâmpadas chamadas dicróicas devem ser trocadas e substituídas. O ideal é fazer um projeto de iluminação indireta dos ambientes usando lâmpadas super 83 fluorescentes, que possuem um tom mais amarelado e não esquentam.
Cortinas e tapetes – Aquelas janelas que recebem a luz solar direta devem ter as cortinas fechadas no período do dia em que recebem o sol. E para que o calor não seja transmitido existem no mercado tecidos térmicos, que são capazes de filtrar os raios ultravioletas. Esses tecidos são ideais para as cortinas dessas janelas, de preferência em cores claras. Os tecidos dos estofados de veludo e outros tecidos pesados devem ser preteridos. Tapetes felpudos e outros materiais quentes também devem ser guardados nessa época do ano, e substituídos por materiais sintéticos e que não esquentem.
Fontes de água e plantas – Tanto as fontes de água quanto as plantas tem o poder de refrescar um ambiente, portanto são nossas aliadas nesses tempos de altas temperaturas. Se não pode ter uma fonte de água em casa monte um aquário com pedras e com uma bomba de água, o frescor e o barulho da água correndo refrescam o ambiente e também a mente. As plantas igualmente criam um ambiente mais próximo a natureza, propiciando um ambiente mais arejado e refrescante.