O ato de morar em um local seguro foi uma experiência que se iniciou no tempo do homem das cavernas, e depois disso tomou posição de destaque nas mais diversas culturas e sociedades. Para muitos, o ato de morar implica bem mais que o simples conforto, requer itens mais rebuscados e sofisticados, como uma TV de 42”, um refrigerador em aço inox duplex, uma suíte com banheira de hidromassagem e ainda outros mimos.
Já para outros, bastam algumas almofadas no chão, e uma estante recheada de bons livros, com títulos e encadernação diferenciados, de preferência edições de colecionador, para dar mais valor às peças. Desta forma, podemos verificar que cada um tem um significado próprio para conforto e lar, e nenhum deles está errado ou certo em sua forma de pensar.
Para criar um lar gostoso, aconchegante e confortável é necessário que cada mergulhe em seu próprio universo, em suas aspirações, especialmente respeitando seus próprios limites, sem tentar impor um ponto de vista único. E nisso reside a decoração de ambientes, que deve ter sempre o gosto dos moradores, e o que mais vemos atualmente é usar na decoração os espelhos, para deixar tudo mais bonito e ainda dar claridade e ampliar os cômodos.
O Sucesso da Decoração com Móveis Espelhados
Segundo estudos, quando os seres humanos viram pela primeira vez seu reflexo sob a água, logo se encantaram, e o ato de se mirar foi além de qualquer outro, transformou-se numa necessidade crescente e isso acabou caminhando até nossos dias. Prova disso é que não podemos passar perto de algo que nos reflita que logo estamos dando uma olhadela, nem que seja apenas para ver se o cabelo está bom.
Mas o espelho nem sempre pode ser encontrado a preços tão baixos e com tanta facilidade como tempos atualmente, já foi muito raro e ainda muito caro e conforme o que é feito dele ou com ele, ainda o é. No entanto, os espelhos não se limitaram apenas a ficarem como molduras na parede, e através das tendências da moda e decoração, ganharam maior destaque em móveis e acessórios.
Como já dissemos, além dos espelhos nas paredes, eles passaram a ocupar também outros lugares como os móveis em harmonia com os demais elementos da decoração. Ainda são vistos em cômodas, estantes, armários, mesas, bandejas, aparadores, e nas boa e velhas cristaleiras. Os espelhos, quando bem usados na decoração, ajudam a clarear os ambientes, causando impressão de profundidade e, segundo as leis do Feng Shui, melhoram a circulação de energia das casas, tornando todo o ambiente mais sofisticado e moderno.
As tendências que influenciam a moda mundial, servem de grande inspiração não somente no campo dos acessórios e roupas, como também para objetos e móveis na decoração, e ainda atrai muitas outras ideias. Por isso, a tendência dos móveis metalizados e espelhados influenciaram muito a arte decor e estão muito em alta.
Como os espelhos voltaram para a decoração com força total e para quem gosta, é hora de não ter medo de usá-lo. Eles transmitem sensação de aconchego, leveza, e ainda uma dose extra de futurismo que nos remetem a outras galáxias.
Uso dos Móveis Espelhados na Decoração da Casa
No uso da decoração da casa ou ainda do escritório, como também de seu evento, os espelhos e os móveis espelhados são usados em lugar de destaque, por isso, todos abusam desse grande coringa. Como a tendência dos móveis espelhados é um luxo só, todos as demais peças do ambiente têm de seguir a mesma tendência, e mesmo que não sejam tão glamorosas, tem de ser de muito bom gosto. Então, não adianta partir para a decoração com os móveis fashions e esquecer do resto, o foco tem de ser amplo e especialmente bem encaixado.
Ninguém sabe ao certo os motivos que levaram os decoradores e designs a usar o espelho nos móveis, mas sabe-se que isso deu muito certo, pois a tendência da elegância veio para ficar. O jogo mais interessante dos móveis espelhados fica por conta das imagens que eles refletem, que podem apontar para arranjos elegantes e ainda misturar cores fortes, que ficam muito bem com este tipo de peça.
O segredo para não deixar o ambiente muito espelhado e brilhante, é saber usar os móveis com parcimônia, não decorando toda a casa com este tipo de mobiliário, mas apenas pequenas áreas, como por exemplo, mesinhas de apoio, um aparadouro, e isso já basta para dar um toque de classe, sem se tornar exagerado, por isso combine-os com outro estilo de mobília.
Usando os Móveis Espelhados na Decoração de Eventos
Os móveis espelhados são muito elegantes e em eventos de festa podem ser considerados soluções para que o convidado perceba no ambiente um maior charme e requinte. Muitos decoradores usam nestas horas a Mesa Veneziana, sendo considerada ainda como um hit. Além de ser um puro luxo, ela propaga essa tendência para qualquer ambiente, destacando tudo o que estiver em seu entorno.
Essa simples peça é capaz de iluminar e contagiar o ambiente, favorecendo e combinando perfeitamente com qualquer estilo de decoração. Tanto a mesa quanto outros móveis espelhados podem ter conotação discreta e ao mesmo imponente, e este paradoxo é que torna essas peças únicas.
Inúmeras combinações podem testadas e feitas a partir desses móveis, por isso, abuse na hora de decorar, usando especialmente a iluminação cênica que pode ser altamente explorada, já que a beleza do reflexo das luzes na área espelhada é sempre muito chamativa e encantadora. Além disso, em razão das peças serem neutras, conseguem camuflar o ambiente e realçam todos demais itens decorativos, produzindo uma atmosfera de sofisticação. O espelho possui a capacidade de lançar sobre o ambiente um ar contemporâneo, proporcionando aos locais muita fluidez e frescor
Na hora de decorar seu evento ou sua residência, se jogue. Inspire-se, invista em você e especialmente naquilo que mais gosta, em seu dia a dia, pois a arte de morar bem é também uma questão de planejamento e busca pela qualidade. Então, para espaços pequenos ou grandes sempre haverá uma solução de beleza e aconchego, feita totalmente para você, respeitando seu estilo e seu bolso.