Com a chegada antecipada e já bastante intensa do frio, é chegada a hora das lareiras, pois as pessoas já começam a sonhar com aquele calorzinho tão gostoso e aconchegante que uma lareira pode proporcionar. Muitas são as pessoas que não gostam de lareira porque acham que esta deixa a casa com cheiro de fumaça, mas isto só acontece quando a lareira não foi bem construída e não tem um bom funcionamento, mas mesmo assim não é raro encontrarmos pessoas que preferem um bom aquecedor ou mesmo uma pequena estufa ao invés de uma lareira. O ar condicionado pode até ser uma boa opção, mas para mantê-lo ligado sai bastante caro além de que o ruído que produz pode se tornar incomodo.
A Preferência Pelas Lareiras
Contrastando com os citados acima, existem aquelas pessoas, que como eu, amam ficar perto do fogo e não trocam a boa lareira por nenhum outro sistema de aquecimento, pois nenhum trás maior aconchego do que o fogo. Há lareiras dos mais variados estilos, tamanhos e modelos com algumas até pré-fabricadas que pode ser encaixada em qualquer espaço que você tenha, seja ele grande ou pequeno. Neste momento com o frio que está fazendo e a Copa do Mundo se aproximando nada melhor do que uma sala equipada com uma bela TV e a lareira, indispensável para reunir a família e assistir muito bem acomodado aos jogos.
Destaque na Sala
Algumas pessoas, apesar de gostarem da lareira preferem que esta não apareça muito e assim podem optar por um modelo que possa ser disfarçado e arquitetos são mestres em fazer isso. Outras pessoas, entretanto preferem ter a lareira como destaque na sala seja ela em estilo rústico ou mais moderno. Segundo os arquitetos devemos ter cuidado com o tamanho da lareira, pois esta deve ser proporcional ao ambiente onde deverá ser inserida. Se a sala for grande você pode até colocar uma lareira de um tamanho maior, mas se o ambiente for pequeno tenha o cuidado de procurar um modelo de acordo.
Cuidados Para Instalação
Lojas que trabalham com lareiras pré-fabricadas alertam para cuidados a serem tomados no momento de instalar a lareira, com a parede, por exemplo, que precisa de revestimento refratário e proteção para que a chaminé não fique em contato com vigas de madeira. Outro cuidado que devemos tomar é com as telas de proteção que servem para evitar que fagulhas possam saltar e atingir móveis ou outros objetos na sala, provocando acidentes.
O Funcionamento
Para funcionar bem não basta à lareira ser bem construída é preciso cuidar a conservação da lenha mantendo-a sempre seca. O ideal é ter um nicho próximo a lareira ou então fazer uso de porta-lenha que podem ser encontrados belos modelos em lojas especializadas.