?> O Condomínio Fechado - Benefícios e Moradores | Imóveis Cultura Mix

O Condomínio Fechado

O condomínio fechado é como uma espécie de comunidade residencial, um desenvolvimento imobiliário onde é restrito o acesso de veículos e de pessoas. Uma característica comum aos condomínios fechados é a existênia de poucas ruas, ambientes murados e com amenidades. Condomínios de porte menor geralmente contam somente com uma área em comum para todos os moradores, já os condomínios maiores chegam a ter infra-estruturas muito complexas, fazendo com que os moradores sejam praticamente independentes do contato externo.

Comunidade – condomínio fechado

O Condomínio Fechado

O Condomínio Fechado

Em uma comunidade, há uma idéia de que existe algo como um capital social entre os envolvidos e esta noção muitas vezes se confunde com a idéia do condominio, mas ambos não tem muito a ver, uma vez que nos condomínios a situação é diferente. Em algumas culturas os condomínios são vistos como uma espécie de enclave regional, como uma contribuição negativa à sociedade de forma geral, tendo em vista a alienação social e segregação que eles promovem.

A segurança

De maneira geral os sistemas de segurança de condomínios são muito fortes e mantidos por empresas particulares. Desta forma é bastante comum que as pessoas façam comparações entre os condomínios fechados e os fortes militares. Alguns críticos chegam a ver esta segurança como uma espécie de presídio.

Amenidades

Benefícios

Benefícios

Denominan-se amenidades comuns os benefícios aos quais todos os moradores dos condomínios fechados podem usufruir de forma conjunta, ou seja, é de livre acesso a todos os moradores. Porém tais amenidades vão depender muito da composição demográfica, localização e estrutura do condomínio fechado. Algumas amenidades mais típicas são: piscinas, academias, quadra de tênis, salão de festas, centro de jogos, playgrounds, espaço gourmet, campo de golfe, jacuzzis, marinas, etc.

Acesso restrito

Em determinados condomínios não é permitida a entrada de pessoas estranhas, que não sejam moradores, sendo que para entrar é preciso se registrar e fornecer o número de sua identidade, além de indicar um amigo que faça parte do condomínio e este deve autorizar a entrada do visitante junto aos guardas do portão.

Vantagens

Moradores

Moradores

Em condomínios fechados não há necessidade de patrulhamento policial público, e isto favorece a situação para estas forças policiais e para a sociedade como um todo, pois reduz a pressão sobre estes sistemas locais. Nos condomínios fechados há muros, monitoramento por meio de circuitos internos de TV, patrulhamento realizado por seguranças particulares, etc. Todo este processo de segurança pode ser denominado como uma espécie de privatização da segurança.

As propostas

Os condomínios pautam suas propostas em basicamente 4 modelos principais que são: prestígio, estilo de vida, segurança e propósitos especiais. O prestígio representa a venda de espaços de status. O estilo de vida pode ser aposentados, country club, etc. Como propósitos especiais podemos citar o exemplo de condomínios feitos exclusivamente para estrangeiros, ocidentais, etc. E a segurança é que parece ser o grande atrativo dos condomínios fechados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *