Paisagismo e Jardinagem

Pessoas que apreciam o assunto, que gostam de mexer na terra e cuidar do jardim de sua casa estão sempre buscando aprender mais sobre paisagismo e jardinagem, pois os conhecimentos novos podem ser testados na prática. Quem pretende lidar com a arte da jardinagem é necessário que tenha em mente, em primeiro lugar, a importância de planejar os espaços, pois este planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

É importante apreciar

Paisagismo e Jardinagem

Paisagismo e Jardinagem

Pessoas talhadas para lidar com paisagismo e jardinagem dificilmente serão indiferentes ao passarem por jardins, especialmente se neste espaço houverem pontos estratégicos para paradas e momentos de contemplação e observação. Caso contrário o jardim em questão não estará cumprindo as suas funções de encantamento, ou seja, não estará sendo eficiente.

Benedito Abbud é um renomado paisagista que atua no mercado brasileiro, e segundo seus ideais o paisagismo provavelmente seja a única forma de expressar a arte na qual existe a participação dos 5 sentidos, sendo assim existe para isso a necessidade de uma experiência sensorial muito rica.

O aroma das flores e de plantas aromáticas, o barulho de folhas ao vento, de pássaros, a visão agradável das flores, de esculturas e paisagens, o paladar de frutos no pomar bem como o tato exercido por meio das texturas das plantas, todos estes detalhes compõe um rico cenário de paisagismo, cumprindo sua função que é o encantamento dos seres humanos. Este sentimento faz brotar nossa essência, é resgatado o prazer e o desejo de viver mais próximo a natureza respeitando seus ciclos e suas faces.

Cuidados típicos de inverno

Plantas

Plantas

Nesta estação a grande maioria das plantas se encontra em estado de dormência, então esta é a época ideal para a realização de podas e também de transplantes. Existem dois tipos básicos de poda, a de limpeza e a de condução. A primeira consiste na retirada de galhos quebrados, galhos secos e más formações.

Na condução o intuito é melhorar o aspecto geral da planta permitindo uma boa aeração e também uma melhor entrada de luz. Utilize serrotes e tesouras bem afiados, desta forma evitando mascar os galhos, pois isto favorece a entrada indesejável de bactérias e fungos.

Geada

Fotos

Fotos

Plantas tropicais merecem ser cobertas com sombrite, pois são bem mais sensíveis ao frio. Outra dica é molhar as plantas pela manhã, desta forma auxilia no degelo evitando que as plantas sofram queima.

Regas

Devem ser feitas com pouca frequência, 2 vezes na semana apenas e pela manhã evitando assim que as plantas passem a noite molhadas. Nesta época do ano as plantas tem uma redução considerável em sua necessidade hídrica, além disso o excesso de umidade poderia favorecer o surgimento de fungos nocivos a saúde das plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *