?> Inadimplência no Pagamento do Condomínio - Cobrança e Pagamento | Imóveis Cultura Mix

Inadimplência no Pagamento do Condomínio

Muitas vezes, ouvimos reclamações das pessoas que moram em condomínio dizendo estarem cansadas da inadimplência no pagamento do condomínio por outros condôminos, e essa é uma situação muito difícil e complicada e que deve ser resolvida com muita calma e com diálogo.

Conviver com a inadimplência no pagamento por outros condôminos acaba sendo revoltante para aquelas pessoas que mantém em dia suas contas e compromissos com o condomínio onde vive, pois arcar com as despesas de outro morador não é nada agradável, e sim revoltante. E o pior dessa situação é que o condomínio tem que honrar seus deveres financeiros e sua fonte de renda vem dos moradores.

Aumenta Inadimplência

Aumenta Inadimplência

Os Dados de Inadimplência

Alguns dados revelam que a inadimplência em condomínios chega a aproximadamente 25%, entre os moradores, e é um valor relativamente alto, pois muitos condôminos estão sofrendo com esse problema. Um problema maior e mais revoltante é que quando o condômino paga as taxas dos inadimplentes, ele não pode reivindicar o seu dinheiro de volta e somente o condomínio pode tentar negociar com o devedor ou acioná-lo na Justiça.

Condomínio

Condomínio

Resolvendo o Problema da Inadimplência

Para resolver o problema da inadimplência no pagamento do condomínio, a melhor maneira é tentar negociar a dívida de uma maneira amigável, pois a cobrança judicial pode levar em média, oito anos. E o boleto bancário do condomínio não pode ser protestado como um cheque, porque ele não é considerado um título de crédito.

Caso o condomínio resolve acionar o inadimplente na Justiça, haverá uma audiência que será marcada pelo juiz, em busca de solução para tal problema. A audiência é marcada em um prazo de aproximadamente três meses. Se o inadimplente for condenado, ele tem o direito de mover recurso pedindo apelação. E dessa forma, enquanto o condômino não for julgado, a sentença fica suspensa e o condomínio não poderá cobrar o inadimplente.

Caso o tribunal julgue a ação a favor do condomínio, a dívida pode demorar a ser quitada, pois mesmo que o condenado tenha 24 horas, a partir do momento em que foi condenado, para pagar a dívida, geralmente isso não ocorre, e a solução passa a ser a chamada penhora dos bens, e muitas vezes, do imóvel. Para que todo esse procedimento seja realizado, o judiciário irá nomear um perito que avaliará o bem, e depois o condomínio divulga o edital de leilão em jornais, para que tal medida seja realizada.

Pagamento de Condomínio

Pagamento de Condomínio

Causa Vencida

Se o condomínio vencer a causa ele terá que decidir o que fará com o dinheiro que recebeu do inadimplente. A parcela recebida pode ser destinada para vários fins, mas deve ser convocada a assembléia geral para decidir o destino do dinheiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *