Condomínios Ganham Selo Ambiental

As ações para recuperar a degradação sofrida pelo meio ambiente e preservar os ecossistemas, precisam acontecer no cotidiano de todos nós para que o planeta possa se recuperar das agressões sofridas ao longo da evolução do homem e oferecer as gerações vindouras um planeta capaz de possibilitar qualidade de vida aos seus habitantes. Acreditando nessa verdade uma empresa administradora de condomínios de São Paulo lançou o primeiro projeto de sustentabilidade ambiental  nos condomínios brasileiros.

O programa Lello Meio ambiente foi o primeiro de muitos programas criados posteriormente, onde condomínios de casas e apartamentos, residências e comerciais recebem a certificação, concedidas pelas empresas aos empreendimentos que apresentarem projetos de melhorias ambientais no cotidiano de seus condomínios, incentivando desta forma a implantação de ações em prol da proteção ambiental em todo o país.

O programa ganhou o apoio do setor imobiliário em todo o Brasil e se disseminou por todas as regiões, onde são desenvolvidos projetos ambientais de diversas categorias e espécies, de acordo com a realidade de cada condomínio, objetivando o bem comum e a comodidade em condomínios, entretanto um dos programas mais comuns em condomínios que tem o selo ambiental são os projetos de reutilização da água, junto a diversas formas de incentivo ao uso racional da água. Com a implantação de sistemas de reuso da água, além de ser uma medida ecologicamente correta há uma economia financeira considerável, uma vez que o consumo de água reduz em média cerca de 40%. Esse sistema consiste no reaproveitamento no que se chama “água cinza”, ou seja, água provenientes dos lavatórios e chuveiro que depois de coletada passa por um processo de tratamento no próprio condomínio e é reutilizada em áreas comuns de jardins e limpeza, vasos sanitários e outros destinos semelhantes. Uma forma inteligente de economizar água, dinheiro sem que os moradores dos imóveis precisem mudar seus hábitos.

Outras ações desenvolvidas em condomínios que ganharam o selo ambiental é a coleta seletiva do lixo que é realizada nos edifícios aliada a outras ações que tem o objetivo de orientar e esclarecer os moradores quanto a importância de realizar a coleta seletiva e um manual do proprietário acerca do assunto. Sensores de presença que apagam e desligam automaticamente os bicos de luz também são medidas inteligentes que ajudam a economizar os recursos naturais importantes e tem um resultado positivo direto no bolso dos moradores.

Enfim, existem muitas pesquisas no setor imobiliários e da construção civil acerca das questões ambientais e além do selo ambiental projetos semelhantes oferecem a etiqueta de eficiência energética e outros títulos, que no entanto, apesar de possuírem designações diferentes tem um mesmo objetivo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida de seus moradores. E como conseqüência direta, alem destas já mencionadas, os condomínios que tem o selo ambiental ou outros compatíveis tem uma importante valoração no mercado imobiliário brasileiro e maiores facilidades de negociação, o que faz com que as construtoras estejam cada dia mais atentas a estes aspectos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *