?> O Que É Mdf Naval? Para Que Serve? | Imóveis Cultura Mix

O Que É Mdf Naval? Para Que Serve?

O Que É Mdf?

O MDF ou Medium Density Fiberboard, que em português pode ser traduzido como Placa de Fibra de Média Densidade, é um material muito difundido ao redor de todo o mundo e que foi derivado da madeira, que são aqueles que apesar de serem constituídos da madeira, visam contornar todas as suas limitações e potencializar seus pontos positivos. Assim sendo, as principais características do MDF comum são de ser um material plano, denso e uniforme, não contando com nós, por exemplo. A principal aplicação desse material é a utilização em móveis, funcionando como uma ótima alternativa para o uso da madeira, sendo problemático somente quando é necessário uma maior resistência ou rigidez.

A fabricação do MDF é feita por meio da aglutinação de algumas fibras de madeira juntamente com algumas resinas sintéticas e outros tipos de aditivos e complementos. O primeiro passo para a produção é fazer a extração das fibras da madeira e depois disso cozinhá-las com um vapor e uma pressão corretos, fazendo a separação correta e de maneira uniforme. Em seguida, acontece a união dessas fibras separadas com as resinas e após isso acontece outro processo de aquecimento e também um processo de prensagem, que faz com que a placa fique com o tamanho escolhido.

O MDF é um material consideravelmente recente, tendo sido produzido pela primeira vez nos Estados Unidos no começo dos anos sessenta, sendo que nos anos setenta esse produto chegou na Europa, sendo produzido em maior escala na Alemanha e na Espanha, chegando no Brasil para a produção somente no ano de 1994.

As características mecânicas do MDF e também sua consistência é bem semelhante a da cortiça, e são um pouco superiores as do aglomerado, já que o MDF possui uma estabilidade consideravelmente boa e uma grande capacidade de absorver tinturas. Além disso, a forma uniforme como as fibras são distribuídas fazem com que o MDF seja bastante homogêneo, possibilitando também um acabamento envernizado ao material.

Uma das principais preocupações a respeito do MDF é a utilização do formaldeído na composição de suas resinas de união do material, já que ele oferece uma série de riscos para a saúde, incluindo possibilidade de câncer, por exemplo. Assim sendo para manusear esse produto é importante levar em conta medidas preventivas, e a longo prazo, não se tem muita certeza do que o uso pode ocasionar.

As chapas de MDF podem ser construídas com as mais diversas características, que são pensadas de acordo com o que será utilizada no fim do processo. Além das chapas normais que já foram apresentadas, também é possível encontrar chapas que são resistentes ao fogo e também as que são resistentes a água – sendo essa última o foco do artigo de hoje. – Existem também chapas que são constituídas com uma maior quantia de plástico, que faz com que elas sejam utilizadas em aplicações onde seja necessário um material mais flexível e tenaz. As espessuras dessas placas podem girar em torno de três a sessenta milímetros, sendo que as mais grossas geralmente são utilizadas em aplicações mais estruturais ou mobiliarias.

O MDF já foi amplamente apresentado acima, e uma das variações dele é o MDF Naval, e ele será apresentado agora, juntamente com suas utilizações.

O Que É E Para Que Serve O MDF Naval?

O MDF Naval, também conhecido como MDF ultra, conta com algumas características bastante particulares e singulares, que fazem com ele seja facilmente identificado, pois sua coloração é verde e toda a sua superfície não conta com rugosidades, além de ser possível realizar laqueamentos e não possuir revestimentos, e dessa forma, com todas essas condições, ele se torna um ótimo material para ser usado em rodapés, em superfícies externas, locais que estejam sujeitos a umidade – como banheiros, cozinhas, laboratórios, interior de barcos –  ou ainda a grande exposição ao sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *