Clima mundial
É possível acompanhar diariamente através da mídia as catástrofes climáticas e as alterações que estão acontecendo rapidamente no clima mundial. Os pesquisadores dizem que mudanças como estas, tão aceleradas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos, nunca foram vistas. Ondas de calor de até 40° Celsius têm castigado a Europa, fortes furacões causam destruição e mortes em várias partes do planeta e o número de desertos aumenta a cada dia.
Causas naturais ou ações do homem têm sido sugeridas para explicar o fenômeno. Parte da comunidade científica atribui isso a um processo natural, afirmando que o planeta encontra-se numa fase de mudança natural, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.
Causas do aquecimento global
Porém as principais causas para o a aquecimento global são atribuídas à ação do homem que intensifica o efeito de estufa através do aumento da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima desses elementos produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) que criam uma camada de difícil dispersão e retêm o calor proveniente das radiações solares, acarretando o aumento da temperatura. A impermeabilização do solo, o desmatamento, a queimada de florestas e matas e também contribuem neste processo.
Com o aumento da temperatura é interessante rever o que os nossos antepassados faziam em suas moradias para viver com conforto climático. Em geral, optavam para que o lugar onde fosse construída a moradia estivesse voltado para o sol. Varandas com telhados largos eram bem vistas, pois fazem sombra e impedem a entrada do calor. Felizmente temos a vantagem de possuir a tecnologia à disposição. Mesmo assim, é possível encontrar soluções simples sem gastar muito dinheiro e energia.
Colaborando para combater o aquecimento
Pintar os telhados de branco colabora no combate ao aquecimento global, é o que diz o estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia. Enquanto as coberturas de cores escuras retêm 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades que possuíssem maior quantidade de telhados brancos sofreriam menos com a ação das ilhas de calor. Além disso, os ambientes necessitariam menos do ar condicionado já que a temperatura interna também diminuiria – o que reduziria o consumo de energia e as emissões de CO2.
Outra solução indicada são os chamados telhados verdes. Nesta técnica pequenos jardins são colocados no telhado isolando a residência do ambiente externo, impedindo a entrada de calor no verão e à saída de calor no inverno, economizando também com aquecedores. A idéia dos telhados verdes sai um pouco mais cara, mas é mais eficaz, pois além de combater o aumento das temperaturas do globo, como as coberturas brancas, têm reduz a velocidade de vazão da água das chuvas, evitando enchentes.
Neto