O inverno é a época do ano que mais devemos ter cuidados com a limpeza da casa, pois é nessa estação que surgem as doenças, especialmente as respiratórias. Isso serve especialmente para aquelas pessoas que moram nas regiões Sudeste e Sul, mas, não quer dizer que durante o período de seca a casa não deva ser muito bem limpa, já que nessa época a poeira impera e o número de alérgicos aumenta grandemente.
Já pensou numa casa toda empoeirada e repleta de ácaros, pois é assim que fica a sua casa quando você não a higieniza da forma correta. Para acabar ou minimizar os efeitos causados pelo pó e pela poluição, nada melhor que usar o aspirador de pó.
O aspirador de pó é excelente para lugares onde há crianças e pessoas com problemas alérgicos ou de respiração, pois não propaga o pó, removendo-o e não deixa que o mesmo se espalhe por outros lugares e móveis. Além disso, como quase sempre as casas estão fechadas, não se costuma propiciar um arejamento do ambiente, apenas no fim de semana, o que faz com que o ar fique mais carregado.
Para Fazer a Limpeza do Chão
Sem sombra de dúvida para fazer esse tipo de limpeza o melhor é utilizar o Aspirador de Pó, e ele serve para aspirar o sofá, o chão, tapetes, cortinas, colchão, sem deixar que o pó fique espalhado por todos os cantos da casa. Quase sempre os aspiradores menores são o melhores, por terem uma maior praticidade de manuseio, especialmente para aquelas pessoas que moram em pequenos apartamentos.
A Melhor Limpeza Para os Alérgicos e o Aspirador de Pó
Para começar uma limpeza eficiente é preciso que seja deixado de lado o espanador e a vassoura. Ambos apenas possuem a capacidade de espalhar a poeira, fazendo com que mais e mais ácaros sejam jogados no ar. Por isso, o aspirador de pó é a forma mais eficiente de se limpar a casa, mas é importante saber se o mesmo contém o HEPA, sendo responsável pela filtragem dos elementos que causam alergia, contado com uma eficácia de aproximadamente 99%.
Uma pessoa que sofre com alergias precisa evitar de fazer a limpeza da casa, ainda que seja usando o aspirador de pó ou até mesmo entrar no local quando o mesmo tenha sido usado recentemente, já que as substâncias alergênicas podem ainda estar flutuando por um período de até 30 minutos.
As superfícies dos móveis deve ser limpa usando um pano úmido ao menos uma vez durante a semana. Mas cuidado com os produtos utilizados. Assim a poeira não acumula e ainda não se espalha, causando futuros problemas à saúde.
Usando o Aspirador de Pó da Forma Correta
O aspirador, por ser um eletrodoméstico bastante versátil, acaba se tornando um aliado de grande valor durante a limpeza doméstica, chegando a todos os cantinhos, inclusive, determinados modelos têm a propriedade de aspirar líquidos. Sua maior vantagem fica por conta de sua rapidez, alcançando os lugares mais altos, difíceis, sendo perfeito para quem tem crianças em casa, já que através da limpeza não há a dissipação da poeira.
Dicas Importantes
- Antes de tudo é necessário saber qual o tipo de modelo do aspirador de pó que se tem casa: aspirador de pó e líquido, aspirador de pó comum, aspirador com adaptação multifuncional, capaz de secar e lavar tapetes, sofás e cortinas, dentre outros.
- Para fazer a limpeza do cotidiano use o aspirador juntamente com o bocal multiuso, e assim, faça a aspiração de o chão, dos tapetes, carpetes e sofás.
- Para fazer a remoção do excesso de pelos que os animais de estimação possam ter deixado pela casa, use o bocal próprio para tecido, sendo este menos agressivo.
- Caso sua residência seja composta de piso frio, use o aspirador com o bocal próprio para limpar pisos, já que ele conta com uma especial proteção para evitar arranhões e riscos.
- Para se fazer uma limpeza que seja mais eficiente em carpetes e tapetes o mais recomendado é o bocal em escova, ele retira os fios, aspira o pó que fica grudado aos tecidos.
Um Bocal Para Cada Situação
O bocal é aquela peça que fica em contato com a área a ser limpa. Em razão disso, os fabricantes do produto têm confeccionado soluções bastante diferentes para que se possam se adaptar até aos lugares com menor acessibilidade dos ambientes de sua casa.
Modelos Que Podem Ser Encontrados
Bocal para frestas e cantos: São perfeitos para remova toda a sujeira dos rodapés, dos cantos da sala, as sujeiras do teto, como as teias de aranha, usando para isso uma mangueira mais comprida que vem com o aspirador.
Bocal Multiuso: O próprio nome do bocal já expressa suas funcionalidades, servindo para a limpeza de tapete, cortinas grossas, carpete e tudo o mais.
Bocal escova: o melhor para a limpeza de tapetes e carpetes, pois enquanto aspira o pó, retira as linhas e fios de cabelo que se escondem nas fibras do tapete. Adorei!
Bocal Para Ser Usado Em Tecidos: Esse é um bocal que apresenta menor teor de agressividade frente aos demais, próprio para não comprometer as fibras dos tecidos. Ideal para se fazer a limpeza das roupas que estão há bastante tempo guardadas no armário, servindo ainda para remover traças e mofos dos ambientes.
Bocal Próprio Para Ser Usado em Pisos: Este tipo de peça fora projetada para ser usada na limpeza de porcelanatos, pisos frios, e ainda em pisos flutuantes. Além disso, ainda podem ser utilizados em tapetes e carpetes. Possui especial proteção nas laterais para não causar danos ao piso.
Bocal Para a Limpeza de estofados: Possui escovas pequenas escovas nas laterais, com menor resistência que as próprias para tapetes e ainda mais firmes que aquelas usadas nos tecidos. Elas auxiliam na remoção de sujeira nas fibras, como cinza de cigarro, poeira, cabelos, pelos, enfim, tudo que se enrola nas fibras e que, sem a utilização da escova a sucção não seria possível se fazer a remoção.