O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) definiu Parques Ambientais como áreas com características naturais espetaculares ou únicas, que são de grande importância ao país e que preservam o meio ambiente. Além disso, essas áreas também servem como locais de pesquisas científicas, de educação ambiental e como um lugar de lazer. Há alguns anos, o IBAMA iniciou um programa que privatiza os serviços, possibilitando agora uma melhor administração e melhorias aos parques, consequentemente, o número de turistas que visitam os Parques Ambientais tem aumentado mais e mais a cada ano.
Características
Normalmente os Parques Ambientais estão juntos à vegetação de Mata Atlântica, e é na Floresta Amazônica que se encontram os maiores quanto a área territorial ou extensão. Não há um sequer em terreno de caatinga. No pantanal, apenas o Parque do Pantanal Mato-Grossense. No cerrado existem alguns, porém pequenos como o Parque das Emas. Lembrando que também existem outros dois importantes parques que se encontram no meio do mar, estes são: Parque Nacional Marinho de Abrolho e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
Alguns Parques Ambientais
O Brasil possui hoje 42 parques nacionais. Destes, 35 são abertos ao publico e visitação, e somando-os, atingem uma área maior que 10 milhões de hectares. Alguns parques ambientais brasileiros são muito conhecidos, como exemplo tem o Parque Nacional do Itatiaia, que foi o primeiro a parque a ser criado; e o Parque Nacional do Iguaçu, este ultimo foi considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Também há os parques com grande capacidade de crescimento e conhecimento, só que não são ainda tão reconhecidos, como o Parque de Ubajara – Ceará. Este se localiza na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde está a bela gruta de Ubajara e o de Aparados da Serra, além de ocupar uma grande e importante área da Mata Atlântica e o cânion do Itaimbezinho.
Outro grande exemplo de parque é um que foi criado em 1959: o Parque Nacional do Araguaia. Ele possui uma área de 560 mil hectares e conseguiu se desenvolver em uma área protegida, assim se tornou um modelo para a preservação de outros parques. Além desses ainda há alguns maiores que o do Araguaia, são eles: Parque Nacional da Amazônia que tem 1 milhão de hectares; Parque do Pico da Neblina, com 2,2 milhões de hectares; e o Parque do Jaú, sendo este ultimo o maior de todos com quase 2,3 milhões de hectares (quase o tamanho de toda a Bélgica). Todos os três se encontram no estado do Amazonas.
Parques mais visitados
O Parque da Tijuca – Rio de Janeiro, é o Parque Ambiental mais visitado do Brasil, ele chega a receber aproximadamente 1,5 milhões de turistas por ano. O Cristo Redentor é uma obra prima que está inserida dentro deste grandioso parque. Logo em seguida, em segundo lugar quanto a visitação, está o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, com mais de 1 milhão de visitantes a cada ano.
Samuel Castro