?> Como Montar Um Canto de Estudo Para Crianças | Imóveis Cultura Mix

Como Montar Um Canto de Estudo Para Crianças

As crianças precisam de um lugar para estudar de forma que se concentrem e não acabem brincando no momento de falar sério. Esse espaço deve ser pensado para atender todas as necessidades delas, como por exemplo, quando for necessário fazer um trabalho escolar e acima de tudo, deve ser confortável.

No cantinho de estudo para as crianças quando já existe, deve ser planejado novamente para cada ano letivo. Quando se inicia um novo período escolar é hora de descartar o que foi usado e não será mais e replanejar o ambiente. Prateleiras e caixas são sempre muito bem-vindas para concluir a decoração.

Mais do que um cantinho bonito, que pode fazer parte do quarto da criança ou ser aproveitado um outro espaço da casa, ele deverá ser funcional e bem planejado. Aliás, organização é requisito básico para que esse espaço funcione.

Se for no quarto, antes de pensar no canto de estudos para criança pense na arrumação como um todo. Fazer uma faxina geral no espaço incluindo a retira de brinquedos velhos é um dos passos para ter sucesso com o objetivo final.

Não se pode acrescentar nada em um espaço que já é cheio sem retirar o que é demais ou não serve mais. Doe aquilo que não serve e troque por aquilo que servirá naquele ano. As crianças crescem e as prioridades, assim como as necessidades mudam e os pais devem sempre ir em busca de adaptação.

Considere que o primeiro passo é liberar o espaço que se transformará em canto de estudos para as crianças e daqui em diante pense em como montá-lo.

Siga as Dicas de Ideias que Decoradores Usam Para Criar o Espaço Estudo em Casa

  • Primeiro passo: deixar o espaço limpo e arrumado. Tire tudo aquilo que está sobrando.
  • O mais importante para montar um canto de estudos para criança em casa é ter como objetivo a valorização da praticidade. Principalmente, quando falamos daqueles objetos que a criança deverá usar no seu dia a dia.
  • Alguns elementos são fundamentais para que esse espaço seja funcional, como por exemplo, caixas organizadoras, nichos, cabideiros, arquivos de plástico. O seu filho precisa sentir que ele tem um “escritório” para dar continuidade aos estudos que iniciaram na escola.
  • É muito importante que o que seu filho precisa seja de fácil acesso. Nada de colocar estantes muito altas, folhas tão bem guardadas que ele não achará nunca. As coisas devem estar organizadas, mas de forma que possam ser encontradas facilmente e tudo respeitando a altura da criança.
  • Quando existe um espaço para colocar um móvel, além de uma boa mesa e de uma cadeira confortável, que acima de tudo, favoreça a boa postura da criança enquanto estiver sentada, coloque uma estante. Esse móvel ajuda a manter a boa organização do canto de estudos. Mas, não subestime a funcionalidade das prateleiras. Na falta de espaço elas podem substituir a estante. E para que os materiais não fiquem expostos a poeira, basta usar caixas, cestas com tampas e outros objetos para deixar tudo guardado e sobre as prateleiras.
  • Tudo aquilo que não é usado com tanta frequência, como por exemplo, os livros que já foram lidos ou DVDs devem ficar nas prateleiras mais altas. Mas, mesmo assim, elas devem ser acessíveis a criança dona do espaço. Não coloque uma prateleira em uma altura que o seu filho precise pegar a cadeira para chegar até ela e pode acabar se machucando.
  • Se você souber separar os materiais usando a maneira correta será mais fácil de encontrá-las e etiquetas sempre são boas opções para marcar as caixas e o que tem dentro de cada uma delas, por exemplo.
  • Você pode usar “regras” como grupo do tipo de coisa para guardar ou grupo das coisas que serão usadas naquela dia ou naquela semana ou ainda material para trabalho de educação artística, etc. Encontre a melhor maneira de separar o material dos seus filhos para que fique fácil encontrá-lo quando necessário.
  • Sobre a mesa de estudos deve permanecer somente aquilo indispensável para o dia a dia, como por exemplo, o porta-canetas com lápis, caneta, apontador, borracha e sempre ter um bloco de anotações pequeno em um dos cantos. Nada de encher a mesa com objetos de decoração ou livros.
  • Alguns arquitetos defendem que durante as arrumações no canto de estudos para crianças é um grande erro guardar tudo em lugares fechados. Ele diz que é um método para esconder a bagunça e por isso, gavetas e armários ficam cheios de coisas que ninguém nem sabe o que tem dentro. Voltamos ao ponto do início. Primeiro a arrumação e depois a organização do que é realmente necessário para o seu filho estudar.
  • Colocar um quadro na frente da mesa ou próximo a ele em que o seu filho possa colocar lembretes de trabalhos que deverão ser entregues, atividades de grupo, que material deverá ser levado para a escola em determinado dia, também é uma boa opção. Sem falar que é um bom modo de fazer com que ele aprenda a pegar para si as próprias responsabilidades. Vale ressaltar que isso não exime os pais de controlarem os cadernos, cadernetas e o que o filho está fazendo diariamente na escola, principalmente, em determinadas idades é fundamental.
  • A disposição dos móveis é de extrema importância. É necessário evitar lugares que o sol bate por horas e muito forte, que venta muito ou que não venta nada, lugares escuros. A proximidade com a janela da mesa é sempre uma boa opção, porque a iluminação natural é bem melhor do que aquela artificial, mas observe o horário e se o sol entra com tudo. Outro truque é não deixar que a mesa fique de frente para porta para que a passagem das pessoas não distraiam a criança que deve estar concentrada estudando. A opção deve sempre ser por um lugar tranquilo, com boa iluminação e com boa circulação de ar.
  • É importante que não falte nada para a realização dos trabalhos escolares. Uma vez ou outra, confira com o seu filho se o material é suficiente ou se é necessário fazer reposição.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *