?> Como Evitar a Maresia | Imóveis Cultura Mix

Como Evitar a Maresia

Morar à beira mar é sempre muito agradável. Mas quem mora em cidades litorâneas enfrenta um problema sério: a maresia. Esta névoa migrante dos oceanos para a região de terra é bem agradável para o clima, deixa os dias mais frios, mas traz problemas aos moradores próximos. A névoa é formada por gotículas de água do mar e diversos outros componentes marinhos, como o sal, causando danos aos móveis e tudo o mais feito de ferro e metais reativos com o sal.

Como Evitar os Danos da Maresia em Carros

A indústria automobilística é bem avançada hoje, mas não ao ponto de criar todas as partes de um carro de aço ou outro material tão resistente quanto o ferro. O problema disso é que o ferro enferruja bem rápido quando se está usando o carro em regiões à beira mar, mas dá para evitar danos ao veículo.

Já há no seu carro uma grande proteção antiferrugem aplicada no seu veículo antes da pintura, mas ela só funciona se não houver rasgões ou quebras. Por isso o indicado é sempre evitar arranhões ou os cobrir rápido e da forma adequada.

Para garantir um bom funcionamento do motor, é preciso avaliar todas as peças de ferro do seu carro ou com metais facilmente corroídos pela maresia eventualmente, especialmente após uma estada à beira mar (em uma casa de praia, por exemplo). Os principais pontos a serem observados são: filtros de ar, terminais de bateria, conectores elétricos,  e equipamento de lubrificação.

Tente evitar o contato direto com a água do mar, pois mesmo os carros mais novos podem sofrer com isso. O indicado é cobrir o carro ou o deixar relativamente distante da praia se for passar uma temporada perto da água salgada. Em especial à noite, quando os ventos mais intensos e vão do mar para o litoral.

Nas Grades, Aplique Zarcão

Antes de aplicar a tinta para grades comum no tom adequado, é uma boa dica aplicar zarcão. Vendido em lojas de material para construção, ele serve para proteger materiais de ferro da corrosão e ferrugem. Não é necessário mais que uma aplicação no ferro ainda virgem para garantir uma maior durabilidade de grades e portões.

Aplique Verniz nos Móveis

Móveis também costumam sofrer com a ação da umidade e maresia, e o verniz pode ajudar com isso. Esse produto cria uma camada protetora ao longo do item, evitando desgaste pela névoa de umidade e ajudando a manter a madeira com brilho eterno. Como sempre há uma camada (na maior parte dos casos) de verniz nos móveis, você pode apenas renovar a cada dois ou três anos se mora muito próximo da praia.

Tente Deixar a sua Casa Mais Quente

Não é apenas o sal da maresia o problema de sua residência. A umidade também, causando danos às paredes e revestimentos e as vezes bem caros de resolver. Por isso o indicado é tentar deixar o ambiente interno mais quente. Alguns truques podem ajudar, como abrir a janela nas horas do dia mais quente e fechá-las à noite. Ao invés de deixar tudo aberto, deixe apenas pequenas frestas para o ar frio entrar, mas sem tanta umidade.

Desumidificadores de ar podem deixar o espaço mais quente e retiram a maior parte da umidade, quando não toda, e podem ajudar a evitar mofos, manchas e até ferrugem dependendo do quão potente ele for.

Outra dica para evitar os efeitos nocivos da umidade é usar secador de cabelo nos móveis. Não jatos diretos, mas alguns pequenos jatos em regiões mais frias tanto dos móveis como paredes. Atrás de cômodas e paredes e perto do teto são bons espaços para usar nossa dica.

Aplique uma Camada de Cal Virgem e Cola na Parede

O cal virgem deve ser usado na parede antes de ser aplicada a tinta. O cal deve ser usado com cola branca do tipo escolar. Esta pequena mistura barata poderá ajudar a conter a umidade, criando uma camada protetora na sua parede que vai evitar que a umidade alcance sua parede. Isso deixa o mofo longe e evita doenças alérgicas causadas pelo fungo aos membros de sua casa.

Pinte a Casa a Cada Dois Anos

A maresia corrói a pintura, por isso casas de beira mar ficam com um aspecto mais velho bem mais rapidamente que as casas mais distantes. O período ideal de repintura é de dois anos para manter o visual lindo da casa e proteger sua parede também. Tinta para parede é um revestimento não apenas decorativo, mas protetor também.

Mas ao escolher o material a ser usado, alguns cuidados. Um deles é optar por tinta com alta durabilidade, se possível as que suportam água. Para revestimentos internos, pode ser qualquer uma, mas para os externos ela precisa suportar água para poder se dar bem conta umidade sem corroer fácil e cair. Escolha anti mofo também. O investimento será um pouco mais alto, mas vale a pena.

Cubra os Eletrodomésticos

Com um pano ao menos. Não vai mudar muita coisa, mas ao menos vai ajudar a aliviar o contato dos itens com a umidade, corroendo por dentro. Também evite deixar objetos como máquina de lavar e fogão molhados pelo mesmo motivo. Já existem no mercado capas práticas para máquina de lavar, geladeira e até carro. Mas nada que um lençol não resolva, não é mesmo?

Use Cal Virgem em Potinhos

Bem como gesso e sílica gel. São produtos bacanas para reter a umidade do ambiente e assim deixar o local livre do mofo. Podem ser usados em qualquer espaço da casa e não vão causar problema de forma alguma. Alguns destes produtos são vendidos em saquinhos para colocar em gavetas e guarda roupa e são ótimos para quem deseja uma forma prática de evitar mofo em roupas, bolsas e calçados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *