Quando pensamos em decoração, pensamos no que podemos fazer de diferente para deixar nossa casa ainda mais bonita, afinal quem não gosta de fazer uma decoração linda e ainda estar na moda? Pensando nisso, a dica a seguir é para usar espelhos na decoração do seu lar, fique ciente que espelho é um ótimo ajudante na hora de deixarmos os ambientes pequenos com a impressão de maiores, e de deixar qualquer ambiente com uma cara nova e sofisticada. Então vamos começar entendendo o porquê de escolhermos o espelho como o centro dessa decoração.
O Porquê De Utilizar Espelhos Em Uma Decoração
Pode parecer estranho, mas espelhos são sempre bem vindos em decoração. O problema está justamente quando não se sabe usar, além do bom senso deve-se haver um estudo e um cuidado para não tornar o uso do espelho cansativo.
Se você tem o desejo de usar este objeto na decoração de sua casa e não tem a mínima noção de como fazer isso veja as dicas a seguir e procure usá-las para deixar seu lar ainda mais bonito.
Dicas De Como Usar Espelhos Na Decoração Da Casa
Fique Atento Para Os Locais Onde Colocar Os Espelhos:
Lembre-se de colocar os espelhos em locais estratégicos, nada de sair espalhando uma parede enorme de espelho sem fazer um estudo. Deve-se tomar cuidado, pois o espelho quando bem utilizado dá ótimas sensações, como a do ambiente ser maior do que realmente é, além de ajudar na iluminação do cômodo ou corredor. Então se você mora em uma cidade com muito sol e sua casa é bastante iluminada tenha cuidado, pois ficar nesse ambiente poderá ser impossível devido à claridade.
Evite Os Excessos:
Ficar repetindo isso é chato, mas é de extrema importância, afinal espelhos demais ou demasiadamente grandes podem causar um efeito contrário do desejado. Ao invés de trazer aconchego e conforto, pode levar os transeuntes do ambiente a sentirem uma sensação de angústia, desconforto e aflição. Além de deixar as pessoas desnorteadas.
Espelhos São Muito Bem Vindos Nas Áreas De Circulação:
Essa é a dica que arquitetos e designers de interiores nos dão, o que eles afirmam é que por ser um espaço estreito, os espelhos dão uma sensação de amplitude para este tipo de ambiente. Dê preferência para revestir toda uma parede, em cima de um móvel e/ou com moldura de madeira. Nos quartos, coloque nas portas dos armários, eles causam o mesmo efeito que no corredor.
Espelhos Grandes, Sim!
Eles são permitidos, porém com cuidado. Nada de colocar espelhos grandes em frente a outros espelhos grandes, aquela sensação de infinito não é legal. Porém, quando colocado no final de um corredor ou em uma das laterais dá todo um charme e um efeito maravilhoso. Se for usar espelhos grandes, que ele não tenha muitas divisões, os espelhos em portas de armários e/ou guarda-roupas devem ficar lado a lado como se não houvesse separação, ou então em apenas uma das portas, para evitar a quebra.
Espelhos Divididos, Também Pode!
Entramos na contradição, usar ou não usar espelhos divididos? O que se recomenda é que não se divida. No entanto, em espaços muito grandes é interessante que haja a divisão. Os profissionais recomendam que se use espelhos pequenos dentro de molduras (a seu critério, na escolha), e se possível posicione objetos de interesse visual a frente desses quadros de espelhos, como vasos de flores. Desta foram, você deixará o ambiente e os espelhos mais charmosos.
Incrementando a Iluminação:
Já foi dito anteriormente, que os espelhos ajudam na iluminação dos ambientes. Este recurso é muito bom, pois ajuda a deixar o cômodo mais claro. Em contrapartida, deve-se tomar um extremo cuidado, se entra luz natural neste cômodo para que ela não bata diretamente no espelho, isso pode fazer com que ele fique inutilizado nos momentos em que o sol bata no espelho. E isso vale também para a iluminação artificial. A dica para deixar o ambiente maior e mais claro é sempre colocar o espelho em um ângulo de 90º graus em relação ao chão, ou seja, ele não pode estar inclinado.
O Espelho Combina Com Quase Tudo
Essa é uma das principais vantagens de se usar espelhos na decoração, eles combinam com quase tudo, qualquer material, tecido, cores, móveis. Eles são bem ecléticos e se adaptam bem a qualquer ambiente. Espelho só não combina com espelho em frente. Não combina com muita luz, em outras palavras, não combina com nada em excesso.
Escolhendo o Espelho Ideal
Pode parecer bobagem, mas escolher um espelho dá sim um certo trabalho, afinal não é encontrar o primeiro espelho, na primeira loja que estará tudo bem. Deve sim haver um estudo, se for colocar um espelho grande, em uma parede ou nas portas do guarda-roupa, você terá que medir o espaço que irá receber o espelho. De preferência, leve um profissional que trabalha com espelhos para fazer essa medição. Atenção, pois mesmo não havendo muitos impedimentos para o uso do espelho, é necessário que se tenha cuidado com suas escolhas.
Bom Senso Sempre!
E para finalizar, não custa nada reforçar que bom senso sempre é um bom aliado na decoração, não somente quando tratamos de espelhos. Na realidade em qualquer momento quando se deseja ambientar um cômodo de sua casa, ou no seu trabalho, é recomendado que se tenha bom senso. Evite os excessos e lembre-se das regras, cuidado com a quantidade e os tamanhos dos espelhos, o ambiente pode ficar com uma cara que você não deseje.
Agora que você já viu essas dicas, pode ficar tranquilo e partir para a pesquisa, afinal um bom trabalho começa sempre pela pesquisa. Procure aliar qualidade a um bom preço, não se esqueça de procurar bons profissionais, em alguns casos somente eles poderão fazer a instalação dos espelhos, portanto procure alguém de confiança. Revistas e sites do segmento dão ótimas ideias para você que não tem nenhuma, por isso, mãos a obra.
Pingback: Dicas para Decoração de Salas Pequenas | Imóveis - Cultura Mix