?> Dicas para Reformar o Sofá | Imóveis Cultura Mix

Dicas para Reformar o Sofá

Mudar estofados sempre é bom. Dá prazer comprar, é ótimo escolher e dá um tom novo na sua decoração. Mas para quem não pode e nem quer gastar muito, é possível mesmo assim incrementar na decoração e deixar seu dinheirinho extra para incrementar outros pontos do seu projeto decorativo.

Dá Para Reformar meu Sofá?

Infelizmente nem todo sofá dá para ser salvo. Dependendo do estado do estofado, pode ser mais vantajoso comprar um novo. O primeiro ponto a ser observado é a espuma, o acento. Ele está gasto demais? Dói sentar nele? Se estiver muito fundo, uma espuma de qualidade é quase o preço de um sofá novo.

A madeira interna precisa estar em bom estado também. Se ela for de qualidade, pode suportar mais uns anos apenas mudando o revestimento. Mas se ela estiver gasta, com mofo e cupim, não vale a pena: em pouco tempo você vai precisar de um estofado novo. Para saber qual o seu caso, é só levantar o sofá e dá uma olhadinha por baixo, ou remover a selagem de baixo e olhar por dentro. E faça isso você mesmo, pois nem todas as empresas de estofados são honestas o suficiente para barrar seu projeto por conta do estado interno do produto.

Por incrível que pareça, os sofás mais antigos são mais fáceis de estarem em bom estado e valem mais a pena uma reforma. Os antigos são feitos de peroba rosa, uma madeira extremamente resistente e, com boa conservação e sem cupins, dura mais de vinte anos sem qualquer problema. Já os mais modernos, pinus, são frágeis e não suportam o desmontar e montar, bem com mudanças.

Dê uma ‘Afofadinha’ a Mais

Muita gente foca em mudar o revestimento, o tecido do seu sofá. O grande problema disso é ter um sofá lindo em casa, mas nada confortável nem ao menos para sentar, quem dirá deitar? Para solucionar a questão, você deve avaliar também o estado seu acento e complementado com espuma.

Na reforma, espuma extra é colocada para nivelar encosto e acento, deixando não apenas o visual da peça como nova, como também o acento mais confortável. Você pode pedir ao profissional para colocar espumas extras ou trocar a sua existente, mantendo o padrão ou até deixando assento e encosto mais fofinhos, um pedido também bem comum.

O custo para modificar a espuma ou nivelar o item não é dos mais baratos, mas vale a pena dependendo da necessidade. Não adianta ter um estofado lindo se ele não é confortável, não é mesmo?

Courino? Depende!

O tecido é um dos pontos mais importantes de sua reforma, e o material mais importante ainda. De primeira instância, esqueça a cor e foque no material. Um dos mais conhecidos é o courino, imitação de couro bem semelhante ao plástico, com vantagens e desvantagens.

Uma das vantagens do courino é que ele não molha e nem cria manchas a menos que seja com canetas bem marcantes, e até mesmo as canetas definitivas podem ser removidas com os produtos certos. Também é um material mais fino, mas há desvantagens.

Um dos problemas do courino é ele esquentar facilmente com o sol. Nos dias quentes, você pode transpirar passando muito tempo sentado. Também desliza bastante e gruda na pele suada ou molhada. Em compensação, pode sentar depois de chegar da praia que, com um pano molhado, vai lavar normalmente.

Faça Almofadas Combinando

Não existe sofá novo que não peça almofadas. As vezes apenas elas fazem toda a diferença, por isso são uma boa dica até mesmo para mudar a decoração sem a necessidade de trocar o forro do sofá. Mas para complementar a decoração, é uma ótima pedida.

Você pode destacar uma cor apática como o verde com uma almofada neutra preta ou um verde mais escuro e fazer toda a diferença na sua decoração. Por isso, uma dica é optar por encomendar o item já no momento da compra do estofado, para garantir o mesmo tecido e uma cor combinando. A maior parte das lojas de reforma de sofás também vende almofadas.

Cuidado com as Estampas

Use as principais regras de decoração no momento de optar por uma estampa:

  • Compensação: parede escura com tom semelhante, mas mais claro;
  • Cores neutras se tiver paredes estampadas e vise versa;
  • Tom sobre tom: escolha uma estampa que esteja presente na sua parede.

Listras? Por Que Não?

Todo mundo tem medo de reformar um estofado e usar listras na estampa. Por que não? São modernas, ousadas e são ótimas para casas em estilo clean, acrescentando charme e glamour em sua decoração. Mas com um certo cuidado, pois estampa demais pode ser exagero no seu projeto.

Uma dica simples é o tom sobre tom. Se sua parede é branca, qualquer combinação de listras é permitida. Mas se não é, é uma boa uma dica investir em uma estampa presente na cor de sua parede. Mas pense bem: é bem mais fácil pintar a parede que mudar a cor de um estofado, não é mesmo? Se for seu caso, opte por mudar a cor da parede para se adequar a seu estofado.

Couro é uma Opção Sofisticada

O couro é um revestimento com opção sofisticada, por isso é ótimo para revestir escritórios e casas, mas com a mesma desvantagem do courino. O valor é mais alto, ele esquenta bastante e ainda gruda na pele, causando barulhos estranhos se você passar um bom tempo sem movimento, por isso não anda na moda a menos que seja realmente caro. O custo é bem mais alto, mas mais durável e lavável.

Porém, o resultado do courino é ótimo para diversos tipos de revestimentos, por isso é uma ótima dica para usar em escritórios e decorações modernas e sem muitas coisas. Dura facilmente 10 anos quando não rasgado e em boa conservação da cor, sem contato direto com o sol por um bom tempo. Também é ótimo para quem gosta de decoração rústica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *