Durante os meses de calor é a hora de abrir os guarda roupas e usar tudo de mais leve e fresquinho que encontrar por lá. Nesse caso a maioria das roupas dessa estação é mais leves, fininhas e que exigem um cuidado todo especial na hora de lavar. Os tecidos que precisam de mais cuidados a hora de lavar são os de: tule, chiffon, meia malha de algodão, rendados em geral, seda e crepe.
Esses tecidos se forem lavados de maneira errada podem desgastar ou rasgar facilmente, suas fibras são muito finas e qualquer movimento mais brusco pode romper essa trama e deixar o tecido feio e vulnerável. Importante lembrar que existem muitos tecidos que devem ser lavados com cuidado, ou nem mesmo pelo tecido, as vezes por algum detalhe, paetês e pedrarias não podem ir na máquina em hipótese alguma.
Saiba Mais
Existem vários acessórios e dicas criativas que podem ajudar e salvar as peças na hora de fazer a limpeza. Veja algumas delas:
- Tenha sempre sabão neutro em casa, algumas peças pedem esse tipo de material.
- Um saco protetor, geralmente é encontrado feito de TNT, você coloca a peça delicada dentro e pode por na máquina normalmente. Ele evita que a peça esbarre em outra peça e sofra algum dano.
- A bola mágica, ela serve para lavar roupas íntimas ou peças que tenham bojo ou aro. Com esse acessório você evita que a peça sofra deformação.
Como Lavar Roupas…
Com Pedrarias e Bordados?
Geralmente os tecidos bordados não possuem muito problema na hora de lavar, pois são feitos em linha de poliéster, esse tipo de material é bom, pois ele não solta tinta e nem mancha facilmente. Já roupas bordadas em pedraria não podem ser lavados em máquinas, o risco de quebrar ou puxar fio é muito grande.
O que se pode fazer é lavar com um sabão apropriado para o tipo de tecido. O indicado é sempre o sabão neutro.
Com Transparência e Rendas?
As roupas transparentes geralmente são de tecido bem fino, e cada tecido pede um cuidado. Se o tecido for de seda ou viscose, elas podem ser lavadas a mão, com detergente neutro. Se forem de poliéster, poder ser sabão em pó e dependendo da delicadeza da peça pode até ser lavado na máquina.
Com Couro?
Apesar de não parecer o couro também é uma peça delicada. Mas na maioria das vezes só água e sabão não são suficientes para retirar suor e as sujeiras todas das peças. Nesse caso a alternativa mais viável seria de um local especializado, onde eles fazem até a hidratação da peça, fazendo com que ela dure mais e fique com o aspecto mais macio.
As peças de couro mais acamurçadas desbotam o único jeito dela não ficar parecendo velha é levar a um profissional também para que ela passe por um processo químico e reavive sua cor original.
Mas o couro não é um material que precise ser lavado com freqüência, o indicado é a cada seis meses ou caso alguma sujeira esteja grudada na peça, com o tempo ela pode danificar o material.
Dicas
- Para retirar manchas de vinho coloque bastante açúcar em cima da mancha molhe com água fria e esfregue até sair. Depois lave normalmente.
- Para lavar roupas delicadas, coloque-as dentro de uma fronha e amarre fazendo uma sacola. Não se esqueça de colocar a máquina no ciclo leve.
- Só passe as roupas bem limpas, em alguns casos o calor só fixa ainda mais a sujeira e depois fica mais difícil de retirar.
- Para os zíperes que estão com dificuldade de correr, coloque um pouco de grafite de lápis e vá esfregando até ele se espalhar bem.
- Se você lava uma peça e ainda assim ela fica cheia de manchas, mergulhe ela em um pouco de leite e deixe alguns minutos.
- O vinagra branco pode ajudar a se livrar de marcas que ficam nas bainhas das calças. Molhe uma esponja, embebida em vinagre e passe nas marcas, depois deixe no sol pra secar e lave normalmente.
- Dá pra remover as bolinhas de peças de lã com um barbeador elétrico ou uma lamina de barbear, mas com muito cuidado.
- Para retirar manchas de sangue de lençol travesseiros, faça uma pasta de água com maisena esfregue de leve e deixe secar no sol, depois lave normalmente.
- Para vincar com perfeição as calças e pregas esfregue uma vela no avesso do lugar da prega e depois passe pelo direito com o ferro no máximo e por baixo coloque um pano úmido.
- Manchas de lama tem solução, primeiramente lave em água fria e enxágüe com vinagre. Se o tecido for de cor escura, espere que o barro esteja seco e esfregue bem uma rodela de batata crua.
- Se você não gosta ou não sabe pregar botões, de uma pincelada de esmalte incolor no centro de cada botão. Ele serve como uma cola gruda a costura e não deixa que ela se desfaça.
- Para remover as rugas da roupas esfregue um botão molhado sobre a peça no mesmo sentido dos fios e continue passando até que as rugas alisem.
Sempre que você compra uma peça nova, na etiqueta dela vêm as instruções de como lavar da forma correta. Essas instruções servem para facilitar a vida das pessoas e evitar ao máximo que elas estraguem as roupas.
Outra informação que muitas pessoas não sabem é que vestidos de tecidos mais nobres devem ser guardados com uma capa de proteção que pode ser feita com TNT. Capas plásticas não são recomendadas, pois elas deixam cheiro nas peças e podem criar umidade e consequentemente bolor.
Nem todas as peças podem ser lavadas em casa, alguns materiais precisam de cuidados especiais que você encontra em lavanderias, principalmente no caso de peças que devem ser lavadas a seco ou peças que possuam aplicações diferentes ou algum detalhe mesmo, se você não sabe como lavar a melhor opção é levar em um lugar para não perder a peça.