?> Decoração Com Móveis Restaurados | Imóveis Cultura Mix

Decoração Com Móveis Restaurados

Todas as pessoas gostam de deixar sua casa bonita, arrumada e decorada. Uma boa decoração impressiona as pessoas que visitam a nossa casa e ainda nos traz um grande bem estar, pois nada melhor do que viver em um ambiente aconchegante e agradável. Contudo, muitas pessoas ligam decoração a gastar muito dinheiro, pois normalmente, a decoração está ligado a luxo e a requinte.

Móveis Restaurados

Móveis Restaurados

No entanto, muitas pessoas estão abrindo os olhos e se tornando conscientes para o fato de que não precisa ser rico e gastar uma grande quantidade de recursos financeiros para decorar a casa e deixa-la muito bonita, aconchegante e agradável.

Hoje em dia, muitas pessoas estão olhando com outra visão para os objetos e moveis de sua casa, que iriam ser substituídos por moveis novos, mas na realidade passam por um processo de restauração, ficando com outro aspecto e embelezando o ambiente.

A Restauração de Móveis e a Decoração

O processo de restauração de móveis é interessante e faz parte de uma visão sustentável da conservação do meio ambiente, pois a medida que recuperamos móveis que se encontram velhos e desgastados, não adquirimos moveis novos o que por consequência diminuímos o consumo de recursos naturais como por exemplo a madeira, o que preserva o meio ambiente e garante em um futuro próximo, um planeta sustentável para as próximas gerações.

Contudo, apesar dos benefícios ao meio ambiente, a restauração de moveis necessita ser feita com bastante cuidado e uso do bom gosto. O uso de móveis restaurados podem gerar um ambiente sofisticado e diferenciado, pois devido ao fato de serem peças com traços antigos, podem dar um aspecto retro a sua residência. No entanto, é necessário cuidado para que a combinação de elementos modernos com móveis antigos, não crie um ambiente sem harmonia e que acabe ficando pesado.

O uso de móveis restaurado precisa respeitar os padrões do bom gosto e convergir para um ambiente aconchegante e que transmita paz e harmonia. Isso não significa dizer que todos os seus moveis precisarão ser antigos ou modernos, pode existir a combinação de móveis de diferentes estilos, no entanto procure gerar harmonia.

De acordo com os decoradores, o uso de moveis e peças de decoração clássicas, junto a elementos mais modernos, mesmo sendo completamente diferentes e opostos, podem se complementar, fazendo uso de moveis com linhas retas (moveis antigos) com moveis de linhas arredondadas (moveis modernos).

A Decoração Utilizando Móveis Restaurados

De acordo com especialistas, é interessante que seja utilizada apenas uma peça restaurada em um ambiente, de forma que o móvel fique destacado, passando a sensação e a ideia que aquele móvel restaurado foi feito especialmente para estar naquele local e para aquele ambiente.

Procure fazer uso de uma iluminação destacada ou mesmo em contraste com a coloração da parede, de forma que o móvel restaurado se destaque e ganhe realce, de forma que o móvel componha a sua decoração e não passe para ninguém a impressão de que o móvel está ali, tendo sido apenas jogado para ocupar o espaço.

Os profissionais da área da decoração afirmam que o uso de peças restauradas além de criar um ambiente retro, pode fazer com que as lembranças familiares sejam realçadas e mantidas vivas.

Por isso é necessário carinho e cuidado na hora de utilizar um móvel antigo que foi restaurado, para que ele não fique como um peixe fora da água na sua decoração.

Nos casos em que você possui mais de 02 (duas) peças restauradas compondo a decoração de um mesmo cômodo, os especialistas indicam que o ideal para compor a decoração é buscar realizar a combinação e a mistura dos estilos. É interessante que sejam unidos os materiais, as cores e todos os acabamentos, de forma que o ambiente não se torne pesado e carregado de elementos visuais que só fazem prejudicar a decoração.

Os especialistas em decoração indicam que no momento de realizarmos a decoração de um ambiente, precisamos visualizar o cômodo como um todo, formando um conjunto. Não podemos imaginar a peça de forma separada. Essa dica é interessante, devido ao fato de muitos objetos, muitos moveis, muitas cores e muitos acabamentos acabam criando um ambiente carregado e pesado, o que torna o ambiente cansativo e que não é aconchegante.

Móveis Antigos

Móveis Antigos

A Restauração de Móveis

Atualmente a restauração de móveis é um mercado de trabalho bastante rentável, existindo diversos profissionais que realizam essa atividade. No entanto, caso você seja uma pessoa que goste de colocar a criatividade para funcionar e a mão na massa, você mesmo pode restaurar os seus móveis, de maneira simples e econômica, trazendo um novo aspecto para eles.

Segue abaixo algumas dicas para realizar a restauração de móveis como: mesas, cadeiras, sofás, cadeiras de balanço, banquetas e outros móveis diversos.

a)   A Preparação dos Móveis

Antes de fazer a restauração de um móvel é necessário preparar o material e o local onde será feita a restauração.

Entre os materiais necessários estarão: tinta, pregos, pincel, espátula, martelo, verniz e procure utilizar materiais de proteção como máscara e luva. Não esqueça de fazer a proteger o chão, com papelão, jornal ou outro material.

Não esqueça de fazer a proteção das partes do móvel a ser restaurado que não precisarão sofrer alterações: puxadores, ferragens, maçanetas e outras partes.

b)   A Correção dos Defeitos

Faça a verificação e a análise do móvel a ser restaurado de forma que identifique o que será necessário restaurar. Existem moveis antigos, que basta aplicar um retocador de madeira nas fendas e pintar o móvel para que o mesmo fique completamente restaurado e com aspecto de novo.

Caso o móvel apresente grandes fissuras na estrutura da madeira, será necessário aplicar a pasta de madeira com o auxilio de uma espátula, depois basta aplicar a lixa de forma que a superfície do móvel fique completamente liso e pronto para ser pintado novamente.

Depois disso faça uso de uma flanela para limpar o móvel e fazer a retirada de todo pó.

c)   A Aplicação da Pintura e do Verniz

Para realizar a pintura de um móvel que está sendo restaurado é necessário aplicar uma primeira mão de tinta, depois permita que a tinta seque para realizar a aplicação de mais uma outra camada de tinta e depois lixe o móvel para que as partes ásperas sejam removidas.

Procure escolher a tinta adequada (cor, textura, acabamento) para aplicar no móvel, de forma que você consiga atingir o resultado desejado.

Depois de pintar o móvel, caso deseje dar um brilho e realce a cor do móvel restaurado, aplique uma mão de verniz, e depois limpe com cera e um pano de algodão. Depois realize um polimento com um pano de camurça para que o móvel fique brilhante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *