O uso das cores na decoração de casa está super em alta, aquela fase do preto e branco e muita neutralidade deu espaço para a alegria e o calor do colorido. Entre as novidades, os arquitetos estão apostando muito no uso de uma única cor nas suas várias tonalidades ou uma única cor com várias texturas. Uma dos tons preferidos para fazer esse tipo de decoração é o azul turquesa. A cor concede ao espaço uma atmosfera tranquila, confortável e muito elegante, quando usada na medida certa.
O azul turquesa tem o poder de aliviar o estresse e levar alegria para casa é só saber usá-lo na medida certa. Quando você acerta o resultado é surpreendente, mas ao contrário, pode se tornar um ambiente cansativo para os olhos e chegar a provocar agitação. Na verdade, para decoração também funciona que o excesso não é bom e provoca sempre o efeito contrário do que desejamos. Se queremos alegrar um ambiente e exageramos, ele fica cafona, se queremos fazer um espaço minimalista e exageramos, ele fica frio e o mesmo com a cor, se queremos uma única protagonista e exageramos, fica impossível não achar horrível e fora do tom.
Como Fazer uma Decoração Usando uma Única Cor Sem Errar: Azul Turquesa
Algumas regras valem para a decoração de forma geral, outras para o uso de uma cor independente de qual seja e outras específicas para quem quer decorar usando só turquesa.
A regra geral é buscar o equilíbrio na decoração entre cores, peças, móveis e objetos decorativos.
– Escolha qual será o objeto, que pode ser um móvel ou uma parede, principal de cada ambiente.
– Do objeto escolhido inicie a decoração, pensando quais serão todos os outros objetos que serão secundários e por último os que vão complementar.
– O objeto principal é aquele que você tem toda liberdade de escolher só lembrando que depois tudo partirá dele. Já os secundários devem seguir a “linha” do principal e o completo pode ser usado em muitos casos para equilibrar alguma diferença, para dar um toque pessoal, para dar personalidade ou simplesmente para terminar a ideia inicial.
– Não compre absolutamente nada pelo impulso de que gostou e depois tente de qualquer maneira colocar o que foi comprado na sua decoração. As compras devem ser pensadas e repensadas e você deve ir à loja já tendo em mente o que procura, sabendo de cores, formas e tamanho.
Quando você vai fazer uma decoração usando uma única cor deve imediatamente pensar nas tonalidades dessa cor que poderão ser úteis para compor os ambientes. Por isso, pense em algumas regrinhas para não errar na mão.
– Escolha uma cor, de preferência a sua preferida e que tenha uma grande variedade de produtos em várias tonalidades dela.
– Depois da cor escolhida pense nas tonalidades que você pretende usar, o ideal é não usar mais que três, sendo uma escura, outra clara e a terceira intermediária. Como você vai distribuir, isto é, qual delas será a principal e qual será o complementar, isso dá para decidir com qual pensando no tipo de estilo que está procurando investir. Vale lembrar que atualmente, não tem problema nenhum misturar estilos quando for fazer uma decoração. O mesmo ambiente pode ter um jogo de ideias, com tanto que elas estejam em harmonia entre elas.
– Evite as estampas, se for usá-las, opte por apenas uma e que não tenha nenhuma outra cor diferente daquelas três escolhidas para montar a decoração com várias tonalidades da mesma cor.
– Mesmo se tratando de uma decoração com uma única cor em diversas tonalidades, colocar uma cor neutra para dar o equilíbrio pode ser uma ótima solução para não criar um ambiente cansativo.
Quando você decide fazer uma decoração usando somente o turquesa, deve seguir as regras anteriores e levar em consideração outros detalhes:
– Essa cor quando em excesso ao invés de transmitir tranquilidade ela torna o ambiente inquietante, estressante, por isso, aposte em elementos discretos, que façam o equilíbrio em tons neutros, como marrom ou branco. Essas cores quando bem usadas não serão nem menos percebidas, mas farão o seu papel de equilibrar a sua decoração.
– Use móveis com vidro para que a madeira não deixe o ambiente pesado, se for de madeira prefira em tonalidades mais claras para não escurecer o ambiente. Cuidado com acabamentos exagerados, a cor por si só já chamará muita atenção.
– Se tiver dúvidas faça a sua decoração em turquesa toda em detalhes: tapetes, cortinas, almofadas, objetos de decoração, quadros, abajur, cadeiras, etc. Faça com que esses objetos de destaquem e use outras cores que nem serão notadas.
Quando falamos em decorar um ambiente com uma única cor não significa na prática comprar tudo daquela mesma cor e colocar dentro de casa. Pense bem como ficaria esquisito, mesmo que essa cor fosse branca, bege ou preta. Não importa, qualquer cor que seja não pode ser usada do primeiro elemento ao último no mesmo ambiente, na semana seguinte você não estaria suportando entrar dentro de casa. Fazer uma decoração em turquesa é fazer com que essa cor seja a protagonista do ambiente, que os olhares das pessoas quando entrarem naquela sala de estar, quarto ou sala de jantar, sinta imediatamente a presença dessa cor, que deve ser tão forte, que as outras perdem o “brilho”.
Comprar os móveis certos, ter a cortina certa, o tapete ideal, os objetos decorativos certos é que fazem com que você tenha esse resultado, que a sua visita perceba que a decoração da sua sala é turquesa. Porque naturalmente será a cor que chamará mais a atenção.
Então, nem pense em ir à loja e comprar várias coisas na cor turquesa e depois transformar o ambiente em um lugar monótono, frio estressante, porque cor demais ou de menos faz exatamente esse efeito.
Capriche na escolha dos pequenos detalhes, como jarros e objetos que ficarão sobre a mesa, porque são nos pequenos detalhes que você conseguirá fazer a grande diferença no resultado final da sua decoração. Agora é só experimentar!